quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Penalva do Castelo - Ilegalidades na câmara denunciadas à PGR

Vereador da oposição aponta várias situações
Por: Amadeu Araújo in "DN"
Autarca diz-se tranquilo e alega que vereador está "desesperado"O antigo presidente, e actual vereador, da Câmara de Penalva do Castelo apresentou uma queixa na Procuradoria-Geral da República e Inspecção-Geral da Administração Local do Território onde denúncia várias irregularidades e ilegalidades naquela autarquia.
Gabriel Costa (independente, eleito pelo PS) aproveitou a primeira reunião do ano do executivo municipal para denunciar a situação e ainda tentou que as queixas ficassem registadas em acta, mas o presidente da câmara, Leonídio Monteiro (eleito na coligação PSD/CDS), recusou com o argumento de que "a câmara não tem de lhe dar publicidade".
O presidente do município responde acusando o vereador de andar "à caça de pulgas em elefante".Gabriel Costa aproveitou o período antes da ordem do dia para denunciar a situação, mas como não obteve resposta resolveu "denunciar publicamente a questão".
Na queixa, apresentada na semana passada, o vereador denunciou várias alegadas irregularidades como a "a cedência de terrenos públicos a particulares", o "pagamento ilegal de subsídio de refeição ao presidente e vereadores", que já recebem subsídio de representação, a "ocupação de casas no bairro municipal sem concurso", a "utilização abusiva de cartões de combustível e pagamento de portagens" bem como "roubo de combustível de viaturas da autarquia".
Gabriel Costa justifica a queixa pública com o facto de "sistematicamente" ter vindo a denunciar a situação" sem que "tenham sido tomadas quaisquer medidas correctoras" e promete "formalizar novas queixas". Intenções que "não preocupam" o presidente da câmara.
Leonídio Monteiro mostra-se "tranquilo" e acusa o vereador de estar "desesperado com o seu falhanço na política".
Sobre as queixas, o autarca assegura que a câmara "cumpre com a boa gestão e transparência na administração".

1 comentário:

Anónimo disse...

O nosso bem amado presidente é um vígaro sem escrúpulos