O Festival PANOS Teatro Viriato arranca quinta-feira, em Viseu, e permitirá, até sábado, que vários jovens concretizem o sonho de «pisarem um palco», «vestindo a pele» de uma ou mais personagens.
Esta é uma iniciativa que decorre pela segunda vez em Viseu, no âmbito do projecto PANOS - Palcos Novos Palavras Novas, promovido pela Culturgest e no qual o Teatro Viriato participa desde a sua primeira edição.
À semelhança de outros grupos participantes de todo o país, o Teatro Viriato abriu inscrições e os seleccionados participaram num processo que «teve início com a exploração do trabalho de actor».
O processo «culmina com a apresentação da peça que constroem a partir de uma das dramaturgias que a Culturgest disponibiliza».
Este ano, a peça escolhida foi «Refuga», um texto de Abi Morgan sobre sonhos perdidos, que o encenador Graeme Pulleyn e o grupo de 18 jovens transformaram «numa peça sobre ser criança e o faz-de-conta».
Os jovens actores, cujas idades oscilam entre os 14 e os 24 anos, recriam um mundo de brinquedos partidos que tem por detrás um quadro de guerra, onde as crianças vasculham lixeiras à procura de alimentos.
O cenário procura «fazer emergir a capacidade maior que os mais pequenos preservam de encontrar, num dia após outro, a alegria e a felicidade de ser criança».
De acordo com Graeme Pulleyn, além de entreter, «espera-se também que este espectáculo faça reflectir o público».
«A mensagem é para jovens e apresentada por jovens», acrescentou.
Para Carla Monteiro, de 16 anos, uma das jovens que integram a equipa que põe em cena «Refuga», o entusiasmo é grande, por ter encontrado no teatro «um hobby, que requer alguns sacrifícios, pois os ensaios decorrem depois de um dia de aulas, ou abdicando do período de férias».
Desde Janeiro que os 18 jovens estão empenhados na preparação deste espectáculo, embora «o trabalho tenha sido mais intenso nas últimas duas ou três semanas».
A peça «Refuga» é apresentada pelo grupo do Teatro Viriato, em estreia absoluta, às 21:30 de quinta-feira.
Além do grupo de Viseu, passam pelo palco do Teatro Viriato outros três.
in "diário digital"
Sem comentários:
Enviar um comentário