segunda-feira, 27 de julho de 2009

Viseu vai inaugurar duas unidades de saúde familiar

O concelho de Viseu vai ter mais duas novas unidades de saúde familiar (USF), que abrem portas terça e quinta-feira, informou hoje o director executivo do Agrupamento de Saúde Dão Lafões 1.

José Carlos Almeida explicou que o concelho de Viseu “passa assim a ter cinco unidades de saúde familiar, para além das duas unidades de cuidados de saúde personalizados já em funcionamento”.
Na terça-feira abre a USF Viseu Cidade, que funcionará no Centro de Saúde 1, enquanto que na quinta-feira entrará em funcionamento a USF Lusitânia, no Centro de Saúde de Viseu 2.
O director executivo do Agrupamento de Saúde Dão Lafões 1 realça o facto de “com esta reorganização todos os utentes terem médico de família”.
“Os utentes têm confiança na equipa médica, que dá sempre resposta de forma programada, evitando que se levantem de madrugada para marcar vez”, esclareceu, frisando ainda que o tempo de espera pela consulta marcada é muito menor.
A USF Viseu Cidade, coordenada por Carlos Manuel da Costa, integra dez médicos, dez enfermeiros e oito administrativos, e servirá um número de utentes estimado em cerca de 18.000.
Funcionará em espaços físicos diferentes, com três pólos assistenciais: no Centro de Saúde Viseu 1 e nas extensões de saúde de Bodiosa e Lordosa.
Na sede, funcionará entre as 08:00 e as 20:00, em dias úteis. Nas extensões, funcionará das 08:00 às 16:30, de segunda a quinta-feira, e das 08:00 às 12:00 à sexta-feira.
A USF Lusitânia tem como coordenador Fernando Marques Andrade e é constituída por nove médicos, nove enfermeiros e seis administrativos.
Aberta entre as 08:00 e as 20:00 nos dias úteis, servirá uma população de 16.700 utentes, “número que representa um ganho de mais 300 utentes que estavam sem médico de família”.
Nestas novas USF, “médicos e enfermeiros disponibilizarão períodos do seu horário para consulta aberta e programada, visitas domiciliárias, atendimento telefónico, vacinação e actividades não assistenciais”.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: