quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Venha tomar café connosco




Ciclo de exposições IPV “Venha tomar café connosco”

CARLOS GODINHO “VISÕES”


O Instituto Politécnico de Viseu inaugura amanhã, dia 4 de Dezembro, sexta-feira, pelas 14 horas, as “Visões” de Carlos Godinho, uma Exposição de Pintura da autoria deste artista plástico.

Carlos Godinho considera que a pintura a óleo deixa antever “uma forma diferente de olhar a cor dos espaços que se podem contemplar. Cada traço pode ser olhado de múltiplas formas. Assim, cada quadro é o despertar para uma realidade de descobertas para além do consciente. A luz, a forma e a cor transportam-nos para um número (in)finito de construções que apenas cada um pode percepcionar. Em cada ponto visionamos um equilíbrio expresso nos modelos. Aqui não temos que olhar o que nos é comum, mas o que nos conduz a uma visão mais lata de tudo quanto nos rodeia. Cada pintura é mais do que aquilo que conseguimos fotografar. É aquilo que nós queremos em cada momento. É o que se pode ver naquilo que cada tela apresenta”.

Esta exposição encerra o Ciclo de Exposições IPV venha tomar café connosco referente ao ano de 2009, e estará patente ao público até meados de Janeiro de 2010.

O Foyer da Aula Magna do Politécnico de Viseu abre assim uma vez mais as portas a todos quantos queiram apreciar a exposição e saborear um café.

Venha tomar café connosco.

Estamos à sua espera.

QUEM

É

QUEM
Nome: Carlos Godinho

Naturalidade: Estremoz - S. Lourenço de Mamporcão

Dados Académicos: Licenciado em Educação Visual, pela Escola Superior de Educação de Portalegre (E.S.E.P.). Frequentou a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e é Mestre em Sociologia pela Universidade de Évora.

Actividades: Tem dedicado parte do seu tempo à pintura de cartazes e catálogos, à ilustração de capas de livros e a um bom número de colaborações jornalísticas e radiofónicas.

Exposições: Participou em inúmeros exposições colectivas e individuais, de norte a sul de Portugal, bem como no Estrangeiro. Está representado em diversas colecções nacionais e estrangeiras. Os seus trabalhos encontram-se expostos em organizações institucionais, públicas (museus, bancos, câmara municipais e institutos públicos) e particulares.

2005 - "Aqui, pelo Sonho é que Vamos”, na qual pintou poemas de Sebastião da Gama.
2007 - “Los juegos míticos del pensamiento”, que promoveu em Mérida (Espanha)
2008 - “Concorso Internacional di Pittura Figurativa Contemporanea” promovida pela Fundazione Alfredo D`Andrade - Museu Centri-Studi (Torino,Itália); “Seconda edizione della rassegna internazionale di arte contemporanea del formato 20x20” ( Napoli, Itália), “MOSTRA TRAJECTOS” na Casa de Portugal (São Paulo, Brasil); e “MOSTRA BRASIL-JAPÃO - comemoração do centenário” promovida pela Nichiyu International - (Nagoya, Japão).
2009 - presença na exposição "Donna... tra sacro e profano - ISCRIZIONI CHIUSE" - Mostra Internazionale d'Arte Contemporanea da Civica (Enna, Itália); pintou poemas de António Simões, do Livro “Minha Mãe Amassa o Pão"; presença na III Bienal do Porto Santo, participa na exposição de lançamento de Cáceres capital da Cultura 2016, Exposicion Artistas Plásticos de la Raya III, em Cáceres e no Encontrartes numa mostra de artistas surrealistas portugueses.

Sem comentários: