terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

corrida à Ecopista





Oito para construir ecopista do Dão





Por: RUI BONDOSO in "JN"
Oito empresas candidataram-se à construção da Ecopista do Dão, uma das maiores do país, com 56 quilómetros, entre Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Vai custar cinco milhões de euros e deverá começar dentro de dois meses.


Se não houver atrasos, a Ecopista do Dão começará a ser construída em Abril e, seis meses depois, deverá estar pronta para ser inaugurada pelas três autarquias atravessadas pela infra-estrutura: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Oito empresas candidataram-se à obra, que tem um custo base de 4,940 milhões de euros. Os valores das propostas apresentadas oscilaram entre os 4,488 e os 6,467 milhões de euros.

"Tendo em conta os prazos legais - análises das propostas, audição dos concorrentes, visto de Tribunal de Contas e adjudicação da obra - estima-se que dentro de dois meses seja possível ver as máquinas a trabalhar no traçado da antiga linha ferroviária do Dão", afirma João Lourenço, presidente da Câmara de Santa Comba Dão.

O projecto vai ser financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em cerca de três milhões de euros. Os dois milhões restantes serão divididos pelos três municípios envolvidos, em função dos quilómetros de ecopista que atravessam o respectivo concelho.

Sete quilómetros da infra-estrutura, entre Vildemoinhos e Figueiró, no município de Viseu, estão já construídos e a ser fruídos pela população. Mas na área deste concelho, faltam ainda ser edificados mais 18 quilómetros, até Farminhão.

A ecopista entra depois em Tondela, onde se desenvolverá por 22 quilómetros, seguindo então por Santa Comba Dão, que disporá de nove quilómetros.

Nesta primeira fase de construção, ficará de fora a recuperação do edificado existente ao longo da desactivada linha ferroviária, designadamente as antigas estações e apeadeiros.

Estes trabalhos vão ser alvo de uma candidatura à parte e estão orçados em cerca de 600 mil euros.

"Vamos esperar um tempo e depois apresentar uma candidatura destas obras a outros fundos comunitários", explica o autarca de Santa Comba Dão.

Sem comentários: