domingo, 12 de abril de 2009

7 de Abril - dia dedicado à mulher moçambicana

A Embaixada de Moçambique em Lisboa, não está alheia à festa do 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana. Glória Mkaima, esposa do embaixador moçambicano em Portugal, Miguel Mkaima, juntou centenas de moçambicanos em Lisboa para comemorar a efeméride.

Um colóquio, proferido por Maria Barroso, cujo tema de fundo é a evolução da Mulher e a sua dinâmica constante no desenvolvimento do nosso país, constou da agenda.
Declamação de poemas de compatriotas estudantes em Portugal usando textos da saudosa Elsa de Noronha, fez parte do cardápio da festa, para além de experiências de mulheres emigrantes.
Uma amostra de artes plásticas e fotografia da artista moçambicana Ana Roque, foi outra actividade que deu corpo à celebração do dia consagrado à Mulher moçambicana.

Glória Mkaima tem estado regularmente a organizar eventos socioculturais cujo pano de fundo é a promoção da cultura moçambicana.

“Para unir cada vez mais as mulheres moçambicanas em Portugal, trabalhamos em conjunto com a nossa Embaixada e associações ligadas à mulher numa conjuntura de acções para manter os moçambicanos mais perto das suas raízes. As datas comemorativas nunca foram esquecidas. Os colóquios, debates, palestras e convívios de confraternização têm sido momentos muito concorridos tanto pela nossa comunidade como pelos amigos de Moçambique”, afirmou Glória Mkaima.

Os poemas declamados no dia 7 de Abril recordaram os ensinamento da poetisa Elsa de Noronha em que a principal mensagem é o alerta na educação à Mulher. Outro pormenor interessante é o discorrer da experiência de Catarina de Deus, emigrante moçambicana a residir em Portugal.
Também fez parte do certame a apresentação da dança Makwai por parte de um grupo de mulheres lá residentes e, no final do evento, reservou-se um momento especial onde os presentes puderam saborear alguns pratos típicos que lembraram as iguarias da terra que já deixa muitas saudades aos inúmeros compatriotas.

Olga Santos e Ivone Bila, representantes de organizações femininas residentes em Lisboa e Coimba, respectivamente, durante a cerimónia usaram da palavra contando experiências das organizações que dirigem.

Glória explica que a mulher moçambicana em Portugal é sempre activa e participativa embora não estejam organizadas como núcleo mas sempre presentes em todas as acções ligadas aos dias nacionais.

“Decidimos que nas datas nacionais em especial àquelas relacionadas com a mulher, organizaremos acções sociais e culturais com vista a apoiar a nossa comunidade feminina em Portugal em que elas e as suas crianças possam ser as maiores beneficiárias", confirmou Glória Mkaima


"Os sete sapatos sujos" de Mia Couto




A MULHER É AMOR

Sem comentários: