quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

é um "entra e sai" na DREC

Directora regional sai ao fim de uma semana de serviço

por AMADEU ARAÚJO in "DN"

A Directora regional de educação do Centro, Beatriz Proença, iniciou funções no passado dia 2 de Dezembro e cessou-as ontem, depois de divergências com o Ministério da Educação (ME) em torno da nomeação dos seus adjuntos.

Em causa estará a imposição de dois adjuntos que a nova directora recusou. Mas ainda ontem, em comunicado, o Ministério da Educação, garantiu que Beatriz Proença nunca chegou a ser nomeada directora regional da educação do Centro (DREC), por ter sido detectada uma incompatibilidade". Isto alegadamente devido ao facto de Beatriz Proença ter desempenhado as funções de delegada regional do Centro da Inspecção-Geral de Educação. A responsável esteve colocada neste organismo nos últimos 20 anos.

Mas para Francisco Almeida, da Fenprof (Federação Nacional de Professores), o argumento usado pelo Ministério da Educação é "uma desculpa mal amanhada", já que o actual secretário de Estado da Educação, Alexandre Ventura, tem a mesma incompatibilidade, uma vez que também ele trabalhou em tempos na Inspecção-Geral de Educação.

Por outro lado, fonte ligada ao processo referiu ao DN que ao contrário do que alegou ontem o gabinete de comunicação do Ministério, a directora demissionária chegou a ocupar o seu gabinete na direcção regional e esteve mesmo reunida com colaboradores.

Além disso, ontem ainda era visível uma mensagem de apresentação de Beatriz Proença no site da direcção regional de educação do Centro.

Na mensagem online de boas vindas, a agora ex-directora saudava "todos os intervenientes no processo educativo" e prometia ainda tudo fazer para contribuir para a "melhoria dos resultados escolares e a erradicação do abandono" na região.

Beatriz Proença, que sucedeu na DREC a Engrácia Castro, sai do cargo que ocupou durante uma semana por causa de divergências com o Ministério da Educação em torno da constituição da nova equipa, que já estaria escolhida ", disse ao DN fonte ligada do processo.

Os nomes dos dois adjuntos, Helena Libório ( que já ocupava semelhante cargo na direcção regional de educação do Centro) e de Alcídio Faustino (que já foi o coordenador educativo distrital), "não terão sido aceites por Beatriz Proença que queria ter liberdade para escolher a sua equipa , sem critérios políticos", garante a mesma fonte. "


Sem comentários: