sábado, 3 de janeiro de 2009

PSP detém em flagrante suspeitos na Quinta da Longra

Alarme silencioso finta dupla que assaltou café para roubar 125 euros
Por: AMADEU ARAÚJO in "DN"
A PSP de Viseu deteve em flagrante delito dois jovens quando se encontravam a assaltar um café. A detenção ocorreu cerca das 03.00 de ontem e só foi possível porque o alarme do café é silencioso, o que surpreendeu os assaltantes e permitiu ao proprietário dar com a dupla escondida "debaixo de uma mesa". Tinham angariado 125 euros.
"Mal recebi o alerta da empresa dos alarmes vim a correr", relatou ao DN Vasco Coelho, proprietário do café Pão d'Alho, localizado na Quinta da Longra, um bairro de Viseu que tem registado alguns problemas de criminalidade.
Quando Vasco Coelho chegou ao café apercebeu-se de que os "dois indivíduos ainda estavam no interior". Segundo contou, os jovens entraram no café por uma porta que dá acesso ao armazém. "Pensaram que ali não havia alarme e estavam à vontade. Roubaram o dinheiro das máquinas e estavam a mexer na caixa [registadora] quando cheguei. Pressentiram a minha chegada e esconderam-se debaixo de uma mesa", contou. Pouco depois chegava a PSP. "Entrei com um dos polícias no café. Quando a minha mulher [Maria Coelho] acende a luz damos com eles debaixo da mesa. Se estivessem armados matavam-nos ali", contou Vasco Coelho. Surpreendido com o assalto, mais ficou quando reconheceu um dos jovens. "Às vezes quando ia para a escola passava aqui e eu dava-lhe o pequeno-almoço", contou.
Os jovens foram detidos e o dinheiro roubado, 125 euros, apreendido. "O produto do roubo é sempre apreendido e já fui ao tribunal prestar declarações para mo restituírem", referiu.Os suspeitos, dois jovens com 23 e 16 anos, são irmãos e residem no bairro. O mais velho já tem cadastro por roubo e crimes ligado ao tráfico de droga. O mais novo, ainda é menor e de acordo com fonte da PSP "não lhe são conhecidos antecedentes criminais". O comerciante recorda que quando fechou o café, no dia de Ano Novo, viu os dois jovens em frente ao café dentro de um carro. "Já deveriam estar a estudar o assunto", conta. Manuel Pires, vizinho e amigo do dono do café, também viu a dupla: "Já os tinha visto a rondar por aí e achei estranho.
"Os dois irmãos estavam ao final da tarde de ontem a ser ouvidos no Tribunal Judicial de Viseu, não sendo conhecida a medida de coacção aplicada à hora de fecho desta edição.

Sem comentários: