sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Todo Terreno na Festa do Bucho e Outros Sabores





O Bucho pertence à gastronomia típica da Região Raiana, da Beira Alta. Por isso, são múltiplos os encontros de amigos que, após a época da «Matança do Porco», se reúnem, nas várias Freguesias do Concelho de Almeida, para confraternizar em torno de tão apreciada iguaria. A freguesia de Freineda não foge à regra e em 2005, por proposta do presidente da Associação Desportiva Social e Cultural Freinedense, Prof. José Ferreira, a Junta de Freguesia oficializou este convívio através de uma Festa Gastronómica promotora da economia local e regional.
Depois desta primeira experiência e já com diversos apoios entre eles o da Câmara Municipal de Almeida surge a primeira Festa do Bucho e Outros Sabores. O sucesso continuou e no próximo dia 15 de Março, no Largo de Feira de Santa Eufémia, em Freineda, num espaço onde a natureza e património arquitectónico (Sacro e laico) se encontram de forma harmoniosa, vai decorrer a 4ª edição.
Segundo Miguel Simões, Secretário da Junta de Freineda, “para além do almoço do Bucho, momento alto do dia, nos alpendres da feira vão estar mostras de artesanato e de prova de enchidos locais”. Acrescentando “novidade é a realização do passeio todo terreno da Festa do Bucho que vai ligar, por fora de estrada, a aldeia histórica de Castelo Mendo e a Freineda e para a qual contamos com o apoio técnico do Clube Escape Livre”.
Do programa elaborado e para além do passeio todo terreno com início em Castelo Mendo pelas 9:30 h de Domingo, 15 de Março, antecedido de um pequeno-almoço regional de realçar as actividades de animação com o Grupo de Pifaradas e Zambuadas dos Pastores de Unhais da Serra e a actuação do Grupo de Cordas de Vilar Formoso previstas para o Largo da Feira em Freineda.

Sem comentários: