quinta-feira, 16 de abril de 2009

Viseu celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios



O Departamento dos Bens Culturais da diocese de Viseu, em parceria com a autarquia da cidade, preparou um programa de actividades para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O ICOMOS (International Council of Monuments and Sites - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) assinalou o dia 18 de Abril com o objectivo de chamar a atenção do público para a importância e multiplicidade do património e também consciencializar para a necessidade de se efectuar a sua conservação e salvaguarda.


O Seminário Maior de Viseu vai acolher as várias actividades que a população em geral poderá usufruir, envolvendo-se e comprometendo-se com a salvaguarda do património.


A partir das 10 horas da manhã,do dia 18 de Abril, será possível participar no primeiro dos vários ateliers agendados para esse dia. Conservar e restaurar é o objectivo desta actividade que será conduzida por técnicos de conservação e restauro. Boas práticas e intervenções inadequadas estarão em confronto nestes ateliers pedagógicos e informativos.


Quem pretender saber mais sobre o processo criativo e de execução de obras a partir do vidro, do barro e da madeira, poderá participar no atelier denominado «Dos materiais às formas». Este espaço é também aberto às crianças.


São Paulo poderá ser visitado na exposição de arte. «São Paulo…as formas da Fé», que se encontra patente no Seminário até Junho, convida a conhecer de perto este apóstolo. Integrado no Dia Mundial dos Monumentos e Sítios será ainda possível participar em ateliers lúdico-pedagógicos relacionados com a exposição.


O comboio do património pretende ainda unir a cidade, com pontos de paragem nos principais monumentos de Viseu.


Em complemento à declaração das Nações Unidas de 2009 como Ano Internacional da Astronomia, o ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 o tópico «Património e Ciência». Esta ligação tem como objectivo proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência (e tecnologia) no património cultural, e, ainda, de incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios e ameaças da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património.


Mais informações no sítio de Bens Culturais da diocese de Viseu




Sem comentários: