quinta-feira, 18 de junho de 2009

MARTIFER: primeiro parque eólico na Polónia


A Martifer Renewables inaugurou ontem o seu primeiro parque eólico na Polónia. O parque está localizado em Łęki Dukielksie - Krosno e é constituído por cinco aerogeradores Repower MM92, com uma capacidade instalada total de 10MW.


Cada um dos aerogeradores tem o hub a 100m de altura e um diâmetro de rotor de 92m. Estes são os primeiros aerogeradores do fabricante instalados na Polónia.

Este novo parque terá capacidade para produzir energia para o abastecimento de 3000 habitações e contribuirá para a redução da emissão de 15000 toneladas/ano de CO2.

O processo de desenvolvimento e licenciamento do projecto após a aquisição (2005) durou três anos e a construção do parque foi iniciada a 5 de Junho de 2008. Este evento marca o início dos investimentos em parques eólicos que a Martifer Renewables está a levar a cabo por toda a Polónia.

Este é o quinto projecto do Grupo em energias renováveis a ficar concluído, após os parques eólicos localizados na Alemanha (53,4MW), Brasil (14,7MW), Portugal (18,9MW) e os projectos fotovoltaicos em Espanha (7,6MW), situando a potência total instalada do Grupo em 104,6MW.


Fonte: "Portal Cidade de Viseu"

Sem comentários: