terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CMV distinguida

Câmara entre as melhores para trabalhar

Por: TERESA CARDOSO in "JN"
A Câmara de Viseu foi distinguida, num estudo da Exame/H&S,como uma das melhores pequenas e médias empresas para trabalhar em Portugal. É a única autarquia que integra o lote das mais reconhecidas pelos colaboradores.

Posicionada na 26ª posição, num lote de 47 pequenas e médias empresas (PME), a autarquia viseense - a única autarquia a figurar no leque conhecido - obteve uma pontuação de 69,67% no índice de satisfação dos seus funcionários.

Preenchidos de "forma anónima", os inquéritos foram distribuídos e respondidos por 525 dos 650 trabalhadores efectivos da autarquia. As opiniões expressas pelas funcionários municipais, administrativos e de exterior, sobre temas tão diversos como transmissão de informação, relação com a chefia e aposta na formação e investimento em acções de responsabilidade social, permitiram à Exame extrapolar o grau de satisfação do colectivo.

Este ano, pela primeira vez, o estudo da revista Exame, desenvolvido em parceria com a Heidrick & Struggles, definiu dois rankings: as melhores grandes empresas para trabalhar, e as melhores PME para trabalhar.

O primeiro é liderado, pelo quarto ano consecutivo, pela multinacional americana Microsoft, com uma pontuação de 85,31%. O segundo, elege, ex-aequo, a Gelpeixe e a Penha Longa Hotel com 79,27 %.

A escolha da melhor empresa para trabalhar, que este ano registou "uma das maiores adesões de sempre", com mais de mil participantes, foi feita a partir da avaliação individual do nível médio de satisfação dos colaboradores das organizações.

Fernando Ruas, presidente da CMV, realça, entre outros aspectos que terão concorrido para a posição no ranking, o excelente relacionamento entre todo o pessoal de um "dos maiores empregadores" do concelho de Viseu. A informatização dos serviços, as acções de formação, o tratamento "quase familiar" entre chefias e subordinados e os apoios sociais disponíveis terão pesado na avaliação favorável.

Sem comentários: