domingo, 7 de junho de 2009

A Cidade no Museu - ciclo de tertúlias


Promover o aprofundamento de aspectos da história e identidade cultural da cidade de Viseu, partilhando saberes e perspectivas interdisciplinares, é o primeiro objectivo deste ciclo de tertúlias. Como incentivo da prática de cidadania e do exercício de uma consciência crítica, procura-se receber o contributo dos munícipes e alargar a participação de públicos num debate com interesses comuns.

Ao proporcionar-se este fórum de discussão histórico-cultural, pretende-se também dar a conhecer alguns dos resultados da investigação contemporânea, em diferentes contextos, mas convergente quanto à centralidade temática de Viseu. Num espaço museológico preparado para acolher essas “lições” de História Local, surge a oportunidade de aprofundar a identidade histórica que moldou o nosso presente. Partindo da valorização dos trabalhos arqueológicos, viajando pela Idade Média e Moderna, revisitando momentos da História Religiosa e Política, assinalando episódios da Guerra Peninsular e da participação nela do Regimento de infantaria 14, os viseenses vão percorrer capítulos da história da (sua) cidade.



A par desses objectivos, vai ser feito um desafio à comunidade local - integrado no planeamento de constituição do Museu Municipal/Rede Museológica - no sentido de todos se sentirem interpelados a contribuir para a formação de um acervo museológico para fruição colectiva. O futuro Museu será, em parte, o que a comunidade nele quiser ver reflectido, na dimensão material e imaterial do seu património, ao sentir e interiorizar que ali se conta a sua identidade cultural.



Paralelamente, estes encontros culturais pretendem motivar a população escolar para se deslocar ao Museu e aí captar o sentido das mostras documentais e de artes visuais, concebidas por agentes da comunidade local. Assim, pela qualidade e pedagogia que procurámos imprimir às várias iniciativas, este primeiro ciclo vai certamente despertar a adesão do público e valorizar a agenda cultural do Município.



Marcando esta iniciativa uma maior abertura do Museu à cidade, a antiga casa de habitação do ilustre viseense Almeida Moreira acolhe um conjunto de actividades nos planos da investigação e da educação patrimonial. Neste novo contexto, ao poder (re)definir a sua vocação museológica - com respeito pelo seu historial - , mais se afirma a sua importância como espaço cultural urbano, ao proporcionar a recuperação da história de Viseu. Por isso, a cidade (vai estar) no museu.




Henrique Almeida
(Coordenador do Grupo de Missão do Museu Municipal de Viseu)

Sem comentários: