domingo, 7 de junho de 2009

S.Pedro do Sul - Projecto InforSeniores em números


Decorridos que estão quatro meses desde o início do projecto InforSeniores importa fazer o ponto da situação do mesmo, bem como a sua abrangência e impacto ao nível do concelho de S. Pedro do Sul.



Projectado dentro de uma metodologia de formação de adultos em termos educativos e sociais, o InforSeniores alcançou neste espaço de tempo uma projecção acima do esperado, trazendo para as áreas das novas tecnologias públicos que, por motivos e razões diferentes, ficam condicionados ou mesmo excluídos do acesso a este novo tipo de linguagem e interacção virtual que a Internet proporciona e, desta forma, imprescindível nos dias que correm. Referimo-nos a adultos com mais de 55 anos.
Desde a sua divulgação, o projecto teve mais de uma centena de inscrições; já decorreram oito sessões de formação, com quinze horas cada uma, para um volume total de 960 horas. Estão ainda previstas quatro sessões formativas, que decorrerão ainda durante o mês de Junho.
O testemunho e reacção dos formandos têm sido muito positivas. Tanto assim é que a Câmara Municipal prepara já a segunda fase do projecto, com a organização de módulos formativos mais avançados, contemplando noções mais aprofundadas de Word e Internet. Vamos contemplar igualmente um projecto formativo apenas direccionado para programas de conversação, uma vez que constatamos uma forte procura por parte de pessoas que têm familiares e amigos em locais distantes, sobretudo noutros países, e que não dominam este tipo de tecnologia de comunicação.
Este novo agendamento de formação vem assim reforçar o saber e a curiosidade deste tipo de públicos, bem como mostrar a importância e necessidade deste género de acções, feitas de forma gratuita e abertas à comunidade.
Resta salientar que a abrangência territorial do concelho foi total, havendo inscrições praticamente de todas as freguesias, como é o caso de Sul e Pindelo dos Milagres, para referirmos apenas as mais distantes do centro da Vila.

Sem comentários: