Multidão encontra-se em loja de Nova York
Uma multidão, que costuma comunicar entre si por email, reuniu-se na semana passada em frente à loja de brinquedos Toys "R" Us, da Times Square, em Nova York, para olhar para um dinossauro gigante que ruge ameaçadoramente para os clientes. Cerca de 300 pessoas pareciam hipnotizadas pelo animal, depois caíram no chão, ao mesmo tempo que gritavam e agitavam os braços. A turista texana Maria Peters disse: "Eles apanharam-me na rua e deram-me instruções. Foi como um grande jogo mental." Enquanto os funcionários chamavam a segurança, o grupo dispersou-se com a mesma rapidez com que se reuniu.
Esta aglomeração repentina - que até já tem nome em inglês "flash mob", está-se a tornar uma moda mundial e aconteceu pela sexta vez em Nova York. O evento é organizado por email. Os destinatários são convidados a chegar a um determinado lugar, numa determinada hora, e recebem instruções sobre como participar em cada situação.
Também na semana passada, a primeira flash mob britânica - com cerca de 200 pessoas - fez uma caminhada até uma loja de sofás de Londres. O grupo tinha ordens para fazer chamadas pelo telemóvel elogiando os produtos.O chamado Mob Project começou em Junho, em Nova York, quando um homem chamado Bill mandou um email a alguns amigos.
Desde então, o movimento espalhou-se por todo o país e para várias cidades da Europa. No Velho Continente, a primeira vez foi em Roma, no mês passado, quando uma multidão se reuniu numa livraria, enchendo os funcionários de perguntas sobre uma obra que não existia. Outros lugares de Nova York que já foram ocupados são o Central Park, onde a multidão piou como ave, e o Hyatt Hotel, onde houve uma salva de palmas.
Os organizadores gostam de ficar anónimos e dizem que a diversão disto é sua natureza absurda e inexplicável.
Sem comentários:
Enviar um comentário