quinta-feira, 16 de abril de 2009

Caneta 'mágica' usada para falsificar cheques

Por: CARLOS VARELA in "JN"

Um homem passou um cheque para pagar uma compra, mas quando viu a conta bancária apanhou um susto. O cheque tinha sido adulterado com recurso a uma caneta que permite fazer sumir a tinta e aumentar o valor.

A burla foi detectada pela PSP de Lisboa, na sequência de uma queixa. Ontem, o Comando metropolitano de Lisboa emitiu um alerta em comunicado, no qual pede cautelas e dá conselhos.

O caso está a ser investigado pela Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa e pelo próprio Comando, sob a tutela do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, do Ministério Público.

A PSP salienta que, para já, apenas tem conhecimento de um caso, mas fonte policial adiantou ao JN que estão a ser feitas diligências junto de outros comandos do país para tentar perceber se este método de burla foi usado mais vezes e em que circunstâncias.

O truque é simples. Tão simples que funciona. Imagine-se a fazer uma compra. Chega a altura de pagar e pergunta se pode fazê-lo com cheque. A resposta é afirmativa e, num gesto simpático, até lhe oferecem uma caneta para o preencher. O pior é quando, algum tempo depois, vai consultar o saldo num multibanco e se apercebe de que levou um "rombo" nas finanças.

Na base da burla esteve uma caneta de venda livre, dotada de uma tinta especial e de uma borracha que permite apagá-la. Ao vigarista basta fazer desaparecer o o valor numérico e o valor por extenso e substituí-lo por outro mais elevado.

A queixa respectiva levou a PSP a soliticar uma perícia ao cheque em causa, tendo sido então detectada a alteração, chegando as autoridades à conclusão de que muito provavelmente se tratará de uma dessas canetas, embora não haja ainda quaisquer certezas.

Sem comentários: