segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ladrão com lista de carros

Detenção: Polícias procuram
saber a origem do documento

O homem de 63 anos – cadastrado e foragido à Justiça durante quase três anos, nos quais aproveitou para assaltar gasolineiras –, que foi capturado na semana passada pela PSP de Viseu em Valongo, no Porto, tinha na sua posse uma lista de viaturas que nos últimos dois anos foram alvo de carjacking em todo os País, apurou o CM junto de fontes policiais.

O documento, "uma folha A4 cheia" de matrículas de automóveis, quase todos topo de gama, deixou "muito surpreendidos e desconfiados" os investigadores, até porque nem todas as forças policiais têm acesso a tal informação.

Segundo apurou o CM, as autoridades policiais investigam as circunstâncias em que o assaltante obteve aquela informação.

O que não se prevê fácil, porque no interrogatório a que foi sujeito "demonstrou ser rijo e pouco colaborante" ao ponto de afirmar que "se os polícias são assim tão bons têm de descobrir" onde conseguiu obter aqueles elementos.

A ‘lista do carjacking’ foi apreendida pelas autoridades na viatura em que ele viajava e que tinha sido furtada em Benavente.

O homem foi, em 2006, condenado pelo Tribunal de Loures a dez anos e meio de cadeia por crimes de tráfico de droga e roubos.

O suspeito, considerado "astuto e maquiavélico", andava a ser perseguido por polícias de todo o País.

Acabou por ser apanhado por agentes de Viseu – uma das suas residências era precisamente num bairro junto ao comando de polícia daquela cidade.

O homem, que planeava a sua acção através de coordenadas GPS –"para uma eficaz fuga às autoridades" – é suspeito de assaltos a postos de combustível em Viseu, Aveiro, Lisboa e Beja, por furto e uso de veículos e utilização fraudulenta de matrículas.

Está detido no Estabelecimento Prisional de Custóias, enquanto as investigações continuam no sentido de apurar quais os crimes em que realmente esteve envolvido.

PORMENORES

SEM SÍTIO PARA DORMIR
O homem tinha a particularidade de não dormir duas noites seguidas no mesmo sítio e não fazia mais de 50 quilómetros sem trocar a matrícula do carro - todas de Renault Clio.

DOCUMENTOS
O suspeito era tão cuidadoso que durante os dois últimos anos nunca usou qualquer documento pessoal e identificativo. Não tinha ficha nos serviços da Segurança Social nem nas Finanças.

DISFARCES
Quando foi detido num bairro residencial de Valongo (Porto), a PSP encontrou no carro vários tipos de bigode e cabeleira, artigos com os quais se disfarçava entre a multidão.

GRANADA
A operação desencadeada pela PSP de Viseu desenrolou-se "com muito cuidado" porque, adianta fonte policial, o indivíduo dizia ter uma granada "que faria explodir" quando fosse apanhado. O que não se verificou.

Por: Luís Oliveira in "Correio da Manhã"

Sem comentários: