segunda-feira, 6 de abril de 2009

20ª Land Rover Rota Histórica


No tecto de Portugal

Comemorar 20 anos do primeiro passeio de todo terreno exclusivamente para 4x4 de uma marca e recordar duas décadas de divulgação e promoção da história, cultura e paisagem da região da Guarda é o objectivo da 20ª Land Rover Rota Histórica que o Clube Escape Livre organiza no fim-de-semana de 15 a 17 de Maio.

A realização de passeios todo terreno por vários clubes de Norte a Sul de Portugal era já prática comum quando o Clube Escape Livre avançou nesta área.
Em Fevereiro de 1990 surge então a 1ª Land Rover Rota Histórica, que marcou um espaço próprio devido ás suas características inovadoras. Primeiro, este passeio era exclusivamente para modelos da Land Rover e, depois, aliava o fora de estrada a visitas e à descoberta histórica dos principais monumentos da região.


Para Luis Celínio ”foi uma aposta ganha pois todas as edições da Rota Histórica tiveram lotação esgotada, o que permitiu a pessoas vindas de todo o país e em alguns casos até de Espanha e França, conhecer melhor a região da Guarda e passar a considerá-la nas suas escolhas como destino turístico.” O presidente do Clube acrescenta ainda que “ a Land Rover Rota Histórica esteve na origem do Clube Land Rover de Portugal e foi decisiva para que outras marcas automóveis criassem os seus próprios clubes para organizar passeios todo o terreno, tudo contribuindo para o grande desenvolvimento do todo terreno turístico em Portugal na década de 90.”

Na cidade mais alta de Portugal e com um percurso que vai das planícies raianas até aos cumes da Serra da Estrela, a 20ª Land Rover Rota Histórica não esquece o património e (re) visita importantes monumentos da região como por exemplo a Ponte de Sequeiros, um dos símbolos característicos da fronteira medieval portuguesa.


O programa inicia-se na 6ª feira dia 15 com o jantar de boas vindas no Hotel Vanguarda e uma etapa nocturna até Aldeia do Bispo para visitar o Museu.
A manhã de sábado é passada nos corta fogos da Serra da Estrela, enquanto à tarde são percorridos trilhos mais estreitos e sinuosos com a passagem a vau de alguns cursos de água, como o rio Côa.

No Domingo a etapa contempla uma pista de obstáculos naturais e um desfile pelo centro histórico da Guarda antes do almoço de encerramento.
As inscrições estão abertas e o preço de 395 euros inclui todo o programa de fim-de-semana para duas pessoas.


A 20ª Land Rover Rota Histórica conta com a colaboração da Land Rover Espanha e Portugal, Camel Active, Spal, Hotel Vanguarda, Luxos Time, Lusomotores, Dom Digital, TMG, Rádio Altitude, RFM, Todo o Terreno, Motor, Land Portugal, TSM, LocalVisão e o apoio do Governo Civil da Guarda e da Câmara Municipal da Guarda.



Sem comentários: