terça-feira, 27 de abril de 2010

Mesão Frio - actividade literária

Mesão Frio festeja Dia Mundial do Livro

No passado dia 23 de Abril, a equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, com a colaboração da Biblioteca Itinerante da Autarquia, deslocou-se às Escolas de Ensino Básico e Jardins-de-infância do Concelho, para comemorar o Dia Mundial do Livro. A actividade compreendeu a leitura de histórias às crianças. A história do João Ratão foi motivo para uma manhã de intensa animação para a pequenada.


A comemoração do Dia Mundial do Livro existe desde 1996, por decisão da UNESCO. A escolha do dia 23 de Abril para a comemoração desta celebração advém do facto de, neste dia, se comemorarem as efemérides de escritores como Cervantes e Shakespeare, importantes vultos da literatura mundial.

Por curiosidade, a ideia desta comemoração teve origem na Catalunha, Espanha, que celebra o dia de S. Jorge, onde existe a tradição da oferta de uma rosa a quem comprar um livro, combinando o religioso e a cultura: a rosa representa o amor e o livro a cultura. Recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países.


“Um encontro, um escritor” com Helena Magalhães

Uma vez mais, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio promoveu a iniciativa que vem desenvolvendo ao longo do ano. “Um encontro, um escritor” tem sido o lema, no decorrer do ano lectivo, do Agrupamento, para a promoção de hábitos de leitura junto dos seus alunos e, de alguma forma, uma medida de combate ao insucesso escolar. Desta feita, os alunos do pré-escolar do Concelho visitaram a Escola EB 2,3/ S Prof. António da Natividade para conhecerem a escritora, reguense, Helena Magalhães.


Helena Magalhães é natural de Godim, Peso da Régua e leccionou Educação Visual e EVT, tendo trabalhado como Animadora Cultural em diversas IPSS’s. Foi ainda cronista do jornal “O Arrais” e apresentou, em Mesão Frio, o seu mais recente livro, “A Maça de Bravo de Esmolfe e a Lagarta Jeremias”. Para a escritora, as crianças dos Jardins de Infância prepararam a encenação da história “Joana e o seu amiguinho”, do livro “A Cidade de vidro”, de sua autoria.

Sem comentários: