terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ano Internacional de Astronomia 2009 (AIA2009)



PORTUGAL COM FORTE
REPRESENTAÇÃO
PARA ABERTURA
MUNDIAL DO AIA2009



Aluna do 11º ano de Palmela entre os astrónomos mais jovens no encontro de Paris.

Os vários Portugueses envolvidos na organização do International Year of Astronomy (IYA2009) marcam presença na cerimónia de abertura oficial do evento a 15 e 16 de Janeiro, em Paris, na sede da UNESCO.

A delegação nacional reúne por outro lado o presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional de Astronomia (AIA2009), João Fernandes (Universidade de Coimbra), e uma das mais jovens astrónomas presentes na capital francesa, Mariana Vargas, vencedora em Portugal da última edição das Olimpíadas de Astronomia.

Mal sabia Mariana Alves Vargas, aluna do 11.º ano no Colégio ST. Peter’s School, em Palmela, que o seu óptimo desempenho nas Olimpíadas de Astronomia do ano lectivo 2007-2008, ia permitir-lhe viajar no início de 2009 até Paris e assistir a um dos maiores eventos mundiais de astronomia.


O MUNDO ASTRÓNOMO EM PARIS
Com conferências sobre Galileu - figura de proa do evento -, sobre o sistema solar e sobre o universo em geral, proferidas por científicos de renome de todo o mundo (México, Estados Unidos, África do Sul, Japão, Itália,...), uma vídeo conferência em directo do telescópio europeu do Monte Paranal (Chile) e observações astronómicas à distância, o programa de lançamento do IYA2009 pretende ser um ponto de encontro para a rede de astrónomos profissionais e amadores que se associaram ao projecto e também uma festa para o público em geral.

Entre intervenientes e participantes de todo o mundo, a cerimónia internacional de abertura do IYA2009 vai contar com mais de 800 participantes, entre os quais se destacam os jovens astrónomos de mais de 100 países que, por indicação da organização internacional, são, com os coordenadores nacionais, os representantes do seu país.

Vão também estar presentes nas diferentes actividades de abertura do Ano Internacional de Astronomia o responsável internacional pelo IYA2009 o Português Pedro Russo e Rosa Doran, do Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO), membro da Comissão Nacional do AIA2009 e responsável do projecto global “Galileo Teacher Training Program”.


REUNIÃO DAS MAIS ALTAS ENTIDADES
A Cerimónia de Abertura arranca na sede da UNESCO em Paris na Quinta-feira, 15 de Janeiro, pelas 9 horas, com as intervenções de Koichiro Matsuura, director geral da UNESCO, e de Catherine Cesarsky, Presidente da International Astronomical Union (IAU). Nomes como Hubert Reeves, Lord Martin Rees, Baruch Blumberg (Prémio Nobel de Medicina em 1976) e Bob Wilson (Prémio Nobel de Física em 1978) completam o “elenco de luxo” da abertura do IYA2009.

Um programa cultural astronómico é também proposto nos serões dos dois dias de actividade. Dia 15, a partir das 19h30, decorre uma recepção no Palais de la Découverte de Paris com vídeo, filme e música sobre a temática da Astronomia. No dia seguinte, tem lugar a cerimónia de encerramento, sendo possível, com convite, assistir ao espectáculo "Sun Rings", ode à terra e ao seu povo, composta por “barulhos celestes”, escrita por Terry Riley e interpretada pelo Quatuor Kronos e pelo choro da UNESCO.
Desenvolvida com o duplo objectivo de tornar a astronomia acessível a todos e de fazer perceber o contributo dessa ciência na nossa cultura e sociedade, a iniciativa assinala o aniversário da primeira utilização do telescópio para observações astronómicas realizada por Galileu há 400 anos. Subordinado ao tema “The Universe, yours to Discover”, o IYA2009 conta com o apoio das Nações Unidas, da UNESCO e da International Astronomical Union (IAU).


Sem comentários: