sexta-feira, 26 de junho de 2009

Câmara de Viseu tinha sete milhões no BPP


por PAULA CORDEIRO in "DN"

Fernando Ruas confirmou ao DN que a sua autarquia já recuperou seis milhões de euros e espera, logo que possível, recuperar o milhão que lhe falta. BPP explicou como repartiu os 450 milhões do empréstimo a reembolsar depósitos.

A Câmara Municipal de Viseu aplicou sete milhões de euros no Banco Privado Português (BPP) em depósitos a prazo, dos quais já recuperou seis milhões de euros. Neste momento, a autarquia tenta ainda levantar cerca de um milhão de euros, logo que o banco tenha a liquidez necessária para o permitir.
O facto foi confirmado ao DN pelo presidente da autarquia, Fernando Ruas. "Há dois ou três meses, tentámos levantar o dinheiro e conseguimos tirar de lá cerca de seis milhões, não tivemos qualquer problema", disse o autarca. "Estamos à espera de condições para levantar o restante, cerca de um milhão", acrescentou.
Fernando Ruas explicou que a sua câmara tinha há muito dinheiro depositado no BPP. "Fazíamos concursos públicos junto dos bancos para saber qual a instituição que oferecia a melhor taxa de juro e depois escolhíamos", refere o presidente da Câmara de Viseu.
O BPP era quase sempre o mais bem posicionado nas melhores remunerações. "Ganhámos muito dinheiro com o BPP", esclarece. Ruas disse ainda que também tinham depósitos no Banco Português de Negócios (BPN), "já recuperados".
Entretanto, o BPP anunciou que o empréstimo de 450 milhões de euros concedidos por um conjunto de bancos, em Dezembro, foi já usado na totalidade, tendo sido pagos depósitos de 314 milhões de euros.
Uma vez que o sigilo bancário não permite discriminar os clientes contemplados, a administração do BPP apenas esclarece que, daquele montante pago, 49 milhões de euros foram para clientes particulares, 160 milhões para clientes empresas e 160 milhões para instituições financeiras, onde se incluem as caixas de crédito agrícola e as câmaras municipais, além de outros institucionais. Ao que o DN apurou, são várias as associações e entidades de carácter público que estão entre os clientes do BPP.
Os restantes 136 milhões de euros foram usados na liquidação de operações com outras instituições, nomeadamente em pagamentos com vencimentos de operações de financiamento colateralizadas por títulos (repo).

Sem comentários: