quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ecopista do Dão


Assinado o Protocolo da ECOPISTA do Dão entre Viseu, Tondela e Stª Comba Dão



Hoje, dia 11 de Novembro, foi assinado o protocolo entre as Câmaras de Viseu, Tondela e Stª Comba Dão para o projecto da ECOPISTA do Dão.
O solar do Dão foi o palco escolhido para o momento das assinaturas protocolares e que apartir de hoje oficializam a aliança "verde" criada entre as autarquias intervenientes.

Com um investimento a rondar os 5 milhões de euros (3 milhões financiados pelo QREN e 2 milhões a dividir pelos 3 municípios), a Ecopista do Dão é um projecto que contempla a criaçao da maior ecopista do país, com cerca de 52 km e que será dotada com o melhor piso, o melhor equipamento, o melhor mobiliário urbano e a melhor recuperação do edificado.

A antiga linha ferroviária do Dão, agora convertida num espaço destinado a rotas de passeio não motorizado, de lazer, de desporto e de contacto com a Natureza, irá reaproximar os concelhos de Viseu, Tondela e Stª Comba que outrora se ligaram pelo combóio.


Para Carlos Marta, Presidente do Município de Tondela, este é um investimento de que todos se podem orgulhar "um empreendimento amigo do ambiente e que justifica o esforço intermunicipal".


João Lourenço, Presidente da Câmara de Stª Comba Dão também se mostrou visivelmente satisfeito com a assinatura do protocolo "é um sonho tornado realidade, e é um grande orgulho estar ligado a dois grandes municípios como são o de Viseu e o de Tondela".


O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas garante que" este projecto só pode ser positivo".

A obra deverá estar concluída dentro de mais ou menos 7 meses.



NOTA:
É de salientar que o grande impulsionador dos projectos de ecopista é a REFER, através do seu Plano estratégico de Ecopistas em Portugal (clicar).

Sem comentários: