sábado, 4 de abril de 2009

Turismo


ENTIDADES

REGIONAIS

DE TURISMO

REUNEM

NO CENTRO

DE PORTUGAL

Os presidentes das cinco Entidades Regionais de Turismo reuniram hoje, dia 3 de Abril, pelas 11h00 no Palace Hotel da Curia (Curia/Anadia) para organizar e delinear os estatutos da futura Associação Nacional das Entidades Regionais de Turismo – ANERT.

Dando sequência à primeira sessão de trabalho, realizada no passado mês de Março em Viana do Castelo, a reunião permitiu identificar as principais linhas de acção a desenvolver pela ANERT.

Conforme declarações de Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro, “a criação da ANERT visa atribuir representatividade e voz activa às diferentes regiões, uma vez que a assunção de parcerias nesta matéria irá possibilitar defender, valorizar e pugnar pela afirmação dos diferentes territórios e marcas regionais; assim como participar na discussão e elaboração de dossiers fundamentais, como é o caso da proposta lei de bases do turismo, em consulta.”

Sector em constante mutação, o turismo corresponde a aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto nacional e emprega cerca de 10% da população activa. Deste modo, e além de criar conjunturas favoráveis à implementação da indústria turística, é necessário pensar e antecipar o futuro, preparar as regiões para as dinâmicas da procura turística.

O documento elaborado hoje, durante a sessão de trabalho, será enviado as cinco Entidades Regionais e seis pólos de Desenvolvimento Turístico, para que na próxima reunião agendada para o dia 15 de Abril, em Faro, no Algarve; os estatutos relativos a criação da ANERT sejam analisados, avaliados e aprovados visando a rápida formalização da associação.


Sem comentários: