Parquímetros mais baratos na cidade desde o início do ano
por: TERESA CARDOSO in "JN"
por: TERESA CARDOSO in "JN"
Estacionar nas ruas e avenidas da cidade de Viseu, em zonas controladas por parquímetros, é mais barato desde o início do ano.
A redução máxima, em pacotes de quatro horas de estacionamento consecutivo, atinge os 36 cêntimos comparativamente com os valores para igual período de tempo praticados em 2008.
A "boa notícia" foi avançada esta semana pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), Fernando Ruas, que enquadrou a redução nos termos do contrato de exploração existente com a concessionária.
"Não foi a Câmara que fixou os novos montantes. Esta baixa decorre da prorrogação do contrato de exploração com a concessionária. O que queremos sublinhar, nesta altura, é que estes valores irão manter-se no futuro".
Fernando Ruas considera a decisão, ratificada na penúltima reunião do executivo, "uma boa prenda para os viseenses".
"Os preços fixados, já em vigor, são particularmente relevantes para quem estaciona por curtos períodos de tempo. Com a vantagem de os pacotes de quatro horas serem rotativos", explicou.
Na prática, a primeira hora de estacionamento nos cerca de mil parquímetros espalhados pelas ruas da cidade e ainda os que funcionam nos parques de superfície do Mercado 21 de Agosto e do Largo do Hospital, passa de 0,64 para 0,40 cêntimos; a segunda hora baixa de 0,64 para 50 cêntimos; e as 3ª e 4ª horas terão reduções proporcionalmente inferiores.
"O que é importante dizer é que, no pacote de quatro horas, os condutores que pagavam 2,56 euros passaram a pagar apenas 2,20 euros. São 36 cêntimos a menos o que não é de deitar fora", reconhece o autarca.
A aprovação do novo tarifário, que não se aplica ao parque de Santa Cristina, ocorre numa altura em que decorre o concurso público para a escolha de um novo concessionário do sistema de estacionamento pago na cidade de Viseu.
De acordo com as regras do concurso, que implica um investimento de 2,5 milhões de euros em dois novos parques subterrâneos, com 210 lugares (largo Major Mouzinho de Albuquerque, junto ao Teatro Viriato, e no largo António José Pereira, nas traseiras do Museu Grão Vasco), a empresa vencedora terá de manter os preços agora em vigor.
Sem comentários:
Enviar um comentário