sexta-feira, 19 de junho de 2009

GNR - Comemorações do Dia da Unidade

O Comando Territorial de Viseu, da Guarda Nacional Republicana vai celebrar, em 24JUN09, o seu dia festivo. A celebração principal deste dia vai realizar-se no Quartel do Comando Territorial de Viseu, sedeado em Abraveses, havendo cerimónias mais simples nos 29 Postos Territoriais.

Comemorar as datas festivas da Unidade, especialmente este dia, pela primeira vez, após a recente reorganização desta Força de Segurança, é emblemático. Pretende-se de forma simples, mas singular, recordar as acções e marcas históricas, que pelo seu significado justificam motivar o orgulho a todos os militares que integram este Comando, mas também lembrar a toda a população da região a importância de contarem com a dedicação destes homens e mulheres, na defesa da segurança interna, da legalidade democrática e dos direitos, liberdades e garantias.

As festividades começam nesta sexta-feira, dia 19Jun09, decorrendo um Concerto pela Banda Sinfónica da GNR, no Cine Teatro João Costa, em São João da Pesqueira, pelas 21H30. Este Concerto contará com a presença de entidades locais e regionais, numa lógica de agradecimento pela estreita cooperação e colaboração existente. No dia seguinte, também inserida nas comemorações das festas de S. João, em Moimenta da Beira, pelas 16H00, na Central da Camionagem, actuará o Carrossel-Moto da Guarda e, às 18H00, no largo da Câmara Municipal, ocorrerá novo concerto da Banda Sinfónica da GNR, sendo que estes dois eventos são livres e abertos à população em geral.

A Banda Sinfónica da G.N.R, nascida em 1838, por decreto de D. Maria II, atingiu, por direito próprio, um nível artístico difícil de igualar. Participa essencialmente em actividades de representação a nível de Protocolo de Estado, cerimónias militares, culturais, recreativas e de divulgação da imagem da Guarda. Com uma invulgar riqueza na variedade instrumental, a sua estrutura sinfónica conta hoje com 124 elementos de elevada especialização que embora militares da Guarda são verdadeiros profissionais. Com um historial riquíssimo de brilhantes actuações, recordam-se, simbolicamente, as recentes actuações que esta Banda teve com o “Grupo Novo Rock - GNR”, em vários concertos, com um sucesso assinalável.

O Carrossel – Moto pertence à recentemente criada Unidade de Segurança e Honras do Estado, composta por militares de cavalaria que, sem qualquer contrapartida que não seja o gosto pelas motos e pela adrenalina, são fiéis depositários de uma tradição que nasceu nos anos quarenta, exibindo-se num espectáculo de destreza e originalidade na condução de motos antigas. Eles representam a lealdade, a perspicácia, a vontade e a afoiteza com que Homens e Mulheres da Guarda Nacional Republicana enfrentam todas as situações perigosas com que se deparam diariamente.

Na quarta-feira, dia 24, às 11h00, na sede do Comando Territorial de Viseu, inicia-se a cerimónia militar que vai contar com a presença dos mais altos dignitários civis e militares, das várias entidades e instituições, com as quais este Comando se relaciona. A entidade que preside à cerimónia é o Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, General Meireles de Carvalho. Em parada, sob o Comando do Major Vendas Alves, estarão dois Pelotões de Infantaria, um Pelotão motorizado, uma secção cinotécnica e a Banda da Unidade de Segurança e Honras do Estado.

A cerimónia irá decorrer com a apresentação da formatura à alta entidade que preside, a Integração do Estandarte Nacional nas Forças em Parada, a alocução do Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Amaral Dias e a cerimónia de Homenagem aos Mortos. Na cerimónia, terá lugar, a imposição de condecorações e por fim o desfile das Forças em Parada.

Consultada a memória histórica da Unidade, foi superiormente escolhida como data festiva a comemorar e perpetuar, pelo seu nobre significado, o dia 24 de Junho para DIA DA UNIDADE, já que foi, nesta data, do ano de 1920, que a Guarda Nacional Republicana conseguiu consolidar-se, garantindo as condições para a sua permanência em Viseu, terra que o poeta das grandes navegações celebrizou: “Com Viriato … Tanto se Afamaram”.

Pela Lei nº 1, do Diário do Governo nº 151, de 17JUL1913, foi criado o Batalhão nº 4, da GNR, com sede em Viseu e com a 1ª Companhia também em Viseu, a duas Secções: Viseu e Lamego. Apesar dos anseios e reivindicações de Viseu, reclamando a presença da Guarda, em paridade com outros Distritos, apenas em 02DEC1919 foi instalada a Secção de Viseu e, em 23DEC do mesmo ano foi instalada a 1ª Companhia de Viseu do Batalhão nº11 (Bat. nº 4 nunca instalado em Viseu, mas organizado e instalado provisoriamente em Lisboa, 1917, transferido para Coimbra em 03JUN1919 e constituído em Batalhão nº 11, em 06JUN do mesmo ano). A Companhia da GNR de Viseu ocupou o Quartel da Ribeira, em 24JUN1920, onde permaneceu cerca de 60 anos (1920-início da década de 80), passando para o Albergue Distrital no Largo da Prebenda, em Viseu, e daqui para as actuais instalações (novo quartel na Quinta de S. Estevão – Abraveses), em 25FEV02. A 1ª Companhia de Viseu, após várias reorganizações, passou a Grupo Territorial em 26JUN93 (Dec.Lei 231/93) e a Comando Territorial de Viseu em 01JAN09, na sequência da aprovação da Lei Orgânica 63/2007 de 06NOV.

Actualmente, o Comando Territorial de Viseu, com uma zona de acção que corresponde ao distrito de Viseu, tem a seguinte estrutura: no Quartel em Abraveses (Viseu) o Comando, os órgãos de Estado-Maior, Apoio de Serviços e Destacamento de Transito e Destacamentos Territoriais em Viseu, Mangualde, Moimenta, Lamego e Santa Comba Dão, cada um deles dividido em Postos Territoriais (num total de 29).
Como Unidade Territorial, o Comando de Viseu cumpre na sua zona de acção a missão geral da Guarda nas suas vertentes policial e de trânsito, de segurança de pessoas e bens, manutenção e restabelecimento da ordem pública, auxílio e socorro, serviço honorífico e de colaboração com entidades públicas e com as Forças Armadas, nas situações previstas na Lei de Defesa Nacional.






Sem comentários: