domingo, 31 de maio de 2009

3 a 7 de JunhoPavilhão Multiusos


EXPOTEC – Tecnologias e Inovação, Viseu 2009
O desenvolvimento económico de uma Região é cada vez mais o resultado da aplicação do conhecimento e da utilização das tecnologias que vão surgindo e permanentemente nos surpreendem pelas suas capacidades para resolver problemas.
Para as empresas, o conhecimento e as tecnologias associados à capacidade inovadora dos empresários e dos seus colaboradores são particularmente importantes em épocas de crise como a que estamos a viver.A Região de Viseu, para se desenvolver e ser uma região dinâmica e atractiva, carece de um envolvimento mais profundo com estes novos factores de competitividade associados ao conhecimento e às tecnologias mais recentes.
Por isso, a AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, a ESTV/IPV - Escola Superior de Tecnologia de Viseu, a Expovis – Promoção e Eventos, Lda, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e contando com a participação activa das empresas, escolas e instituição, propõem-se realizar uma nova edição da EXPOTEC, Tecnologias e Inovação Viseu, durante o ano de 2009, entre 3 e 7 de Junho. Mantendo os objectivos de ser uma montra da investigação e do desenvolvimento tecnológico que são realizados na Região, a EXPOTEC 2009 pretende ser uma mostra do dinamismo do tecido empresarial e vai procurar estimular a curiosidade científica dos nossos jovens.
Para o efeito, a EXPOTEC 2009 deverá contar com as seguintes áreas de interesse:
1. EXPOSIÇÃO constituída pelos stands das empresas aderentes, bem como das instituições de ensino e investigação e outras organizações relacionadas com a inovação;
2. EXPOSIÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO em curso nas empresas e instituições de ensino superior;
3. ESPAÇO CIÊNCIA constituído pela apresentação de experiências e jogos de apoio à divulgação das ciências e das tecnologias junto do público mais jovem;
4. COLÓQUIOS, SEMINÁRIOS organizados pelos promotores da iniciativa mas aos quais se podem juntar outras iniciativas vindas dos próprios participantes no certame;
5. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO pretende ser um espaço de mobilização para as empresas e os indivíduos mais criativos da Região ligados a actividades como o teatro, a música, o design, a pintura, etc. e procura estimular a sua relação com a tecnologia.Para que a EXPOTEC consiga cumprir estes objectivos, é necessária a participação das empresas, escolas, instituições que queiram mostrar o que de melhor têm em termos inovadores e tecnológicos.

Certos de que este é um projecto ambicioso, gostaríamos de contar com a participação da sua empresa/organização neste certame, lançando-lhe também o desafio de prestar a sua colaboração activa, apresentando sugestões e projectos para que a EXPOTEC, seja uma mostra de referência a nível nacional.A participação é gratuita e sujeita ao cumprimento do regulamento que se anexa, devendo para tal preencher a ficha de inscrição e enviá-la para a AIRV.

Vouzela - Investimento superior a 1 milhão e 600 mil euros


Executivo da Câmara Municipal de Vouzela

visita caminhos rurais do concelho

O executivo da Câmara Municipal de Vouzela e os Presidentes de Junta visitaram no passado dia 28 de Maio, os 17 caminhos rurais já executados e em execução em 11 freguesias do concelho.

No total, são mais de 40 km de caminhos construídos ou beneficiados, num investimento superior a 1 milhão e 600 mil euros, sendo comparticipados em 75% por fundos comunitários e os restantes 25% pela autarquia, através de protocolos assinados com as Juntas de Freguesia.

Durante a visita, Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, explicou que este investimento resultou de um conjunto de 17 candidaturas elaboradas pela autarquia e Juntas de Freguesia “e esta visita serve para mostrar o esforço que estas entidades estão a fazer no sentido de permitir mais e melhores acessibilidades às populações do concelho”.

Segundo o autarca, os caminhos irão permitir também que algumas aldeias que estavam isoladas passem a usufruir de melhores acessibilidades, que se criem mais possibilidades de expansão urbanística e que os proprietários de explorações agrícolas tenham novos acessos às suas propriedades.

Prevê-se que até dia 8 de Junho todos os caminhos estejam concluídos.

Roadshow GS1 System 2009

Acção de Formação “Roadshow GS1 System 2009”, integrada EXPOTEC’09 (Pavilhão Multiusos) em Viseu3 e 4 de Junho de 2009
As inscrições são gratuitas.


S. Pedro do Sul

Assembleia da República vota elevação de S. Pedro do Sul a Cidade


No próximo dia 12 de Junho (sexta-feira), o projecto-lei de elevação da Vila de S. Pedro do Sul a Cidade será votado em Plenário na Assembleia da República.

expovis

Estão abertas as inscrições para

as exposições de pintura

na Feira de s. Mateus, edição 2009.

Mais informações, contacte: www.expovis.pt

TERTÚLIAS


OLIMPÍADAS DA ASTRONOMIA PROCURAM MELHOR ALUNO DO PAÍS

Justificar completamenteNo início eram quase duas centenas de concorrentes. Agora estão reduzidos a dez. A final das Olimpíadas de Astronomia reúne os melhores alunos do país na vila onde morou Luís de Camões. Mariana Vargas concorre para revalidar o título.

Mobilizaram 183 alunos de 48 escolas do continente e ilhas, mas só dez conseguiram apurar-se para a final. O vencedor das Olimpíadas de Astronomia 2009, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, vai ser conhecido nos dias 5 e 6 de Junho na vila de Constância, em Santarém.

No ano em que se celebra o Ano Internacional da Astronomia, chegam à final de Constância, depois de nove provas regionais, dois alunos de Vila Praia de Âncora (Ancorensis - Cooperativa de Ensino), dois de Palmela (Colégio St. Peter's School) e ainda um estudante de cada uma das seguintes escolas: de Valadares (Escola Secundária Joaquim Ferreira Alves), Barcelos (Colégio Didálvi), Santa Cruz das Flores (Escola Básica e Secundária das Flores), Espinho (Escola Secundária Manuel Gomes Almeida), Maia (Escola Secundária da Maia) e Viseu (Escola Secundária Alves Martins).

A final da Olimpíadas de Astronomia começa no dia 5 de Junho (sexta-feira) às 14h30 no Centro Ciência Viva de Constância. Depois de um dia de provas, os vencedores serão conhecidos no dia 6 de Junho (sábado), logo a seguir ao almoço convívio, pelas 14 horas.

"Um dos grandes objectivos das Olimpíadas está relacionado com a divulgação desta ciência. Apesar de alguns temas de Astronomia integrarem o programa de várias disciplinas, tanto do ensino básico como do ensino secundário, a sua abordagem é muito descritiva. Com as Olimpíadas pretende-se que os alunos compreendam melhor o que está por trás das descrições que conhecem, as noções de Física, de Química e de Matemática com que os astrónomos profissionais trabalham", explica o coordenador das Olimpíadas da Astronomia, Pedro Gual.

Segundo o responsável, sempre existiu "um interesse muito particular" na Astronomia, mas o gosto pelas estrelas tem aumentado nos últimos anos, muito por culpa do programa Ciência Viva. "Com o lançamento do programa Ciência Viva, o número de equipamentos de observação astronómica aumentou bastante e lançou uma grande participação de alunos e professores em Clubes e Associações escolares de Astronomia. As Olimpíadas surgiram, assim, num contexto de grande expansão da Astronomia nas escolas", sublinha Pedro Gual.

Esta é a quarta edição das Olimpíadas da Astronomia em Portugal. Depois de finais disputadas em Faro, Lisboa e Aveiro, chega agora a vez de Constância acolher os melhores alunos de Astronomia em Portugal. No ano passado, a vencedora, Mariana Vargas, de Palmela (e que este ano tenta revalidar o título de melhor do país, pelo Colégio St. Peter's School) pôde acompanhar em Paris a abertura global do Ano Internacional da Astronomia, lado-a-lado com o coordenador nacional do AIA2009, João Fernandes.

Os três primeiros classificados das Olimpíadas da Astronomia serão premiados com cheques-oferta no valor de 1500, 1000 e 600 euros.

O Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) é coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Vila Nova de Paiva

Secretário de Estado da Justiça

inaugura Julgado de Paz

de Vila Nova de Paiva

O Município recebeu a visita de Sua Excelência, o Secretário de Estado da
Justiça, Dr. João Tiago Silveira, no passado dia 27 de Maio, para presidir à inauguração
do Julgado de Paz de Vila Nova de Paiva.
A instalação dos Julgados de Paz no Concelho, tinha sido oficializada através da
assinatura do Protocolo pelo Presidente do Município, Manuel Marques Custódio, em
Dezembro de 2007, no Ministério da Justiça. Um ano e meio depois, o Julgado de Paz é
já uma realidade e está pronto a iniciar a actividade com uma juíza de coordenação,
representação e gestão, a Dra. Elisa Flores, um Técnico de Apoio Administrativo e uma
Técnica de Atendimento.
A inauguração contou com a presença de inúmeras individualidades convidadas,
entre as quais destacamos o Governador Civil de Viseu, Dr. Acácio Pinto; o Presidente
do Conselho de Acompanhamento dos Julgados de Paz, Juíz Conselheiro Dr. Jaime
Cardona Ferreira; o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Henrique Morgado;
membros do executivo, Presidentes de Municípios vizinhos, Presidentes de Juntas de
Freguesia, dirigentes de associações concelhias, comunicação social, comitiva do
Secretário de Estado e demais entidades presentes.
À chegada, o Secretário de Estado, o Presidente do Município e o Governador
Civil de Viseu, cumprimentaram os presentes, assim como a Corporação de Bombeiros
Voluntários que se encontravam a fazer a Guarda de Honra.
Seguiu-se o descerrar da lápide, os discursos do Presidente do Município e do
Secretário de Estado da Justiça e uma visita guiada às instalações do Julgado de Paz.
A assinatura do Livro de Honra teve lugar no Salão Nobre da Câmara
Municipal.




sábado, 30 de maio de 2009

Paulo Portas em Nelas

«Já me declararam morto e enterrado,
mas ainda cá estou»
Vitor Constâncio, Jaime Silva e José Sócrates foram os alvos dos ataques de Nuno Melo e Paulo Portas em jantar comício
Sala cheia em Nelas para aquele que é o primeiro jantar desde o arranque oficial da campanha. Cerca de 200 pessoas vindas não só de Nelas, mas de toda a região das beiras, reuniram-se para ouvir Nuno Melo e Paulo Portas neste que foi uma espécie de resumo das intervenções da semana. Ambos falaram da crise, de reformas e subsídios, do BPN com ataque forte a Vitor Constâncio e ao PS, de Agricultura com um ataque porventura ainda mais cerrado a Jaime Silva, de Justiça, Educação, do primeiro-ministro e de sondagens.


«A crise é internacional, mas nem todos os países da UE reagem da mesma forma. E no fundo da tabela está o nosso país. Se isso acontece não é culpa dos trabalhadores, dos empresários, dos estudantes, é por culpa do Governo, do mau Governo. Por culpa de um Governo socialista que funciona cá como crise em cima da crise», disse Nuno Melo.

O cabeça de lista dos CDS recordou que Sócrates conseguiu a primeira maioria absoluta do PS «e agora, de peito feito, ainda se apresenta perante nós como representante de um Estado que não é pessoa de bem. Na propaganda o engenheiro Sócrates é bom. Agora menos, espero», continuou, recebendo dos apoiantes um forte aplauso.

«Estado é cego nos impostos»
Nuno Melo voltou a afirmar que o Estado «não deve ser cego nos impostos». «Não protege quem tem mais filhos. Mas para o rendimento mínimo garantido, já conta o número de filhos. E há muitos que não trabalham porque não querem. E porque é que não conta para quem está no desemprego, recebe subsídio, mas quer trabalhar? E quando marido e mulher estão no desemprego, por que é que não têm maior protecção do Estado», questionou Nuno Melo.
«A prioridade do Estado deve ir para quem trabalha, para quem trabalha e estuda, ou quem está desempregado e quer trabalhar, ou para as empresas que geram riqueza. Só no BPN investiu-se mais do que em 500 mil empresas que geram riqueza».

Jaime Silva, «a infelicidade» dos agricultores
«Quem vive da agricultura tem hoje uma infelicidade, chama-se Jaime Silva. Uns dizem que é ministro, mas os agricultores dizem que é o presidente da comissão liquidatária da agricultura em Portugal», disse Nuno Melo, que chamou «incompetente» a Jaime Silva «porque devolveu a Bruxelas milhões de euros em fundos. Estamos ricos, já se vê», ironizou.

Nova alusão ao caso BPN: «Houve pessoas que trabalharam uma vida inteira e meteram o dinheiro numa instituição que dizia banco e confiaram porque acharam que não iam ser roubados e tinham a protecção do Banco de Portugal. Hoje querem o seu dinheiro e não o têm», afirmou Nuno Melo.

Aliás, o deputado afirmou que «na rua, as pessoas fazem a ligação do CDS à comissão de inquérito ao BPN» e reconhecem o trabalho que tem sido feito.

«A isenção dos deputados do PS terminou no dia em que o CDS quis exigir responsabilidades de Vitor Constâncio e do Banco de Portugal», afirmou Nuno Melo sobre o facto de ter sido escolhido o dia 8 de Junho, o dia seguinte às eleições para a audição a Vitor Constâncio. Mas garante que «nem que seja sem dormir, nem que os festejos durem até muito tarde, lá estaremos com os documentos».

«Já dei para esse peditório
Sobre as sondagens, Nuno Melo e Paulo Portas são unânimes em desvalorizar os maus resultados. «Não houve uma única eleição em que eu tivesse participado em que as sondagens não tivessem apresentado para o CDS piores resultados do que os votos em urna. O CDS vai ter um grande resultado. Não desanimem. Peçam às pessoas que vão às urnas», pediu Nuno Melo.

Já Paulo Portas foi mais longe. «Já me declararam morto, enterrado com base em sondagens e eu ainda cá estou, diz Paulo Portas. Eu para esse peditório já dei. E eu ando na rua, não é como outros que andam com seguranças e rodeados de camaradas. Fazem discursos ao minuto com lugares contados, para ver se nada corre mal».
in Portugal Diário IOL

XI SLALOM - FIGUEIRA CASTELO RODRIGO

Num cenário de excepção, com a aldeia histórica de Castelo Rodrigo como pano de fundo, os melhores pilotos e os carros mais potentes vão discutir a vitória no XI Slalom de Castelo Rodrigo que o Clube Escape Livre organiza no fim-de-semana de 20 e 21 de Junho.


A única prova dupla do Troféu Nacional de Slalom e que simultaneamente inclui uma competição nocturna, prepara-se para receber os principais especialistas das perícias em Portugal.

No Sábado 20 de Junho a partir das 20 horas e no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem lugar a prova nocturna que todos os anos atrai milhares de espectadores que assistem à discussão dos primeiros lugares, num espectáculo único de emoção.


No Domingo à tarde a partir das 14 horas e em plena Av. Sá Carneiro a luta reacende-se para a segunda competição do troféu e que ditará o grande vencedor do Slalom de Castelo Rodrigo em 2009.



A apresentação da prova teve lugar nas modernas instalações da First Stop, Centro de Pneus de Ferreira e Ferreira na Guarda e Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, teve oportunidade de salientar que “apesar de o Slalom de Castelo Rodrigo ser a prova que obriga à realização de mais quilómetros para os pilotos que discutem os primeiros lugares e consequentemente acarreta mais despesas, estamos convictos que as suas características muito próprias, como a moldura humana, o programa social e a excelente organização partilhada com o Slalom Clube de Portugal, vão permitir a presença de todos os grandes nomes nacionais”.Já António Edmundo, Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo referiu durante o cocktail da apresentação que “vamos manter uma calorosa recepção a todos quantos nos vão visitar e estamos certos que a nossa paisagem, a nossa hospitalidade e a nossa gastronomia vão deixar todos com vontade de voltar”.António Alexandre, actual líder do troféu, Luis Delgado, Carlos Rosendo, Jorge Almeida, Tiago Mateus ou Vitor Viçoso são alguns dos nomes que podem lutar pela vitória em Figueira de Castelo Rodrigo.

Na apresentação foi ainda divulgado que o desafio para a Comunicação Social se mantém e os jornalistas que desejarem participar vão fazer a prova de Domingo ao lado de Artur Teixeira, piloto de Figueira de Castelo de Rodrigo considerado o mais espectacular dos últimos anos.

a isto se chama "estar com a bolha"

"Jogo da bolha"
rende um milhão
a falsos polícias

ANTÓNIO SOARES E NUNO SILVA in "JN"

Três indivíduos, de farda e encapuzados, munidos de metralhadoras e caçadeira, surpreendemcerca de 800 pessoas numa quinta em Gaia. Vítimas não se queixaram às autoridades.

Vestidos de polícias, encapuzados, com metralhadoras e caçadeira, três indivíduos surpreenderam cerca de 800 pessoas que, anteontem à noite, participavam no "jogo da bolha", numa quinta em Gaia. Assalto pode ter rendido até um milhão de euros.

Estava repleto o salão de festas da Quinta de S. Salvador, em Oliveira do Douro, Gaia. Eram cerca de 22.30 horas e ainda nem tinha começado o jantar. O ambiente estava animado e a esperança de multiplicação do dinheiro no auge quando os três assaltantes, que entraram nas instalações através da cozinha, apanharam tudo e todos de surpresa. "Mãos ao ar! Assalto!", terão gritado, para espanto geral.

Usando coletes e fardas com a inscrição "Polícia", semelhantes às do Corpo de Intervenção, o trio efectuou de imediato disparos de intimidação contra o tecto. Na mira das armas - duas metralhadoras Uzi e uma "shotgun" (caçadeira) - os participantes do "jogo da bolha" e os vários funcionários foram obrigados a deitar-se no chão e a não oferecer resistência. Houve quem conseguisse correr pela porta fora, em pânico. Um dos presentes ficou, então, incumbido de recolher, pelas mesas, os envelopes com o dinheiro que seria investido no jogo.

"Vi o pessoal todo aninhado e com as mãos atrás da cabeça. Quando ouvi gritos escondi-me debaixo da banca. Só rezava", contou, ao JN, Rosa Carvalho, uma funcionária, que na altura do assalto estava num anexo do restaurante a lavar pratos. "Peguei no telemóvel para tentar ligar a um responsável da quinta e chamar a Polícia, mas um dos assaltantes viu-me e retirou-mo. Ouvi pessoas a dizer: 'Lá se foram os envelopes", adiantou.

No meio da confusão, um dos funcionários foi agredido a pontapé e teve de receber tratamento hospitalar a ferimentos ligeiros. Houve também alguns danos em mesas e louça estilhaçada. O INEM foi ao local, uma vez que algumas das pessoas ameaçadas sentiram-se mal. A investida terá durado entre cinco e dez minutos e, no final, segundo o JN apurou, o trio ainda desejou "boa noite e bom jantar" aos participantes.

O JN tentou ouvir algum responsável pela Quinta de S. Salvador, mas a única resposta obtida foi: "Não há declarações a dar". De resto, naquelas instalações, o dia de ontem correu dentro da normalidade. De acordo com vizinhos, que apenas se aperceberam do que tinha acontecido após a chegada de várias viaturas policiais, a noite de anteontem foi bastante concorrida na quinta. "As ruas à volta estavam cheias de carros de boas marcas. Era só carros a chegar. Aquilo parecia uma excursão a Fátima", comentou um dos moradores, sublinhando que aquele cenário é recorrente. Houve quem visse, logo a seguir ao assalto, "pessoas atrapalhadas" a meterem-se nas viaturas.

O montante arrecadado pelos assaltantes, que terão fugido numa viatura, não poderá ser calculado com rigor, mas as autoridades apontavam para centenas de milhares de euros, eventualmente a rondar o milhão. O facto de as vítimas não terem formalizado queixa, dada a clandestinidade do jogo, dificulta as investigações. Os lesados nem esperaram pela chegada dos polícias, abandonado apressadamente o local. A PSP limitou-se a identificar os funcionários.

Tendo em conta que, alegadamente, o mínimo de dinheiro a investir seria de dez mil euros por pessoa e de, na semana passada, terem sido distribuídos pelos jogadores cerca de 950 mil euros, tudo aponta para um roubo milionário. A Polícia Judiciária suspeita que a investida foi preparada ao pormenor por indivíduos que conheciam bem os meandros do "jogo da bolha" e que até já terão participado em eventos do género.
ver também artigo publicado no DN "Jogo da bolha" já movimenta milhões"

CITY.COME - o desfile "Estrelas da Moda"

Mais uma vez a noite foi de grande animação no já nosso conhecido "CITY.COME"
Desta feita, e para dar início ao ciclo de noites animadas "Summer in the City", a nossa amiga Isabel, proprietária das "Estrelas da Moda", preparou um desfile com os seus pupilos com o apoio da marca PAUTÓNIA.
Foram momentos divertidíssimos que as "pequenas (grandes) estrelas da moda" ofereceram ao imenso público que fez questão de não faltar.

O MadeinViseu esteve lá para capturar o momento:

















































































CITY.COME - a festa continua



A festa no CITY.COME continuou, e ficou a cargo dos promotores do CITY que apresentaram mais um desfile de moda, em parceria com algumas lojas da cidade de Viseu.
As modelos eram lindíssimas e os vestidos maravilhosos, provando que Viseu tem bom gosto no que respeita ao vestir.
Para aqueles que faltaram ao evento, ficam aqui alguns recortes fotográficos… para mais tarde recordar…
























































ILUSTRES DO CDS no CITY


Ainda a noite era uma criança, eis que somos contemplados com a presença de Hélder Amaral, candidato à CMV pelo partido CDS, acompanhado, ou melhor, muito bem acompanhado, pelo resto da comitiva CDS, incluindo Nuno Melo, o candidato por este Partido às EUROPEIAS.
Parece que o Sr. Paulo Portas preferiu ficar a descansar no hotel e optou por não acompanhar este pessoa,l até ao CITY.COME, e que, sejamos francos, são muito bem dispostos e não se importam de andar misturados com o “povão” e beber um fininho bem fresquinho, tirado pela Patrícia, como manda a “lei da sapatilha”.
O Hélder Amaral é um rapaz de nível e, apesar da “setinha para baixo” que o MadeinViseu lhe deu na edição deste mês, foi com bastante simpatia que acedeu ser fotografado, com o resto da sua comitiva, para o MiV.
Verdade seja dita: os rapazes têm muito bom aspecto, e a Srª Professora os olhos mais lindos do CDS.


quinta-feira, 28 de maio de 2009

MiV - edição de 28 de Maio







edição de 28 de maio



















MiV - edição de 28 de Maio











MiV - edição de 28 de Maio
















MiV - edição de 28 de Maio




MiV - edição de 28 de Maio




MiV - edição de 28 de Maio











MiV - edição de 28 de Maio