O Mercado das Aldeias constituirá um ponto de encontro regular entre as populações das várias aldeias da serra (muitas das quais não se conhecem ou não se vêem há muitos anos) e um pólo de atracção turística adicional, diversificando cada vez mais a oferta de eventos nas aldeias e dando oportunidade a cada uma delas de mostra a quem vem de fora o melhor de si, dos seus produtos e da sua hospitalidade, talvez simples mas definitivamente autêntica.
Este Mercado realizar-se-á uma vez por mês, da Primavera ao Outono, uma aldeia diferente do maciço da Gralheira acolherá um mercado onde os produtores serranos terão oportunidade de vender os seus produtos agrícolas, enchidos, doçaria tradicional, artesanato, etc., em simultâneo com um conjunto de actividades paralelas como música tradicional ao vivo, oficinas de saberes tradicionais, provas gastronómicas, passeios pedestres e entre outras.
Esta é mais uma organização do Projecto Criar Raízes e do Município de S. Pedro do Sul, numa lógica de desenvolvimento dos locais mais sujeitos a desertificação, potenciando os milhares de aquistas que todos os anos passam pelas maiores Termas do país.
O Mercado tem o programa que se anexa, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Manhouce; Associação Juvenil de Manhouce; e Ditoso Saber, Associação Cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário