terça-feira, 27 de abril de 2010

Município de Vouzela procede à desmatação e limpeza da floresta


Trabalhos decorrem no Monte da Sr.ª do Castelo e na Penoita



O Município de Vouzela tem estado a proceder à desmatação, desrama e limpeza de vários hectares de floresta no concelho.

Os trabalhos estão a decorrer em dois núcleos, um na Serra da Penoita, em Covas, freguesia de Fornelo do Monte, abrangendo uma área de 6,3 hectares, e o outro no Monte da Srª do Castelo, em Vouzela, numa área de 9,4 hectares.

Esta acção decorre no âmbito da Rede de Salvaguarda do Território Florestal, um projecto financiado pela EEA Grants, que engloba os municípios de Vouzela, Figueira da Foz, Manteigas e Pampilhosa da Serra e que tem como principais objectivos evitar a propagação de grandes incêndios, garantir corredores/faixas de acesso e criar locais mais seguros no auxílio ao combate ao fogo.

Os trabalhos estão a ser executados pelo Município de Vouzela, em colaboração com a Autoridade Florestal Nacional (AFN), e inserem-se na política florestal da autarquia no que concerne à prevenção e protecção contra incêndios.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Autarquia procede ao corte de árvores que ameaçam perigo na via píblica

Também no âmbito da Protecção Civil, o Município de Vouzela, em colaboração com os Bombeiros Voluntários locais, está a proceder ao corte de árvores e ramos secos e que constituem perigo de queda na via pública ao longo da EN 333 que liga Vouzela, Paços de Vilharigues e Cambra.

Esta acção surge no seguimento de um aviso enviado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil aos proprietátios de terrenos do concelho e que alertava para a necessidade de estes procederem ao corte de árvores cujos ramos e troncos se encontrassem inclinados sobre a via pública.

Já no final do mês de Abril vai-se dar início ao corte de árvores na estrada que liga Vouzela ao Parque de Campismo e ao Monte da Srª do Castelo. A intenção da autarquia é estender este trabalho a todo o concelho, especialmente nas vias com maior tráfego.


Sem comentários: