sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Todo Terreno na Festa do Bucho e Outros Sabores





O Bucho pertence à gastronomia típica da Região Raiana, da Beira Alta. Por isso, são múltiplos os encontros de amigos que, após a época da «Matança do Porco», se reúnem, nas várias Freguesias do Concelho de Almeida, para confraternizar em torno de tão apreciada iguaria. A freguesia de Freineda não foge à regra e em 2005, por proposta do presidente da Associação Desportiva Social e Cultural Freinedense, Prof. José Ferreira, a Junta de Freguesia oficializou este convívio através de uma Festa Gastronómica promotora da economia local e regional.
Depois desta primeira experiência e já com diversos apoios entre eles o da Câmara Municipal de Almeida surge a primeira Festa do Bucho e Outros Sabores. O sucesso continuou e no próximo dia 15 de Março, no Largo de Feira de Santa Eufémia, em Freineda, num espaço onde a natureza e património arquitectónico (Sacro e laico) se encontram de forma harmoniosa, vai decorrer a 4ª edição.
Segundo Miguel Simões, Secretário da Junta de Freineda, “para além do almoço do Bucho, momento alto do dia, nos alpendres da feira vão estar mostras de artesanato e de prova de enchidos locais”. Acrescentando “novidade é a realização do passeio todo terreno da Festa do Bucho que vai ligar, por fora de estrada, a aldeia histórica de Castelo Mendo e a Freineda e para a qual contamos com o apoio técnico do Clube Escape Livre”.
Do programa elaborado e para além do passeio todo terreno com início em Castelo Mendo pelas 9:30 h de Domingo, 15 de Março, antecedido de um pequeno-almoço regional de realçar as actividades de animação com o Grupo de Pifaradas e Zambuadas dos Pastores de Unhais da Serra e a actuação do Grupo de Cordas de Vilar Formoso previstas para o Largo da Feira em Freineda.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Voluntários inauguram obras de requalificação no salão nobre da Associaçao





Candidatura ao QREN
vai ser enviada no dia 25 próximo

No passado domingo, dia 22 de Fevereiro, foram inauguradas as obras de requalificação do salão nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários de Viseu, cujo orçamento ascendeu a 30 mil euros e que em muito beneficiaram as actuais instalações daquela corporação.





À cerimónia assistiram o Governador Civil do Distrito de Viseu, Dr. Acácio Pinto, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Américo Nunes.


No uso da palavra, Paulo Correira,Presidente da Direcção da AVBV, começou por agradecer a compreensão e paciência dos sócios dos Voluntários que entenderam o curto período da obras como “um mal necessário” para que os trabalhos de requalificaçao pudessem ser efectuados e para hoje poderem usufruir de umas instalações visivelmente melhoradas. Continuou o seu discurso referindo-se ao projecto do quartel novo que, após ter passado por um série de procedimentos administrativos, sendo que os últimos foram a aprovação do projecto de arquitectura por parte da Câmara Municipal de Viseu e a aprovação pela ANPC, o projecto do novo quartel tem agora todas as condições reunidas para a sua candidatura ao QREN, candidatura essa que será enviada na próxima quarta-feira, e que permitirá, em caso de aprovação, que sejam disponibilizados os 955 mil euros para a edificação da nova estrutura.

Refira-se ainda que o custo total da obra ascende a 1,5 milhões de euros, ou seja, ficam a faltar 505 mil euros para obras inerentes ao projecto mas que não são elegíveis em termos de candidatura ao QREN, como por exemplo a electrificação, a vedação, o alcatroamento do pavimento, jardins e restante área envolvente. Este meio milhão de euros terá que ser angariado pela Associação, contando para isso com a generosidade de sócios, amigos e outras instituições.
A cerimónia prosseguiu com o agradecimento público, por parte da Associação, ao Governador Civil de Viseu, através da afixação da sua fotografia no salão junto de anteriores Governadores Civis do Distrito e cujo agradecimento foi imediato por parte de Acácio Pinto, que aproveitou para salientar que “todo o trabalho feito só foi possível com a ajuda de todos e a concentração de esforços das várias entidades.”.



Por último, e dirigindo-se a Américo Nunes, o Presidente dos Voluntários anunciou que o edil será nomeado sócio honorário no dia do 123º aniversário da Associação que ocorrerá no próximo dia 25 de Março. Américo Nunes mostrou-se visivelmente agradecido com a nomeação e sobre o projecto do novo quartel congratulou todos os envolvidos que ajudaram a levar o projecto a bom-porto, salientando ainda que “a Câmara é a mesma desde há muitos anos, sempre estivemos aqui, quem mudou foi a direcção”.



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Sagres não perdoa...



Depois do Festival de Cerveja da Grã-Bretanha, em Londres, todos os presidentes das empresas de cerveja saíram para beber um copo.

O presidente da Corona senta-se e pede ao barman:
- Senhor, quero a melhor cerveja do mundo, a Corona.

O sujeito da Budweiser diz:
- Quero a Rainha das Cervejas, a Budweiser.

O dono da Coors exclama:
- Quero a única cerveja feita com água das Montanhas Rochosas: a Coors!

O presidente da Sagres, Alberto da Ponte, diz:
- Dá-me uma Coca-Cola.

Os outros olham para ele e perguntam:
- Então? Não vais beber uma Sagres Bohemia?

Ele responde:
- Se ninguém está a beber cerveja, eu também não bebo...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

tribunal com eles...

Câmara ameaça exigir escola na barra do tribunal

Por: TERESA CARDOSO in "JN"

A Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e a Câmara Municipal de Viseu (CMV) não se entendem quanto ao financiamento da EBI e do jardim-de- infância de Ranhados. O processo pode ser dirimido nos tribunais.

O presidente da CMV, Fernando Ruas , "embora não acredite que seja necessário chegar a esse ponto" , admite processar o Estado para fazer valer o protocolo celebrado com a tutela em 2004.
Naquele documento, a CMV comprometia-se a ceder um terreno no Viso Norte, Ranhados, para a implantação de um edifício com 25 salas para o pré-escolar e 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade, que seria pago integralmente pelo Governo.

O impasse agudizou-se, nas últimas semanas, quando a DREC propôs à autarquia uma nova tipologia para o complexo, agora com 42 salas (3 para o pré-escolar, 9 para o 1º ciclo e as restantes 30 para o 2º e 3º ciclos), sendo que a Câmara teria de financiar uma parte da obra (12 salas para o jardim de infância e 1º ciclo) através de uma candidatura directa ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

"Já expliquei que não vamos aceitar essa alteração. Nós é que sabemos e decidimos o que é melhor para o concelho", avisou o autarca viseense, na última reunião com as juntas de freguesia, realizada em Farminhão.

Fernando Ruas anunciou que vai novamente escrever à DREC a dar conta da discordância do executivo a que preside e a exigir, "mais uma vez", o cumprimento do protocolo assinado em 2004.

Lembra que a Câmara já pagou o terreno para a implantação da escola, na freguesia de Ranhados, e não está agora disponível para assumir novas responsabilidades financeiras que vão ao arrepio do acordo inicialmente celebrado.

Em comunicado, os vereadores socialistas já se demarcaram da posição "desprovida de qualquer sentido" da maioria social-democrata na CMV. Defendem que o complexo proposto servirá "melhor" o concelho, e avisam que, se este não avançar, "o ónus recairá sobre o PSD".

Mais de meio milhar de crimes de violência doméstica em 2008


Por:TERESA CARDOSO in "JN"

Os casos de violência doméstica (agressão a mulheres, menores e outros grupos específicos) continuam a aumentar no Distrito de Viseu.
Em 2008, segundo dados estatísticos apurados pelo Núcleo Mulher e Menor da GNR (actual Núcleo de Investigação de Apoio a Vítimas Específicas), registaram-se 557 crimes. Mais 165 do que em 2005. O concelho de Viseu liderou o número de agressões com 92 casos, seguindo-se Cinfães (52) e Mangualde (51).
Com apenas um dígito, surgem Armamar e S. João da Pesqueira (dois casos cada), seguidos de Penedono (3), Tabuaço, Tarouca e Vila Nova de Paiva (8 cada).
O concelho que tem vindo a evoluir mais favoralmente no conjunto de 24 que integram o distrito é S. João da Pesqueira: passou de 12 crimes registados em 2005 para os dois sinalizados em 2008.
No sentido inverso, surgem Penalva do Castelo e Resende, que revelam uma tendência ascendente: o primeiro passou de zero casos em 2005 para 18 em 2008, e o segundo de dois para 27 nos últimos quatro anos.
As principais vítimas continuam a ser as mulheres (382 em 2005 contra 515 em 2008), embora o número de homens maltratados esteja sempre a aumentar (33 em 2005 e 77 em 2008).
O perfil dos agressores também está a mudar. Há quatro anos, foram sinalizadas 29 agressoras, um número que aumentou mais de 100 por cento em quatro anos (73).
Em 2005 foram identificados 386 homens acusados de violência doméstica, número que no ano passado chegou aos 502.

CAMPEONATO NACIONAL DE ENDURO AO RUBRO



8º ENDURO DE FAFE - KIA MOTORS





Chegou hoje ao fim a segunda prova do Campeonato Nacional de Enduro ,o 8º Enduro de Fafe disputou-se em três voltas diárias a um percurso de 48 Km ("especiais" incluídas), maioritariamente orientado para Nordeste da cidade, atravessando zonas rurais e de montanha com bonito enquadramento paisagístico, foi caracterizado por um terreno tipo de pedra, característico da região, que ofereceu boa tracção.
O centro das operações foi o Pavilhão Multiusos, situado à entrada de Fafe. Este complexo desportivo acolheu o secretariado e o Parque Fechado, e nos terrenos circundantes realizaram-se dois troços especiais cronometrados: a "Extreme" (com 1,5 Km de extensão) e o "Cross Test" (3,5 Km), onde houve muita afluência de publico. Quanto ao "Enduro Test" (3,8 Km), situou-se na Senhora da Aguda, numa zona de grande beleza natural, onde os pilotos tiveram de atravessar vários cursos de agua.
No primeiro dia os vencedores das várias classes foram:
Elite 1 - Gonçalo Reis (KTM), Elite 2 - Fernando Ferreira (YAMAHA), Nacional - António Oliveira (HONDA), Verdes 1 – Nuno Oliveira (KAWASAKI), Verdes 2 – José Luis Bastos (HUSQVARNA), Produção – Pedro Gravato (KTM) e nos Veteranos – António Carmo (TM). O vencedor da geral foi Gonçalo Reis (KTM).
No segundo dia os vencedores foram todos diferentes, o que prova a grande competitividade do campeonato:
Elite 1 – Filipe Zanol (YAMAHA), Elite 2 – Paulo Felícia (HUSQVARNA), Nacional - António Oliveira (HONDA), Verdes 1 – Diogo Ventura (SUZUKI), Verdes 2 – Cláudio Belchior (KTM), Produção – Pedro Gravato (KTM) e nos Veteranos – Mané Teixeira (YAMAHA). O vencedor da geral foi Paulo Felícia (HUSQVARNA).
Classificações em http://enduro.stm.pt/
A grande novidade desta prova e que veio trazer um novo colorido ao Campeonato Nacional de Enduro, foi o patrocínio da KIA MOTORS ás organizações do campeonato, com esta iniciativa a KIA MOTORS ao promover a sua nova gama, vai levar o enduro a um publico que normalmente não consegue chegar. Nesta prova a KIA MOTORS e a Federação de Motociclismo de Portugal ofereceram a todos os participantes tapetes ecológicos, que agora são obrigatórios nas provas. A próxima prova do Campeonato Nacional de Enduro será em Gouveia nos dias 7 e 8 de Março.


Texto : Gabinete de Imprensa - Bianchi Prata
Fotos : Pedro Reis de Almeida

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CEBT premiado pelo concurso Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial


Na Cerimónia Pública realizada ontem, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, o IAPMEI divulgou os vencedores nacionais dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial.

O “Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica”, desenvolvido pelo CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro e pelas Universidades de Aveiro, Beira Interior e Coimbra, foi distinguido com o 2.º lugar na categoria Promoção do Empreendedorismo da fase portuguesa dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial.


Com o intuito de contribuir para a criação de novas empresas de base tecnológica, este curso, que conta já com 3 edições, assenta numa metodologia própria onde se destaca o desenvolvimento de planos de negócios com base em tecnologias disponibilizadas pelas 3 Universidades, numa lógica de trabalho em equipas multidisciplinares, envolvendo alunos finalistas, de pós-graduação, docentes, investigadores e empresários.


A possibilidade que as equipas têm de contactar com mentores financeiros (business angels e capitais de risco) e com mentores empresariais permite promover a troca de experiências, fundamental para se alcançar o objectivo pretendido que é transformar tecnologias em empresas de base tecnológica.


Ao longo destes últimos 3 anos o CEBT contribuiu para a formação de 394 formandos, de diversas áreas de actividade - alunos finalistas, alunos de pós-graduação, docentes, investigadores, quadros de empresas e empresários, 58 conceitos de empresas de base tecnológica e 5 projectos candidatos ao Neotec (programa de apoio e financiamento à constituição efectiva de empresas de base tecnológica promovido pela Agência de Inovação).


Das três edições do Curso, resultou a criação de 7 Empresas de Base Tecnológica. Foram constituídas duas empresas a partir de ideias apresentadas e trabalhadas no curso (spin-out do CEBT), foram constituídas por formandos após a frequência do curso 5 Start-up do CEBT, Paralelamente, estão na fase de prova de conceito e angariação de capital e investidores, 7 projectos empresariais (Spin-out) e estão ainda em curso 7 processos de Licenciamento, ou seja, projectos que se encontram em negociação para serem licenciados a empresas:


Os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial (European Enterprise Awards) são promovidos pela Comissão Europeia e visam distinguir e premiar as iniciativas de destaque que apoiam o
empreendedorismo a nível regional.

Importa também referir que já em 2006 a Região Centro tinha recebido o galardão na categoria de “Redução da Burocracia através do projecto «Empresa na Hora» o regime especial de constituição de sociedades que torna possível estabelecer empresas em menos de uma hora e com custos muito mais reduzidos, perante um único controlo administrativo.



Vila Nova de Paiva


presta


homenagem a


D. Alberto Cosme


do Amaral


Vila Nova de Paiva comemora o Dia do Município no próximo dia 2 de Março e tal como tem vindo a acontecer neste executivo no qual teve início um ciclo de homenagens às personalidades do concelho que mais se distinguiram em determinadas áreas, destacamos a homenagem póstuma efectuada ao Padre Joaquim Rodrigues da Cunha que se distinguiu na área das belas letras e das Humanidades e a homenagem ao Prof. Doutor Carlos Artur Trindade de Sá Furtado, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e um filho das Terras do Alto Paiva que se destacou no campo da Ciência e da Tecnologia. Este ano, a homenagem recai sobre uma individualidade que se distinguiu no meio religioso - o Bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral, falecido no dia 7 de Outubro de 2005, quando completava quase os 89 anos de idade.D. Alberto Cosme do Amaral nasceu em 1916 na freguesia de Touro, concelho de Vila Nova de Paiva. Tendo sido ordenado sacerdote em 1939, foi nomeado bispo auxiliar do Porto em 1964 e auxiliar de Coimbra em 1969. Dali transitou para bispo residencial de Leiria, onde exerceu o seu ministério episcopal de 1972 a 1993. Nesse ano, passou a bispo emérito, ficando a residir no Santuário de Fátima. Da sua vida espiritual e pastoral, salientamos o seu amor ao clero e à Igreja e a sua terna devoção à Virgem Maria.A comemoração do Dia do Município iniciará com o hastear da Bandeira Nacional e logo depois realizar-se-á uma Missa em memória de funcionários e autarcas falecidos.A sessão solene terá lugar no Auditório Municipal Carlos Paredes com a condecoração de funcionários do Município e a homenagem póstuma a D. Alberto Cosme do Amaral na presença de Sua Excelência Reverendíssima D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, Bispo de Lamego. Na freguesia de Touro será descerrada uma lápide na casa onde nasceu o homenageado.Ao serão, o Quarteto Douro irá interpretar o concerto musical “As Sete Últimas Palavras de Jesus Cristo” de Haydn, no Auditório Municipal Carlos Paredes.


ADRL vs ADDLAP

Associações às turras por causa de projectos financiados pela Europa
Por: RUI BONDOSO in "JN"
O desentendimento entre duas associações de desenvolvimento rural, quanto ao território que cada uma pretendia administrar para a implementação de projectos financiados por dinheiros comunitários, pode ter feito ir por água abaixo pelo menos 3,5 milhões de euros.
A Associação de Desenvolvimento Regional de Lafões (ADRL) queria gerir a área dos três concelhos lafonenses (Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela), e avançou sozinha com uma candidatura para o seu território.
O mesmo fez a Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), que integra também aqueles três municípios, mais Viseu e Vila Nova de Paiva.Porém, a sobreposição de território foi chumbada pela administração do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), que já avisou as duas associações que têm de entender-se. Sob pena de uma das candidaturas ficar pelo caminho.
E ficando, perde-se 3,5 milhões, valor que cada projecto tem direito à cabeça."Se houver mais do que uma candidatura para a região de Lafões, será ponderada a qualidade de cada uma, sendo seleccionada a melhor", avisam os gestores do PRODER.
Desde Julho de 2008 que a ADRL e a ADDLAP tentam um acordo. Tiveram várias reuniões, mas nunca conseguiram.
Maria do Carmo Bica, presidente da ADRL lamenta. "Propusemos várias soluções, mas não houve entendimento", desabafa Carmo Bica.
O JN tentou mas não conseguiu falar com nenhum responsável da ADDLAP.

Quartel à vista

A ANPC já aprovou o projecto do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu
Num tempo record, desde a aprovaçao do projecto de arquitectura pela Câmara Municipal de Viseu, a Autoridade Nacional para a Protecção Civil aprovou esta semana o projecto daquele que será o novo e tão desejado quartel da Associação Viseense de Bombeiros Voluntários.
Agora estão reunidas todas as condições para se lançar a primeira pedra! Só falta mesmo é o dinheiro, que virá da candidatura ao QREN e que, se o pregador não mentir, terá aprovação absoluta!!

NOTA: Este projecto foi considerado como prioridade máxima pela ANPC e demais entidades envolvidas, como tal, esperemos que o PS não seja mauzinho e não faça como fez ao futuro Matadouro com o indeferimento da candidatura!!!!

Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior Beiras

NDEIB promove sessão de apresentação do Modcom


Por: Liliana Lopes in "correio da serra"

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior Beiras (NDEIB) realiza, no próximo dia 16 de Fevereiro, pelas 21h00, uma sessão de apresentação do Programa de Incentivos Modcom, dirigida às empresas do sector do comércio.


No auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital, o NDEIB pretende prestar esclarecimentos sobre as candidaturas aos incentivos de modernização dos estabelecimentos comerciais, como por exemplo, o tipo de projectos e as despesas elegíveis em cada caso, tendo sempre presente que o financiamento corresponderá a 50 por cento a fundo perdido.
“Invista na modernização do seu estabelecimento comercial”, desafia a estrutura empresarial liderada por Fernando Tavares Pereira num panfleto dirigido aos lojistas, dando conta de que, o prazo para a entrega de candidaturas, termina já no próximo dia 11 de Março.
A importância de modernizar e promover a imagem dos estabelecimentos é apontada pelo NDEIB como fundamental, num mercado cada vez mais competitivo, a par da necessidade de oferecer soluções inovadoras aos clientes.
Apresentando-se como “parceiro ideal” – “de forma inteiramente grátis e sem qualquer compromisso”, esclarece - para apoiar a concretização de projectos, o NDEIB lembra aos comerciantes que têm à sua disposição um programa de apoio que lhes permite modernizar os estabelecimentos, adquirir equipamentos, sistemas informáticos, entre outros

sábado, 7 de fevereiro de 2009

D. Ximenes Belo recebe prémio em Viseu




Direitos Humanos:
D. Ximenes Belo destina prémio
à formação de crianças em Timor-Leste
e de jovens na Indonésia

O Prémio Nobel da Paz D. Ximenes Belo vai destinar o montante do galardão que recebeu hoje da Fundação Mariana Seixas, de Viseu, à formação de crianças em Timor-Leste e de jovens da Ilha das Flores, na Indonésia.


D. Carlos Filipe Ximenes Belo, bispo titular de Lorium (Itália) e administrador apostólico emérito de Díli, recebeu o Prémio Dr. João Madeira Cardoso, destinado a reconhecer e incentivar acções e obras na defesa dos direitos humanos nos países de língua oficial portuguesa.


Durante a cerimónia, em Viseu, D. Ximenes Belo considerou que o Prémio, com o valor pecuniário de cinco mil euros, foi dirigido não tanto a si mas mais "ao povo de Timor-Leste".


Nesse âmbito, anunciou que irá repartir o dinheiro, sendo uma parte destinada a 1.305 crianças de Timor-Leste e outra à construção de um centro para formação de jovens na Ilha das Flores.


D. Ximenes Belo contou que, de Timor-Leste, "chegou um pedido de que cada criança precisa de 10 euros por ano para este ano lectivo".


No que respeita à Ilha das Flores, lembrou que foi evangelizada em 1556 pelos portugueses, contando que ainda hoje "as pessoas continuam a rezar em português antigo".


O bispo timorense defendeu que, neste início do século XIX, deve haver "um compromisso de trabalho pela paz e pelos direitos humanos, especialmente na formação das novas gerações".


Lembrou que apesar da proclamação dos direitos se vive "uma dolorosa realidade de violações, ocorrência de guerras e violência de todo o tipo", como o tráfico de seres humanos, a exploração dos trabalhadores e os "rapazes soldados".


"Para a sociedade, é importante não só falar dos direitos mas sobretudo de como fornecemos formação adequada para que possam ter uma identidade pessoal", frisou.


D. Ximenes Belo defendeu que "a educação para os direitos humanos deve ser uma educação para a cidadania honesta, activa e solidária", sublinhando que "os direitos humanos são um meio para o desenvolvimento pessoal e colectivo dos povos".


Presente na cerimónia esteve o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, que realçou "o grande carácter" do Prémio Nobel da Paz e o considerou "um dos grandes homens do século XX e início do século XXI".


Frisando a "arma poderosíssima" que é "a força da palavra", lembrou que D. Ximenes Belo se ergueu sempre "em defesa dos oprimidos e da identidade de um povo, que estava descaracterizado".


O presidente da Fundação Mariana Seixas, Francisco Peixoto, lembrou que apesar de o regulamento do Prémio estipular que este deve ser atribuído preferencialmente a um advogado, tal não aconteceu em duas edições.


D. Ximenes Belo segue-se ao presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), o clínico Fernando Nobre, e ao Bispo Emérito de Goiás (Brasil), D. Tomás Balduíno, que foram os primeiros a receber, ex-aequo, este prémio.


O Prémio Dr. João Madeira Cardoso - que tem o nome de um advogado já falecido que, no exercício da profissão, se distinguiu na defesa dos direitos humanos - foi instituído em 2006 pela Fundação Mariana Seixas, em colaboração com o Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados.


in "JN" - AMF.
Lusa


OPINIÃO


As empresas é que criam
ou mantêm o emprego
Por: António Almeida Henriques
Deputado PSD
A semana que se conclui, é marcada pela aprovação do Orçamento Suplementar a que o Governo chamou “Iniciativa para o Investimento e o Emprego”.
Apesar das inúmeras propostas apresentadas o PS aprova solitariamente este documento.
Mais uma vez o Governo não deu ouvidos aos ecos da sociedade nem às propostas da oposição, para já não falar do sério reparo do Conselho Económico e Social ao recomendar que exista um novo plano na manga para o caso de a situação económica se agravar, o que se pode antever.
Num momento de grande gravidade a atitude “autista” permanece, vale mais a forma do que o conteúdo, vale mais a teimosia do que ouvir quem sabe e está na economia real.
Abordei com detalhe este assunto na última semana, esperava que o Governo tivesse outra clarividência.
Ainda para mais numa semana em que um dos temas mais discutido foram os despedimentos no País e o agravar da situação em Espanha, o que levará muitos dos nosso emigrantes a regressarem, bem como a estagnação do movimento pendular que leva, sobretudo no Norte, dezenas de milhar de concidadãos todas as semanas para estas terras, um amortecedor que já não funciona.
Uma nova situação é também o desemprego da classe média, dos quadro de empresas, com um bom nível de vida que, dum momento para o outro, se vêm na situação de desemprego, a braços com as prestações do carro, da habitação, da escola dos filhos e sobretudo, do desespero de no curto prazo poderem inverter esta condição.
Ainda mais agrava quando, na mesma família, o casal se vê simultaneamente numa situação de desemprego e sem perspectivas.
O drama destas situações obrigaria a uma outra postura, mobilizadora da sociedade e de co- responsabilização dos restantes partidos.
O Governo opta por estar só, naquela que é a maior crise de que há memória, naturalmente pensando que também colherá os louros sozinho!
Naturalmente, mas também colherá as “tempestades”.
Ainda recentemente alertava para o facto de as linhas de crédito com recurso à garantia mútua não estarem a ser aplicadas para fazer face às novas necessidades das empresas e que a banca as estava a utilizar para reforço de garantias, sugeri que na nova linha se colocasse uma cláusula de controlo através do balancete das empresas.
Em vez de corrigir o erro, logo o Ministro da Economia se apressou a dizer que não tinha razão e promoveu mais uma jornada de propaganda no Norte, iludindo os dados apresentados.
Paciência, quem não quer ver os problemas, coloca a cabeça na areia.
Mais clarividente é o Dr. Basílio Horta, Presidente do AICEP, que esta semana vem dizer que não sabe o que fazer com a crise.
É mais honesto, ninguém sabe ao certo qual o melhor caminho, mas seguramente que aproveitando as boas ideias de cada um, mobilizando, envolvendo, seria mais fácil.
É o governo que temos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mau tempo continua


Estradas cortadas em quatro distritos


O mau tempo, chuva e neve, já levou ao corte de algumas estradas nacionais. Há quatro distritos mais afectados, segundo adiantou à TSF o major Manuel Afonso, oficial de serviço ao Centro de Comando Operacional da GNR.

O major Manuel Afonso, oficial de serviço ao Centro de Comando Operacional da GNR apresentou, à TSF, o mapa das estradas nacionais e municipais onde o mau tempo impede a circulação.


«Temos algumas situações, nomeadamente no distrito de Coimbra , na estrada nacional 341 que se encontra cortada devido a inundação», adiantou o major Manuel Afonso.


No distrito da Guarda, as estradas nacionais 338 e 339 também se encontram cortadas devido à neve.


A estrada N32,1 no distrito de Viseu, entre Cinfães e Castro Daire, está cortada devido ao gelo e à neve.


O mesmo cenário vale para algumas estradas municipais como é o caso da «estrada municipal 8, no distrito de Viana do Castelo, que também se encontra cortada devido ao gelo e à neve», segundo o major.


A estrada municipal no distrito de Viseu, entre Resende e Feirão, também se encontra cortada devido ao gelo e à neve.


No distrito de Viana do Castelo, a estrada municipal 202-3 também se encontra cortada devido ao gelo e à neve


No distrito de Coimbra, também uma rua se encontra cortada devido a inundações.





Fonte: TSF


Para descomprimir...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

TURISMO


Moçambique luta para evitar perda de turistas


Fernando Sumbana, Ministro do Turismo de Moçambique


Lisboa - Moçambique está lutando para não perder turistas em 2009, depois do melhor ano de todos os tempos em visitantes e receitas, com campanhas de publicidade, promoção de investimentos e liberalização de vôos, afirmou o ministro do Turismo moçambicano.
Fernando Sumbana disse à Lusa que em 2008, o número de turistas cresceu 16%, para 1,5 milhão, o mais elevado de sempre, e as receitas turísticas atingiram US$ 185 milhões, segundo números preliminares, mas o novo ano apresenta-se mais complicado."

A crise pode significar menos turistas, mas em 2008 não significou. Este é um ano em que gostaríamos de ter mais, mas também um ano de alguma incerteza. Espero que empresas que já têm investimentos em carteira avancem, temos sinais positivos", afirmou Sumbana durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um de vários eventos europeus e asiáticos de promoção da marca "Moçambique".

Está previsto um investimento público de US$ 1 milhão em ações de promoção, mas a parceria público-privada com operadores e agências de turismo permite trabalhar com um orçamento global de US$ 5 milhões.


Fernando Sumbana, Ministro do Turismo de Moçambique e Miguel Mkaima, Embaixador de Moçambique em Portugal
Na BTL, Portugal e Moçambique assinaram um acordo de cooperação que prevê a colaboração na formação (nos domínios da inspeção, classificação de estabelecimentos hoteleiros, promoção e estatística) e em ações de promoção, não só junto de turistas, mas também dos investidores de que o país africano precisa para erguer novas infra-estruturas hoteleiras.
"Este protocolo é um sinal sobretudo aos investidores, alguns deles estão em período difícil, de que é possível investir e ter retornos em Moçambique. As empresas que apostarem lá vão ter retorno, mesmo com esta crise global", afirmou Fernando Sumbana.
Os trunfos moçambicanos, além dos naturais, são um novo código de investimento que "dá maiores garantias e incentivos, isenções para importação de tudo aquilo que não existe [em Moçambique], mais benefícios fiscais e deduzir investimento à carga fiscal nos próximos anos, até seis anos".
Actualmente, citou, os cerca de 20 novos projetos de investimento portugueses em carteira somam US$ 90 a 100 milhões, mas muitos outros pequenos projetos estão fora deste total.Visabeira e Pestana "estão em fase de expansão de volume de investimentos e qualidade" e Moçambique "espera que outros investidores possam seguir este exemplo", disse.
Parte das esperanças moçambicanas residem no Mundial de Futebol da África do Sul (2010), que pode ser uma "plataforma para criar mais visibilidade e notoriedade" para o país.
"Não é dos 600 mil visitantes de incremento em 2010 na África do Sul que havemos de alimentar toda esta campanha de investimentos em Moçambique. O campeonato expõe a nossa região ao mundo inteiro, faz com que pessoas passem a saber onde é Moçambique, visitem o país antes, durante e sobretudo depois, e que isso deixe um legado de infra-estruturas", disse.
A promoção moçambicana vai centrar-se em mercados como Portugal, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Estados Unidos (segmento de caça) e também na China."Pretendemos explorar o grande potencial do mercado chinês, que vai crescer nos próximos tempos com escalas extremamente elevadas. Conseguimos ser eleitos para ser destino [oficial chinês] e começamos com um número modesto. Se conseguíssemos trazer 13 mil turistas ia significar uma vez por semana ter um Jumbo da República da China", disse.
Stand representativo de Moçambique presente na BTL
Fonte: Lusa

corrida à Ecopista





Oito para construir ecopista do Dão





Por: RUI BONDOSO in "JN"
Oito empresas candidataram-se à construção da Ecopista do Dão, uma das maiores do país, com 56 quilómetros, entre Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Vai custar cinco milhões de euros e deverá começar dentro de dois meses.


Se não houver atrasos, a Ecopista do Dão começará a ser construída em Abril e, seis meses depois, deverá estar pronta para ser inaugurada pelas três autarquias atravessadas pela infra-estrutura: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Oito empresas candidataram-se à obra, que tem um custo base de 4,940 milhões de euros. Os valores das propostas apresentadas oscilaram entre os 4,488 e os 6,467 milhões de euros.

"Tendo em conta os prazos legais - análises das propostas, audição dos concorrentes, visto de Tribunal de Contas e adjudicação da obra - estima-se que dentro de dois meses seja possível ver as máquinas a trabalhar no traçado da antiga linha ferroviária do Dão", afirma João Lourenço, presidente da Câmara de Santa Comba Dão.

O projecto vai ser financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em cerca de três milhões de euros. Os dois milhões restantes serão divididos pelos três municípios envolvidos, em função dos quilómetros de ecopista que atravessam o respectivo concelho.

Sete quilómetros da infra-estrutura, entre Vildemoinhos e Figueiró, no município de Viseu, estão já construídos e a ser fruídos pela população. Mas na área deste concelho, faltam ainda ser edificados mais 18 quilómetros, até Farminhão.

A ecopista entra depois em Tondela, onde se desenvolverá por 22 quilómetros, seguindo então por Santa Comba Dão, que disporá de nove quilómetros.

Nesta primeira fase de construção, ficará de fora a recuperação do edificado existente ao longo da desactivada linha ferroviária, designadamente as antigas estações e apeadeiros.

Estes trabalhos vão ser alvo de uma candidatura à parte e estão orçados em cerca de 600 mil euros.

"Vamos esperar um tempo e depois apresentar uma candidatura destas obras a outros fundos comunitários", explica o autarca de Santa Comba Dão.

CMV distinguida

Câmara entre as melhores para trabalhar

Por: TERESA CARDOSO in "JN"
A Câmara de Viseu foi distinguida, num estudo da Exame/H&S,como uma das melhores pequenas e médias empresas para trabalhar em Portugal. É a única autarquia que integra o lote das mais reconhecidas pelos colaboradores.

Posicionada na 26ª posição, num lote de 47 pequenas e médias empresas (PME), a autarquia viseense - a única autarquia a figurar no leque conhecido - obteve uma pontuação de 69,67% no índice de satisfação dos seus funcionários.

Preenchidos de "forma anónima", os inquéritos foram distribuídos e respondidos por 525 dos 650 trabalhadores efectivos da autarquia. As opiniões expressas pelas funcionários municipais, administrativos e de exterior, sobre temas tão diversos como transmissão de informação, relação com a chefia e aposta na formação e investimento em acções de responsabilidade social, permitiram à Exame extrapolar o grau de satisfação do colectivo.

Este ano, pela primeira vez, o estudo da revista Exame, desenvolvido em parceria com a Heidrick & Struggles, definiu dois rankings: as melhores grandes empresas para trabalhar, e as melhores PME para trabalhar.

O primeiro é liderado, pelo quarto ano consecutivo, pela multinacional americana Microsoft, com uma pontuação de 85,31%. O segundo, elege, ex-aequo, a Gelpeixe e a Penha Longa Hotel com 79,27 %.

A escolha da melhor empresa para trabalhar, que este ano registou "uma das maiores adesões de sempre", com mais de mil participantes, foi feita a partir da avaliação individual do nível médio de satisfação dos colaboradores das organizações.

Fernando Ruas, presidente da CMV, realça, entre outros aspectos que terão concorrido para a posição no ranking, o excelente relacionamento entre todo o pessoal de um "dos maiores empregadores" do concelho de Viseu. A informatização dos serviços, as acções de formação, o tratamento "quase familiar" entre chefias e subordinados e os apoios sociais disponíveis terão pesado na avaliação favorável.