quinta-feira, 23 de julho de 2009

Médicos condenados por homicídio recorrem da sentença


O Hospital de S. Teotónio, de Viseu, anunciou hoje, quinta-feira, que os médicos condenados pelo crime de homicídio por negligência de uma idosa em 2001, com uma hérnia crural estrangulada na coxa, já recorreram da decisão.


A edição de hoje do Jornal de Notícias avança que o Tribunal Judicial de Viseu condenou, no passado dia 02 de Julho, dois cirurgiões - Alexandre Ribeiro, actual presidente do conselho de administração do hospital, e José António da Silva Morais e Castro - a uma pena de seis meses de prisão, substituída por multa de 25 mil euros cada um.
Em comunicado, o conselho de administração do Hospital de S. Teotónio, EPE refere que "os dois médicos visados já recorreram da sentença para o Tribunal da Relação de Coimbra".
Segundo o JN, o hospital "foi também condenado a pagar 16 mil euros de indemnização à filha da vítima e assistente no processo, Maria das Dores de Jesus Almeida, por danos não patrimoniais pela morte da mãe e pelo sofrimento da sua perda. A família pedia 20.666 euros".
"Também o hospital, no que diz respeito à indemnização civil, recorreu para o tribunal superior", avança o comunicado.
"O processo continua assim no sistema judicial, aguardando o hospital a sua conclusão definitiva", acrescenta.
O JN refere que "o Tribunal Judicial de Viseu considerou que os dois médicos, em serviço na urgência hospitalar a 19 de Julho de 2001, erraram no diagnóstico a Maria de Jesus Almeida", de 76 anos, que acabou por morrer "depois de ter ido três vezes à urgência num curto espaço de tempo", entre 16 e 21 de Julho, "e de ter passado pelas mãos de oito clínicos".
"O Ministério Público tinha deduzido acusação inicial contra oito médicos: sete do Hospital de S. Teotónio e um do Centro de Saúde 3, em Jugueiros. Mas apenas quatro foram a julgamento acusados, individualmente, de um crime de homicídio por negligência", explica, acrescentando que tribunal absolveu os outros clínicos indiciados.

in "JN"

Sem comentários: