terça-feira, 28 de abril de 2009

EDIÇAO DE 28 DE ABRIL

(carregar nas imagens para ampliar)














































































































sábado, 25 de abril de 2009

D. Januário Torgal Ferreira - Celebração Pascal e Crisma na Sé Catedral de Viseu

RI14 faz guarda de honra ao Altar

Irá ser celebrada uma Missa Pascal e Crisma, na Sé Catedral de Viseu, no dia 28 de Abril às 11:00 horas, presidida por S. Ex.ª Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Januário Torgal Ferreira, com a presença das forças militares e de segurança de Viseu, designadamente do Regimento de Infantaria nº 14, do Centro de Recrutamento, da GNR, da PSP e da Polícia Municipal.
Esta cerimónia religiosa, que estará aberta à presença de todos os cidadãos que assim desejem, incluirá uma guarda de honra ao altar, prestada por forças do Regimento de Infantaria n.º 14.

MARTE 09


No âmbito do treino operacional que o 2.º Batalhão de Infantaria do Regimento de Infantaria 14 de Viseu realiza anualmente, 266 militares participam no Exercício Marte 09, em Penalva do Castelo, durante esta semana.


Divididos em dois sectores, o Touro e a Águia, um com base na sede do concelho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e o outro no campo de futebol da Associação Recreativa e Cultural Sezurense, na freguesia de Sezures, os militares vivem um cenário fictício. Enquanto exercitam técnicas e procedimentos associados a tarefas essenciais de unidades de Infantaria, os militares interagem com a população e envolvem-na em várias iniciativas.

"Penalva do Castelo nunca esteve tão segura como agora", regozija-se o presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Leonídio Monteiro. Pela primeira vez, o concelho recebe militares do Regimento de Infantaria 14 (RI14) de Viseu e congratula-se com a escolha.

Espalhados por vários pontos estratégicos, uns em zona mais urbana e outros situados em espaços mais rurais, os militares do 2.º Batalhão de Infantaria (2ºBI) armaram a tenda no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e no campo de futebol da Associação Recreativa e Cultural Sezurense, na freguesia de Sezures.
Mas a presença dos militares é mais abrangente e em qualquer ponto do concelho é normal um cidadão cruzar-se com militares, estejam eles apeados ou em viaturas. A Casa da Música recebe uma exposição do RI14, a Escola Básica 2, 3 acolheu a Torre de Actividades Radicais mas os militares também ocupam a antiga Escola Secundária e os balneários do campo desportivo.
O Centro de Recrutamento de Viseu também se associou ao Exercício Marte 09 e marca presença no concelho para a divulgação do regime de voluntariado e de contrato do Exército.
Durante esta mesma semana todas as freguesias de Penalva do Castelo recebem uma equipa do RI14 para a realização de um rastreio sanitário, tendo como base avaliações de tensão arterial e glicemias, assim como outros assuntos ligados à área da saúde, nomeadamente alguns conselhos de alimentação.


Um rastreio que, no primeiro dia, ultrapassou as expectativas da equipa, uma vez que chegaram a receber cerca de 180 pessoas. Segundo um dos elementos da equipa, no dia ontem, já tinham sido atendidas mais de 300 pessoas.



Área multifacetada facilita exercício


O comandante do 2ºBI, Tenente-Coronel João Godinho, mostrou-se "bastante satisfeito" não só com a escolha do local como também pelo acolhimento da população. "Os militares têm a indicação de fazer patrulhamentos apeados dentro das povoações precisamente para poderem conversar com as pessoas e trocarem impressões. É importante esta interacção com os residentes", manifestou.


No que diz respeito à escolha do local, o tenente-coronel Godinho adiantou que "a escolha foi óptima por ser uma zona tão multifacetada". "Há locais mais urbanos e outros mais recônditos, o que ajuda na prática do exercício".



Por: Isabel Marques Nogueira (DV)

Comemorações do 25 de Abril em Viseu


A Assembleia Municipal de Viseu (AMV) realizou, hoje, uma sessão extraordinária comemorativa do XXXV aniversário do 25 de Abril.

Na sessão, que teve lugar no Solar dos Peixotos, com hora de inicio marcada para as 11h00, participaram todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, nomeadamente o BE, CDS/PP, PS e PSD, com respectivas intervenções dos representantes e do Presidente da Assembleia Municipal, o Dr. António Joaquim Almeida Henriques.

Após a sessão foi proferida uma conferência pelo Senhor Professor Daniel Bessa, subordinada ao tema «25 de Abril – Evolução Sócio – Económica», seguida de um debate.

A convite do Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, e em parceria com a Escola Profissional Mariana Seixas, a ViseuTv emitiu em directo e on-line a sessão solene comemorativa da “Revolução dos Cravos” (http://www.viseutv.pt/)

Em Lisboa desfile do 25 de Abril marcado pelo descontentamento




Milhares de pessoas desceram esta tarde a Avenida da Liberdade em direcção no Rossio no tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, este ano marcado pelo descontentamento face à crise económica, associado a um sentimento de descrença política.


in "JN"
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e os promotores do desfile, a Associação 25 de Abril, escusaram-se a avançar estimativas do número de pessoas presentes.
No entanto Fátima de Sousa, 44 anos, acredita que a crise pode ter motivado mais gente a saír à rua: "Não sou uma 'habitué', esta é a primeira vez que venho. Penso que se houver maior afluência a crise pode explicá-la, porque as pessoas unem-se nos momentos mais difíceis. Aqui sentem-se de alguma forma reconfortadas e com mais esperança", disse Fátima de Sousa à agência Lusa.
Pela sua parte, diz ter aproveitado o desfile para mostrar ao filho de 11 anos aquilo que se passou há 35 anos, adiantando que o desfile funciona como uma "uma lição de História".
"Profundamente descontente", afirmou-se Joaquim Medeiros, 69 anos, criticando a actual "situação de miséria e desemprego" que se vive no país.
"Hoje a liberdade é condicionada e até nas empresas já muita gente se retrai a falar. Estamos a viver uma democracia fascizante", disse.
Na mesma linha, também Graça Osório frisou a necessidade de construir "um Abril novo"
"Acho que a realidade do nosso país é dramática. O capitalismo fez-nos chegar ao ponto em que estamos. Neste momento muito difícil exige-se um Abril novo", disse abeirando-se de um chaimite para "sentir melhor a emoção".
A par das tradicionais causas de defesa da liberdade e dos direitos dos trabalhadores, o desfile acolheu este ano a defesa de novas causas como o apelo à participação eleitoral nas eleições europeias, o direito dos homossexuais à família e dos imigrantes à legalidade.
"Emprego e salários para todos. Não ao trabalho precário", "Democracia, liberdade e justiça são três irmãs gémeas. Umas sem as outras não têm valor. Corruptos e ladrões não", "Niguém é ilegal. Documentos para todos", "As famílias de Abril. Gays e Lésbicas pela igualdade" e "Quero mentiras novas. Falta ainda cumprir Abril", foram algumas das frases que desfilaram na Avenida da Liberdade, ao som de músicas de intervenção.
Dirigentes da Associação Nacional de Sargentos juntaram-se também ao desfile, criticando o que considera ser o "afastamento institucional" dos militares da organização da iniciativa.
"Isto é muito estranho até porque foram os militares que troxeram a democracia aos cidadãos", disse António Lima Coelho, presidente da associação, sublinhando o carinho que a "família militar" recebeu durante o desfile.
A Avenida da Liberdade acolheu também este ano os lamentos das vendedoras de cravos, que se queixam que a crise está a dar cabo do negócio.

Ferreira Leite em Viseu

Manuela Ferreira Leite, esteve em Viseu (23 Abril), para assistir ao 7º Forum Falar de Verdade, promovido pelo Partido que lidera. Entre vários temas debatidos, a regionalização foi o mais falado. Ferreia do Amaral (ex Ministro Obras Publicas -PSD), Luisa Roseira (Vereadora CM Porto), Jorge Nunes (Presidente CM Bragança) e Coutos dos Santos (ex Ministro PSD), foram os convidados.


João Luís Inês da Vaz lança "Lusitanos no tempo de Viriato"



Decorreu na tarde de 24 de Abril, no Auditório da Escola Secundária Alves Martins em Viseu o lançamento do Livro "Lusitanos no Tempo de Viriato" da autoria de João Luís Inês Vaz.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

E QUE TAL ASSIM?



P.S. : Peço desculpa aos meus estimados leitores e amigos pela falta de actualidades, mas estou no "red line" de fecho de edição!


quarta-feira, 22 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009

ACADEMIA DE ESTUDO - férias da Páscoa

Durante as férias da Páscoa, a Academia de Estudo, em Viseu, elaborou um recheado plano de actividades para os seus alunos.
Dos 215 alunos da Academia, cerca de 150 participaram no programa de férias, destacando-se as visitas ao Jardim Botânico dos Arbutos do Demo em Vila Nova de Paiva, Estádio do Fontelo, karaok no City.com, actividades ao ar livre no Parque Aquilino Ribeiro e ainda workshops de psicologia ( academia de estudos ), inglês ( kids clube ) e pintura ( mitóarte ).


















2º Aniversário da Ecopista de Viseu


A Ecopista de Viseu, inaugurada a 21 de Abril de 2007, tem-se assumido nestes 2 anos de vida como uma excelente rota ecológica de ligação entre o meio urbano e o meio rural, mas também um excelente veículo de promoção da saúde, da prática de actividade física e de sociabilização entre os seus utentes.


Um espaço verdadeiramente democrático, utilizado por pessoas de todas as idades, géneros, estratos sociais e económicos, tem cativado e fidelizado um elevado número de utentes que, regularmente, utilizam a Ecopista em caminhadas, passeios de bicicleta e actividades de aventura (escalada, rappel, …), acompanhados pela família e amigos, com especial destaque para os horários pós-laborais, fins-de-semana e nos meses de Primavera e Verão.

Os seus actuais 7,5 km, todos eles com iluminação pública, ligam o centro da cidade a Figueiró, na freguesia de Vil de Soito, passando por S. Salvador, Santarinho, Tondelinha, Orgens e S. Martinho, estando já previsto o seu alargamento até ao concelho de Santa Comba Dão, com passagem por Tondela, perfazendo os 49,5 km do antigo Ramal do Dão.

Esta nova ecopista, denominada de Ecopista do Dão, está orçada em cerca de 5 milhões de euros, com uma comparticipação de 3 milhões pelo QREN.

O Município de Viseu, depois da organização conjunta com a REFER das 1as. Jornadas Técnicas Ecopistas e Corredores Verdes, integra uma candidatura, denominada de InfoGreenways Project, com as cidades portuguesas de Valença e Monção, os nossos vizinhos espanhóis da Diputación de Jáen, Cádiz e a sua Fundación de los Ferrocarriles Españoles e ainda, de Inglaterra, a cidade Kirklees para a criação de um grupo de estudo e partilha de boas práticas, visando a produção de conhecimento, documentação e organização de alguns momentos de formação.

Esta terça-feira, dia 21 de Abril, contamos consigo para a realização de uma caminhada comemorativa deste 2º aniversário da Ecopista de Viseu.

O local de concentração será no cruzamento de S. Salvador (junto ao ginásio FFitness), pelas 18 horas e os primeiros 200 participantes terão direito a uma t-shirt da Ecopista de Viseu.

A Ecopista de Viseu é de todos nós!

Egg Run 2009

Numa colaboração entre o motoclube Star Riders Portugal, o Motoclube de Viseu e a Câmara Municipal de Viseu, realiza-se no próximo Domingo dia 19 de Abril, no Pavilhão Multiusos de Viseu, o 4º Egg Run, evento de solidariedade social, que tem por objectivo proporcionar um dia diferente a crianças e jovens menos favorecidos.





O objectivo do evento passa pela distribuição de chocolates e brinquedos pelos motards às crianças, tentando, acima de tudo, transformar a manhã de domingo num dia especialmente diferente para estas. Estas crianças terão ainda a oportunidade de realizar um “baptismo de mota”, com uma pequena volta proporcionada pelos motociclistas presentes. Para além das ofertas às crianças esta iniciativa visa também a recolha de outros bens para apoio às instituições de solidariedade social do concelho de Viseu.

Esta edição contará com a presença de cerca de 120 motards e 140 crianças provenientes dos Lares de Stº António, Sta. Teresinha e São José e ainda com crianças integradas no projecto ComVida, da Caritas Diocesana de Viseu.

O evento inicia com a concentração dos motards, no Instituto Superior Politécnico de Viseu, por volta das 10h30, partindo daí em direcção ao Pavilhão Multiusos de Viseu, com passagem pela alameda do Fórum Viseu.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

mais uma hipótese...







Protesto organizado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro


Sócrates recebido em Viseu
com a música

“Sem eira nem beira”

dos Xutos & Pontapés



Por: Sandra Ferreira in "O Público"
Foto: Adriano Miranda

José Sócrates foi esta tarde recebido, em Viseu, ao som da música “Sem eira nem beira” dos Xutos & Pontapés, considerado já um manifesto contra o actual Governo.O protesto organizado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro juntou cerca de 50 pessoas em frente à Pousada de Viseu, inaugurada esta tarde pelo primeiro-ministro, mais cedo do que havia sido anunciado.

A chegada de Sócrates esteve inicialmente agendada para as 17h30, mas ao fim da manhã, o gabinete do primeiro-ministro fez saber que a visita seria antecipada para as 14h30. No entanto, eram 13h05 quando Sócrates entrou na pousada, descerrando a lápide.

“Parece uma brincadeira do gato e do rato”, afirmou Francisco Almeida do Sindicato dos Professores da Região Centro que apesar das diversas alterações de horário conseguiu que os manifestantes estivessem à porta da pousada à hora de chegada do primeiro-ministro.

Para o sindicalista, que enviou cerca de três mil e-mails e duas mil mensagens por telemóvel para mobilizar os professores, a troca de horários tem uma leitura clara: “O primeiro-ministro já não consegue enfrentar os professores e tem consciência do mal que está a fazer aos portugueses”, afirmou.

"Um grito de revolta"

Os manifestantes mantiveram-se no local, ao som da nova música dos Xutos & Pontapés por entenderem que é “um grito de revolta” e que, por isso, “faz todo o sentido colocá-la para o primeiro-ministro”, justificou o sindicalista.

Os Xutos & Pontapés, através de Tim, já haviam sublinhado que qualquer aproveitamento da música para criticar e contestar o Governo não receberia a “solidariedade” do grupo.Porém, o sindicalista Francisco Almeida considera que a música “já é de todos”. E entende que deve ser usada por considerar a letra “muito adequada ao protesto dos portugueses".

Os manifestantes aguardaram que o chefe do Governo saísse da pousada, mas Sócrates saiu pela porta lateral, o que foi considerado uma “vergonha”, por Francisco Almeida. Os manifestantes assobiaram assim que se aperceberam que os carros da comitiva estavam a abandonar o local. Ao protesto juntaram-se ainda elementos da União dos Sindicatos de Viseu, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da Comissão de Utentes Contra o Encerramento dos Serviços de Saúde.

Sócrates seguiu depois para o Solar do Vinho do Dão onde foram assinados 23 contratos com empresas do sector do vinho e o Ministério da Agricultura. Em causa estão cerca de 32 milhões de euros, resultantes de fundos comunitários, que vão servir para a promoção internacional dos vinhos portugueses. Sócrates considerou que “é um sinal da maior importância” para a agricultura, sublinhando, uma vez mais, que, numa altura de crise, o investimento é fundamental.

A promoção do vinho poderá significar mais vendas, logo, “mais empregos para os portugueses, concluiu o primeiro-ministro.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Jornal Made in Viseu - Edição de Abril em construção

Ainda estamos a construir.... mas esta é uma das hipóteses!!


HOJE NO CITY.COME

O City.come, espaço nocturno na cidade de Viseu, proporciona, hoje, um espectáculo com o famoso pianista romeno Caroll.
Para quem quiser saber mais aqui fica a sua biografia:

http://www.akcaroll.com/port/


IV PsicoSoma International Neuroscience & Special Education Congress



A PsicoSoma está a organizar o IV PsicoSoma International Neuroscience & Special Education Congress, em Viseu, nos dias 14 e 15 de Maio de 2009.Este evento tem como objectivo angariar fundos para publicação de materiais práticos de autores portugueses direccionados para a Educação Especial. O apoio a núcleos de investigação é uma constante da PsicoSoma e queremos continuar a ajudar.Solicitamos por isso a divulgação científica deste evento a todos os conhecidos, clientes e amigos.


Para efectuar a sua inscrição registe-se aqui ou pelo link






Programa Provisório




14 de Maio


8:30h - Abertura Secretariado


9:00h - Sessão Solene de Abertura


10:00h - Conferência: Neurobiologia do Stress e do Coping na Infância


Marco Ramos (PT)


10:30h - Conferência: Como fazer o cérebro Crescer a Brincar


Paulo Moreira (PT) – A confirmar


11:15h - Debate


11:30h - Coffee Break


12:00h - Conferência: Distúrbios Atencionais em Crianças


Eduardo Santos (PT) – A confirmar


12:30h - Conferência: Transição para a vida Pós-Escolar de Crianças com NEE


Sofia Simões Ferreira (PT)


13:00h - Almoço


15:00h - Conferência: Neurociências, infâncias, prática pedagógica e não só…


Carlos Fernandes da Silva (PT) – A confirmar


15:30h - Conferência: Cognición y Alteraciones de la Conducta Alimentaria


Pablo Ruisoto (ESP)


16:15h - Debate


16:30h - Coffe Break e Posters17:00h - Conferência: Dislexia e Disortografia - Programa de Intervenção Reeducação


Rafael da Silva Pereira (PT)


17:30h - Conferência: Bases Biológicas de Transtornos de la Conduta Alimentaria


Paula Mayoral (ESP)


18:00h - Encerramento




15 de Maio


9:00h - Abertura Secretariado


10:00h - Conferência: Ansiedade e Depressão em Crianças e Adolescentes


Diogo Guerreiro (PT) – A confirmar


10:30h - Conferência: Violência Bullying e Delinquência


Margarida Matos (PT) – A confirmar


11:15h - Debate11:30h - Coffee Break


12:00h – Conferência: Aprendizagem em Hiperactividade


Ernesto Barceló (COL)


12:30h - Conferência: O stress na Escola: Estratégias para Prevenir


Maria Antónia Frasquilho (PT) – A confirmar


13:00h - Almoço15:00h - Conferência: Um Cérebro que Lê: Estratégias de Activação Neuropsicológica


Vítor Cruz (PT)


15:30h - Conferência: Neurodesarrollo y adquisición de habilidades


Adolfo Alvaréz (COL)


16:15h - Debate16:30h - Coffe Break e Posters


17:00h - Conferência: Stress nos Professores Portugueses


Rute Ramos (PT)


17:30h - Conferência: A Hiperactividade vista a partir do cérebro


Góis Horácio (PT) – A confirmar


18:15h - Debate


19:00h – Encerramento


Escape Livre Magazine comemora 10º aniversário













A revista Escape Livre magazine assinala, com a edição de Abril/Maio/Junho, 10 anos de publicações regulares e contínuas.
Esta edição nº 40 constitui, para os seus responsáveis, um marco na vida de um projecto que mantém características únicas e inéditas, a nível nacional, e do qual a equipa constituída por Luís Celínio, João Oliveira Lopes, Pinto Moreira e Nuno Antunes se sente orgulhosa pelo trabalho desenvolvido.


Tudo começou pela criação do suplemento Escape Livre, distribuído em três jornais semanais de Guarda, Viseu e Castelo Branco para assinalar os 25 anos do programa com o mesmo nome.
Após dois anos de publicações, o jornal deu lugar a uma revista trimestral, no início com 32 páginas e apenas 8 a cores. Três anos depois surge nova e grande remodelação passando para 48 páginas, totalmente a cores, novo formato e novo grafismo que, periodicamente, tem vindo a ser alterado e modernizado.

Dez anos depois, a edição comemorativa desta efeméride ficará marcada por uma importante novidade: será a primeira revista automóvel a ser distribuída pelo Diário de Coimbra, um jornal com uma história ímpar na região centro do país, numa parceria que agora se inicia.

Durante a apresentação em Coimbra
Na foto:Filipe Albuquerque (piloto), Pedro Machado (Turismo do Centro), Arménio Travassos (Diário de Coimbra), Luís Celínio (Escape Livre Magazine) e João Figueiredo (piloto) brindam nas comemorações dos 10 anos da revista Escape Livre Magazine

Mantendo a distribuição directa de 1.500 exemplares na região (hotéis, restaurantes, concessionários, estabelecimentos públicos, etc.) e a distribuição de 3.500 exemplares com o jornal a Guarda, esta parceria com o Diário de Coimbra, com uma distribuição de 11.500 exemplares (Tiragem controlada pela APCT) implica o aumento de tiragem da revista para os 16.500 exemplares.
A distribuição com o Diário de Coimbra alarga, deste modo, a área de influência levando, a informação automóvel a um, cada vez maior, número de leitores uma vez que a Escape Livre Magazine passa também a ter distribuição no Distrito de Coimbra, Viseu, Aveiro e Norte do distrito de Leiria onde, através da Vasp, chega a mais de setecentos pontos de venda.

Para assinalar este importante acontecimento, a revista Escape Livre reuniu a Comunicação social e autoridades, em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, no dia 14 e, no dia seguinte, na Guarda na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

Luís Celínio, Director da revista, salientou que “10 anos de revista e 36 de história ligada aos automóveis com o Programa Escape Livre na Rádio Altitude merecem ser comemorados tanto mais que com o Diário de Coimbra passamos a ter leitores desde a Serra da Estrela ao oceano Atlântico”.

Para Arménio Travassos, Director-geral do Diário de Coimbra “há muito tempo que os alicerces desta parceria estavam lançados mas entendemos que as celebrações dos 10 anos da revista Escape Livre Magazine eram a altura propícia para ela chegar aos leitores do DC”.

Já Eugénio Cunha Sério, Director do Jornal A Guarda referiu que “para um jornal centenário como A Guarda, preocupado com a informação regional, é muito gratificante ter a revista Escape Livre Magazine realizada por pessoas daqui e com o êxito que lhe é reconhecido”.

Durante a apresentção na Guarda
Na foto: Arménio Travassos (Diário de Coimbra), Luís Celínio (Escape Livre Magazine), Eugénio Cunha Sério (A Guarda), João Lopes e Pinto Moreira (Escape Livre Magazine)

Na ocasião foi entregue à Directora da Biblioteca uma colecção completa do suplemento Escape Livre Magazine publicado de Fevereiro de 97 a Fevereiro de 99 e também uma colecção completa da revista.

2º FESTIVAL DE MÚSICA DA PRIMAVERA DE VISEU


17 a 30 de Abril.2009

A Câmara Municipal de Viseu promove em parceira com a Proviseu – Conservatório Regional de Música, Dr. José de Azeredo Perdigão, a 2ª edição do Festival de Música de Viseu, com o seguinte programa:

17.Abril sexta
21h30 │ Sé Catedral de Viseu
Concerto de Abertura – Música Antiga – Vozes
Vocal Ensemble – Direcção Vasco Negreiros

18.Abril sábado
10h00 │ Solar dos Condes de Prime (Conservatório)
Workshop – Informática Musical / Nuno Silva
21h30 │ Salão Nobre dos Paços do Município
Música Antiga Portuguesa – Cravo e Guitarra
Cravo – Mário Trilha / Guitarras - Concentus Duo (Paula Sobral, Manuel Tavares)

19.Abril domingo
18h30 │ Viriato Teatro Municipal
Vários Instrumentos
Concerto dos Laureados do II Concurso de Instrumentistas - Entrega de Prémios

20.Abril segunda
17h00 │ Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva
Conferência – Isabel Tavares e Nuno Silva
Concerto Pedagógico – Sopros

21.Abril terça
18h30 │ Solar dos Condes de Prime (Conservatório)
Conferência – Pedro Berardineli e Helena Neves
Concerto Pedagógico – Composição

22.Abril quarta
18h30 │ Solar dos Condes de Prime (Conservatório)
Conferência – Jorge Martins
Concerto Pedagógico – Piano
21h30 │ Igreja do Seminário Maior de Viseu
Conferência – Eugenia Carvalho Homem
Concerto Pedagógico – Órgão, Canto e Coros

23.Abril quinta
21h30 │Museu Almeida Moreira
Música Contemporânea – Electroacústica e Instrumentos
Música de José Carlos Sousa e
performance (pintura) Isabel Valinho
Saxofone – Carlos Canhoto / Guitarra – Concentus Duo

24.Abril sexta
18h30 │ Solar dos Condes de Prime (Conservatório)
Mesa Redonda - A. Vasques–Dias, C.Bochmann, E. Patriarca,
J.P. Oliveira e J.C.Sousa
Concerto Pedagógico – Percussão

21h30 │ Clube de Viseu
Música Contemporânea – Presença dos Compositores
Síntese Grupo de Música Contemporânea da Guarda
Direcção Domenico Ricci
25.Abril sábado

21h30 │ Clube de Viseu
Violino e Piano
Duo – Violino: Joaquim Castro, Piano: Alla Sosnovskaia
Piano – José Miguel Amaral

26.Abril domingo
18h30 │ Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu
Vários Instrumentos
Concerto da Primavera – Concerto de Professores do Conservatório

27.Abril segunda
18h30 │ Colégio da Via-Sacra
Conferência – Ana Serrano
Concerto Pedagógico – Cordas Friccionadas

28.Abril terça
18h30 │ Escola EB 2/3 Grão Vasco
Conferência - Paula Sobral
Concerto Pedagógico – Guitarra
21h30 │ Igreja do Seminário Maior de Viseu
Órgão e Canto
Órgão – Edite Rocha / Canto – Cristina Aguiar
Órgão – André Bandeira

30.Abril quinta
21h30 │ Igreja do Seminário Maior
Música Antiga – Vozes e Instrumentos
Ensemble Joanna Música – Direcção Mário Trilha

Todos os concertos são de acesso gratuito. Os interessados poderão levantar os ingressos na Câmara Municipal de Viseu ou no Conservatório de Música.

LUSITANOS No Tempo de Viriato

LIVRO DE
João Inês Vaz
Prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins
A ESCOLA SECUNDÁRIA ALVES MARTINS E a ÉSQUILO edições e multimédia têm o prazer de convidar V. Ex.ª para o lançamento da obra «LUSITANOS NO TEMPO DE VIRIATO» da autoria de João Inês Vaz, que terá lugar no Auditório da Escola Secundária de Alves Martins, em Viseu, sexta-feira, dia 24 de Abril, às 18h30.
A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor João Carlos Senna-Martinez, Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Seguir-se-à um Dão de Honra.

No Cine-teatro S. Pedro



Teatro para a família no próximo domingo


No próximo domingo, dia 19 de Abril, pelas 16 horas, o Cine-teatro S. Pedro, em S. Pedro do Sul, recebe a peça “O Homem mais rico do mundo”, de George Clason, levada à cena pelo Grupo de Teatro “O Dragoeiro”.


O grupo vem a S. Pedro do Sul apresentar uma peça de teatro para a família. Pais, filhos, avós e netos estão convidados a passarem uma tarde de domingo bem passada na companhia deste grupo teatral que promete muita animação.


O espectáculo insere-se na programação que a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul tem agendado mensalmente para aquele espaço.

S. Pedro do Sul



Comemorações do 25 de Abril em S. Pedro do Sul


O Município de S. Pedro do Sul programou várias actividades para comemorar o 35º aniversário do Dia da Liberdade, que se assinala a 25 de Abril (sábado), feriado nacional.


Para além do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 12 horas, destaque ainda para um Convívio Popular, no Lenteiro do Rio, pelas 12h30, com a actuação da Banda Filarmónica Harmonia de S. Pedro do Sul.


Durante a manhã haverá ainda um passeio pedestre pela “Rota de S. João de Jerusalém” e um Torneio de Futebol Jovem no Estádio Municipal da Pedreira. Ambas as actividades começam às 9 horas.


O programa fica completo com a actuação do Alafum – Grupo de Cantares de Lafões, que convidou alguns grupos amigos para se juntarem no palco num concerto comemorativo dos 25 anos do grupo. O espectáculo decorre no Cine-teatro S. Pedro, com início marcado para as 21h30.

PROGRAMA

Passeio Pedestre (PR7) “Rota de S. João de Jerusalém”
Hora: 9h00
Local: Pavilhão Municipal

Hastear das Bandeiras
Hora: 12h00
Local: Paços do Concelho

Convívio popular com concerto da Banda Filarmónica Harmonia de S. Pedro do Sul
Hora: 12h30
Local: Lenteiro do Rio

Espectáculo com Alafum e Convidados
Hora: 21h30
Local: Cine-teatro S. Pedro

Torneio de Futebol Jovem
Hora: das 9h00 às 17h00
Local: Estádio Municipal


Defesa pede absolvição de mulher suspeita de mandar matar o marido


O advogado de defesa de uma mulher suspeita de ter mandado matar o marido, em Fevereiro de 2008, numa quinta perto de Viseu, pediu hoje a absolvição da sua cliente, por considerar que «a acusação não fez prova nenhuma»


«Tem de ser absolvida, porque não se provou a culpa instigadora [da arguida]. No entanto, se não for absolvida, é cúmplice de menor culpa», argumentou.

A mulher é acusada de co-autoria de um crime de homicídio qualificado, juntamente com outros dois arguidos: um por ter executado e outro por ter entregue a arma do crime.

António Leitão, com 60 anos, foi morto a tiro no dia 04 de Fevereiro de 2008, quando regressava a uma quinta onde era feitor, em Tondelinha, Viseu.

À sua espera estaria um trabalhador da mesma casa rural, que terá feito os disparos mortais, alegadamente a pedido da mulher do feitor, com quem estava em processo de divórcio.

A arma do crime terá sido colocada à disposição do atirador por um outro homem, também ele alegadamente a cumprir ordens da mulher do feitor.

Durante a manhã de hoje, na segunda parte das alegações finais deste processo, que decorreram no Tribunal de Viseu, o advogado de defesa do homem acusado dos disparos considerou que o seu cliente, que confessou a autoria dos mesmos, deveria apenas ser condenado por um crime de homicídio simples, alegando que «foi um pau mandado».

«Não tinha motivo para matar», disse o advogado, acrescentando que terá sido a mulher da vítima que convenceu o seu constituinte a «executar um crime que tinha pensado».

Já o advogado de defesa do terceiro arguido pediu a sua absolvição, por considerar que aquele «não matou, nem tinha motivo».

«Apenas levou uma arma, que não era sua, de um local de fácil acesso a todos para junto de um poço, obedecendo às ordens de MS», disse.

Na primeira parte das alegações finais, que decorreram a 04 de Abril, o Ministério Público (MP) tinha pedido uma pena de prisão de 18 a 19 anos para a mulher acusada de alegadamente ter mandado matar o marido, por razões passionais.

Para o autor dos disparos, o MP pediu uma pena de 15 anos de prisão por ter sido o autor material do crime, enquanto em relação ao terceiro arguido, considerou-o cúmplice, ao facilitar o acesso à arma do crime.

A decisão deste caso cabe, pela primeira vez em Viseu, a um colectivo com jurados.

A leitura do acórdão foi agendada para as 14h00 do dia 13 de Maio.

Lusa/SOL

Viseu celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios



O Departamento dos Bens Culturais da diocese de Viseu, em parceria com a autarquia da cidade, preparou um programa de actividades para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O ICOMOS (International Council of Monuments and Sites - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) assinalou o dia 18 de Abril com o objectivo de chamar a atenção do público para a importância e multiplicidade do património e também consciencializar para a necessidade de se efectuar a sua conservação e salvaguarda.


O Seminário Maior de Viseu vai acolher as várias actividades que a população em geral poderá usufruir, envolvendo-se e comprometendo-se com a salvaguarda do património.


A partir das 10 horas da manhã,do dia 18 de Abril, será possível participar no primeiro dos vários ateliers agendados para esse dia. Conservar e restaurar é o objectivo desta actividade que será conduzida por técnicos de conservação e restauro. Boas práticas e intervenções inadequadas estarão em confronto nestes ateliers pedagógicos e informativos.


Quem pretender saber mais sobre o processo criativo e de execução de obras a partir do vidro, do barro e da madeira, poderá participar no atelier denominado «Dos materiais às formas». Este espaço é também aberto às crianças.


São Paulo poderá ser visitado na exposição de arte. «São Paulo…as formas da Fé», que se encontra patente no Seminário até Junho, convida a conhecer de perto este apóstolo. Integrado no Dia Mundial dos Monumentos e Sítios será ainda possível participar em ateliers lúdico-pedagógicos relacionados com a exposição.


O comboio do património pretende ainda unir a cidade, com pontos de paragem nos principais monumentos de Viseu.


Em complemento à declaração das Nações Unidas de 2009 como Ano Internacional da Astronomia, o ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 o tópico «Património e Ciência». Esta ligação tem como objectivo proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência (e tecnologia) no património cultural, e, ainda, de incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios e ameaças da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património.


Mais informações no sítio de Bens Culturais da diocese de Viseu




Caneta 'mágica' usada para falsificar cheques

Por: CARLOS VARELA in "JN"

Um homem passou um cheque para pagar uma compra, mas quando viu a conta bancária apanhou um susto. O cheque tinha sido adulterado com recurso a uma caneta que permite fazer sumir a tinta e aumentar o valor.

A burla foi detectada pela PSP de Lisboa, na sequência de uma queixa. Ontem, o Comando metropolitano de Lisboa emitiu um alerta em comunicado, no qual pede cautelas e dá conselhos.

O caso está a ser investigado pela Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa e pelo próprio Comando, sob a tutela do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, do Ministério Público.

A PSP salienta que, para já, apenas tem conhecimento de um caso, mas fonte policial adiantou ao JN que estão a ser feitas diligências junto de outros comandos do país para tentar perceber se este método de burla foi usado mais vezes e em que circunstâncias.

O truque é simples. Tão simples que funciona. Imagine-se a fazer uma compra. Chega a altura de pagar e pergunta se pode fazê-lo com cheque. A resposta é afirmativa e, num gesto simpático, até lhe oferecem uma caneta para o preencher. O pior é quando, algum tempo depois, vai consultar o saldo num multibanco e se apercebe de que levou um "rombo" nas finanças.

Na base da burla esteve uma caneta de venda livre, dotada de uma tinta especial e de uma borracha que permite apagá-la. Ao vigarista basta fazer desaparecer o o valor numérico e o valor por extenso e substituí-lo por outro mais elevado.

A queixa respectiva levou a PSP a soliticar uma perícia ao cheque em causa, tendo sido então detectada a alteração, chegando as autoridades à conclusão de que muito provavelmente se tratará de uma dessas canetas, embora não haja ainda quaisquer certezas.

“Sem eira nem beira”

O mais recente álbum dos Xutos & Pontapés tem sido comentado nos últimos dias pelo facto de conter uma canção, “Sem eira nem beira”, com uma letra que tem sido transformada num manifesto crítico ao primeiro-ministro José Sócrates.
Os artistas garantem que a música não visa ninguém concretamente!
Mas ao ver o vídeo que se segue, cada um tirará as suas ilações:

Festival PANOS Teatro Viriato arranca quinta-feira

O Festival PANOS Teatro Viriato arranca quinta-feira, em Viseu, e permitirá, até sábado, que vários jovens concretizem o sonho de «pisarem um palco», «vestindo a pele» de uma ou mais personagens.

Esta é uma iniciativa que decorre pela segunda vez em Viseu, no âmbito do projecto PANOS - Palcos Novos Palavras Novas, promovido pela Culturgest e no qual o Teatro Viriato participa desde a sua primeira edição.

À semelhança de outros grupos participantes de todo o país, o Teatro Viriato abriu inscrições e os seleccionados participaram num processo que «teve início com a exploração do trabalho de actor».

O processo «culmina com a apresentação da peça que constroem a partir de uma das dramaturgias que a Culturgest disponibiliza».

Este ano, a peça escolhida foi «Refuga», um texto de Abi Morgan sobre sonhos perdidos, que o encenador Graeme Pulleyn e o grupo de 18 jovens transformaram «numa peça sobre ser criança e o faz-de-conta».

Os jovens actores, cujas idades oscilam entre os 14 e os 24 anos, recriam um mundo de brinquedos partidos que tem por detrás um quadro de guerra, onde as crianças vasculham lixeiras à procura de alimentos.
O cenário procura «fazer emergir a capacidade maior que os mais pequenos preservam de encontrar, num dia após outro, a alegria e a felicidade de ser criança».

De acordo com Graeme Pulleyn, além de entreter, «espera-se também que este espectáculo faça reflectir o público».

«A mensagem é para jovens e apresentada por jovens», acrescentou.

Para Carla Monteiro, de 16 anos, uma das jovens que integram a equipa que põe em cena «Refuga», o entusiasmo é grande, por ter encontrado no teatro «um hobby, que requer alguns sacrifícios, pois os ensaios decorrem depois de um dia de aulas, ou abdicando do período de férias».

Desde Janeiro que os 18 jovens estão empenhados na preparação deste espectáculo, embora «o trabalho tenha sido mais intenso nas últimas duas ou três semanas».

A peça «Refuga» é apresentada pelo grupo do Teatro Viriato, em estreia absoluta, às 21:30 de quinta-feira.

Além do grupo de Viseu, passam pelo palco do Teatro Viriato outros três.
in "diário digital"

quarta-feira, 15 de abril de 2009

La Lys - 9 de Avril de 1918

O Regimento de Infantaria n.º 14 realizou uma cerimónia de homenagem aos mortos, com colocação de coroa de flores seguido de desfile da força militar, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Viseu (Soldado Desconhecido), no Largo Mouzinho de Albuquerque, em Viseu, no dia 08 de Abril p.f., às 17:00 horas, em evocação da batalha de La Lys, que teve lugar em 09 de Abril de 1918.

Este evento contou com a presença de inúmeras individualidades convidadas, que quiseram, deste modo, homenagear os Combatentes de Viseu caídos no campo da honra, nomeadamente representantes da Câmara Municipal de Viseu, do Governo Civil de Viseu, do Centro de Recrutamento de Viseu, do Comando da GNR de Viseu, do Comando da PSP de Viseu, da Liga dos Combatentes de Viseu e da Associação dos Deficientes das Forças Armadas de Viseu.

Recorda-se que a Batalha do Lys, também conhecida por Batalha de La Lys, pela historiografia francesa, ou Batalha de Armentières, pela historiografia britânica e alemã, travou-se entre os dias 9 e 29 de Abril de 1918, no vale do rio Lys, na região da Flandres francesa.

Nesta batalha, que marcou decisivamente a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, os exércitos alemães lançaram uma das últimas grandes ofensivas do Império Alemão e provocaram um desastre militar para Portugal.

A frente de combate atribuída ao Corpo Expedicionário Português (CEP), integrado no XI Corpo de Exército Britânico, com cerca de 12 km, era ocupada pela 2ª Divisão, tendo cerca de 16 000 soldados nas primeiras linhas. Esta força viu-se impotente para sustentar o embate principal de uma força composta por oito divisões do Exército Alemão, para além de quatro Divisões em segunda linha e ainda outras sete à retaguarda, uma força colossal com cerca de 136 mil homens. As tropas portuguesas, em apenas quatro horas de batalha, perderam cerca de 7.500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros, ou seja quase metade dos seus efectivos. Foram contabilizados, nessa manhã trágica do dia 9 de Abril de 1918, 614 militares portugueses mortos em combate, dos quais 30 oficiais, 33 sargentos e 551 praças.


domingo, 12 de abril de 2009