(enviado por mail)
A Maitê Proença - Santa Ignorância
Cara Senhora,
Se a sua intenção foi ridicularizar Portugal e o Povo Português, deixe-me avisá-la que somente se ridicularizou a si mesma, revelando a sua ignorância e falta de civismo, passando uma péssima imagem da sua personalidade e até, infelizmente, do seu país.
Os Portugueses e alguns Brasileiros, devo dizê-lo, estão chocados !!
Eu confesso que, para mim, a Maitê Proença nunca foi nada mais do que uma cara agradável. Nem sequer boa actriz a considero e muito menos, escritora.
Acredito no entanto que, tanta droga, tanta vaidade, tanta plástica e colagénio a tenham atrofiado ao longo dos anos e deixado sem tempo para se instruir e cultivar, mas nunca é tarde e uma das qualidades dos Portugueses é também a generosidade, por isso partilho aqui um pequeno resumo da informação que poderia ter pesquisado com extrema facilidade antes de fazer aquela suposta "reportagem". Informação essa, que até a minha pequena de 11 anos faria com melhor qualidade e preparação...mas claro, nós sabemos utilizar a internet e os computadores, e até, os "mouse", que em Português corrente, se diz "rato".
"Sintra que é uma Vilasinha perto de Lisboa" - Cara Senhora, Sintra é uma Vila lindíssima, riquíssima em património e para sua informação, Património Mundial da UNESCO. Revelador é que no meio de tanta beleza, de tanto património, de tantos monumentos, de tanta cultura, a única coisa que tenha reparado e destacado em Sintra tenha sido seja o três invertido!!!!
"O três invertido" que menciona está colocado num edifício centenário e que, por norma é colocado assim, ou por questões esotéricas, que nós respeitamos, ou para identificação de famílias pertencentes à Maçonaria. Não vou explicar o que é Maçonaria, pois estou certa que seria informação a mais para essa sua cabecinha loira, mas posso garantir que entre outros adjectivos alguns dos que representam a Maçonaria é a Educação, Inteligência e Cultura .
"Borrada" do Tejo - O Tejo é um rio e como quase todos os rios e em toda a parte do mundo, até mesmo no Brasil, desagua no mar. Não "tá no mar", nem "é o mar"!
Salazar - António de Oliveira Salazar foi um ditador sim, que governou quase 40 anos. Não "mais de 20" e mal ou bem, ditador , em 40 anos deixou obra feita, é portanto legitimo, que em votação livre tenha sido elegido como o Grande Português. Concordemos ou não com essa decisão, a mesma foi tomada democraticamente.
"Camões já não está mais enterrado aí, porque não gostou, por problemas e então saiu" - Esta nem merece comentários!!!! É quase infantil.... Ou será que confundiu o grande Poeta Camões com a escrita paranormal do Paulo Coelho??? Luis Vaz Camões e Fernando Pessoa são dois grandes Poetas Nacionais que merecem todo o respeito de qualquer cidadão. Seja civilizada!
A sua imitação da Língua Portuguesa,(sua lingua mãe) foi, como não poderia deixar de ser, fraquissima e lamentável! A Língua Portuguesa é das mais antigas e riquíssimas do mundo. Falada e escrita em muitos Países. O seu Português, no entanto, enrolado e arranhado, que nem bom Brasileiro é, traiu-a várias vezes no tipo de linguagem e construção de frases que utilizou nesta pseudo reportagem.
Diz-nos agora que nunca quis gozar com Portugal, mas o cinismo foi tanto que assumiu que não poderia contar o episódio do Hotel senão nas "costas" da Equipa Portuguesa....muito revelador do seu carácter....que dizermos então da marca dos brasileiros? Favelas, Criminalidade, Exploração infantil?
Você é que me saiu uma boa capivara....Nem todos os Portugueses saberão o que é um "mouse" (tradução - rato), admito, mas generosos, voluntariosos, hospitaleiros, cheios de vontade de ajudar, foram!!! Mas...."o Português é assim esquisito", não é?
Agora a "gota de água" (neste caso, cuspo) foi mesmo a sua falta de civismo e de educação quando cuspiu na fonte de um monumento nacional, na água de um mosteiro. Que vergonha!!!
Aqui não há beleza que a desculpe. A falta de civismo é altamente lamentável e condenável. A educação é algo que revela a nobreza de personalidade e de carácter, e no seu caso, é medonha!
As restantes colegas, participantes do Programa Saia Justa”, no canal GNT acabam a rir. Não se percebe muito bem de quem ou de quê. Terão rido da sua ignorância, da sua descompostura??? Não sei, mas de qualquer modo, nada neste vídeo nos parece correcto.
A burrice até desculpo, a má educação e falta de civismo nem tanto, mas que estamos perante um grave incidente diplomático, estamos! Não volte a Portugal Maitê! Nem precisa de vender o seu livro aqui na "terrinha". Nem volte a dizer que ama Portugal e que somos irmãos, porque tudo o que vier de si só ofenderá este grande País e a si, só ridicularizará ainda mais.
As últimas noticias a que tenho acesso neste momento sobre este triste episódio são as de que a Maitê Proença recusou até ao momento apresentar um pedido de desculpas pelo incidente e declarou no seu twitter que «a verdadeira sabedoria está em saber rir de si».«Que chato o pessoal que não sabe lidar bem com o humor», desabafa.
Minha Senhora, o que fez naquele video de saia justa não foi Humor! Foi sátira! Sátira a uma Nação, a um Povo, ao Português, aos Monumentos Nacionais, aos Poetas Portugueses. O que fez foi humilhar-se e expor a sua estupidez.
Já que gosta de frases feitas, digo-lhe com toda a sinceridade que a arrogância e a falta de humildade são sempre companheiras da ignorãncia e da mesquinhez. E já que fala em humor, vou contar-lhe um segredo: Sei que há muitas anedotas sobre Portugueses no Brasil, mas posso garantir que a Maitê Proença já virou anedota em Portugal.
Nota:
aconselhamos a todos assinar as petições que estão a decorrer, ou a assinar a carta que se prepara para o Senhor Embaixador do Brasil em Portugal, ou tão simplesmente, ignorar esta pseudo qualquer coisa de nome Maitê....
Sem comentários:
Enviar um comentário