segunda-feira, 17 de novembro de 2008

restaurante para os mais necessitados


Ruas vai criar restaurante para servir refeições aos mais necessitados

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, está a trabalhar para criar um restaurante social na cidade, que numa primeira fase poderá servir 50 refeições diárias às pessoas mais necessitadas, preferencialmente do concelho de Viseu.
"Já tive a certeza de que podemos fornecer refeições, só estamos ainda a definir o local da cidade onde elas vão ser servidas", explicou o autarca, que segue assim os passos do congénere de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, que tem fornecido refeições à popução mais carenciada do concelho.
"É um tipo de resposta em que não pensávamos há uns tempos, mas vamos ter que envolver-nos cada vez mais nestas questões da política social", sublinhou Ruas, que na qualidade de presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exortou ao governo para acelerar a transferência de competências na área da acção social, tendo em conta a crise generalizada que atravessa o país e as famílias portuguesas.
O autarca explicou que as câmaras queriam ter "meios para poderem dar resposta a situações de carência", porque ainda que eles sejam usados pelo governo, acabam por "dar respostas nacionais a problemas locais".
"E essa era um resposta que podia e devia ser localizada, de acordo com a análise de cada uma das situações em causa", defendeu Ruas.
A população residente no concelho de Viseu anda próxima das 100 mil pessoas. O crescimento tem sido de 10 mil pessoas, em média, em cada 10 anos.


in JN (RUI BONDOSO, COM LUSA)

Sem comentários: