domingo, 19 de abril de 2009

2º Aniversário da Ecopista de Viseu


A Ecopista de Viseu, inaugurada a 21 de Abril de 2007, tem-se assumido nestes 2 anos de vida como uma excelente rota ecológica de ligação entre o meio urbano e o meio rural, mas também um excelente veículo de promoção da saúde, da prática de actividade física e de sociabilização entre os seus utentes.


Um espaço verdadeiramente democrático, utilizado por pessoas de todas as idades, géneros, estratos sociais e económicos, tem cativado e fidelizado um elevado número de utentes que, regularmente, utilizam a Ecopista em caminhadas, passeios de bicicleta e actividades de aventura (escalada, rappel, …), acompanhados pela família e amigos, com especial destaque para os horários pós-laborais, fins-de-semana e nos meses de Primavera e Verão.

Os seus actuais 7,5 km, todos eles com iluminação pública, ligam o centro da cidade a Figueiró, na freguesia de Vil de Soito, passando por S. Salvador, Santarinho, Tondelinha, Orgens e S. Martinho, estando já previsto o seu alargamento até ao concelho de Santa Comba Dão, com passagem por Tondela, perfazendo os 49,5 km do antigo Ramal do Dão.

Esta nova ecopista, denominada de Ecopista do Dão, está orçada em cerca de 5 milhões de euros, com uma comparticipação de 3 milhões pelo QREN.

O Município de Viseu, depois da organização conjunta com a REFER das 1as. Jornadas Técnicas Ecopistas e Corredores Verdes, integra uma candidatura, denominada de InfoGreenways Project, com as cidades portuguesas de Valença e Monção, os nossos vizinhos espanhóis da Diputación de Jáen, Cádiz e a sua Fundación de los Ferrocarriles Españoles e ainda, de Inglaterra, a cidade Kirklees para a criação de um grupo de estudo e partilha de boas práticas, visando a produção de conhecimento, documentação e organização de alguns momentos de formação.

Esta terça-feira, dia 21 de Abril, contamos consigo para a realização de uma caminhada comemorativa deste 2º aniversário da Ecopista de Viseu.

O local de concentração será no cruzamento de S. Salvador (junto ao ginásio FFitness), pelas 18 horas e os primeiros 200 participantes terão direito a uma t-shirt da Ecopista de Viseu.

A Ecopista de Viseu é de todos nós!

Sem comentários: