sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ADRL vs ADDLAP

Associações às turras por causa de projectos financiados pela Europa
Por: RUI BONDOSO in "JN"
O desentendimento entre duas associações de desenvolvimento rural, quanto ao território que cada uma pretendia administrar para a implementação de projectos financiados por dinheiros comunitários, pode ter feito ir por água abaixo pelo menos 3,5 milhões de euros.
A Associação de Desenvolvimento Regional de Lafões (ADRL) queria gerir a área dos três concelhos lafonenses (Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela), e avançou sozinha com uma candidatura para o seu território.
O mesmo fez a Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), que integra também aqueles três municípios, mais Viseu e Vila Nova de Paiva.Porém, a sobreposição de território foi chumbada pela administração do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), que já avisou as duas associações que têm de entender-se. Sob pena de uma das candidaturas ficar pelo caminho.
E ficando, perde-se 3,5 milhões, valor que cada projecto tem direito à cabeça."Se houver mais do que uma candidatura para a região de Lafões, será ponderada a qualidade de cada uma, sendo seleccionada a melhor", avisam os gestores do PRODER.
Desde Julho de 2008 que a ADRL e a ADDLAP tentam um acordo. Tiveram várias reuniões, mas nunca conseguiram.
Maria do Carmo Bica, presidente da ADRL lamenta. "Propusemos várias soluções, mas não houve entendimento", desabafa Carmo Bica.
O JN tentou mas não conseguiu falar com nenhum responsável da ADDLAP.

Sem comentários: