segunda-feira, 30 de novembro de 2009

24 Horas TT Vodafone -Vila de Fronteira



Vitória da equipa de Mário Andrade

Família Andrade dominou as 24 Horas

A equipa constituída por Mário e Alexandre Andrade, Stephane Barbry e Georges Lansac venceu a 12.ª edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, regressando aos triunfos depois dos sucessos conseguidos em 2004 e 2007, mantendo ainda o domínio dos pilotos franceses na prova alentejana, com vitórias nas últimas seis edições.


A superioridade do Moncé Clio V6 começou por se manifestar logo nos treinos e prolongou-se pela corrida, ganhando logo uma vantagem considerável a partir da quarta hora de prova e traduzida por algumas voltas de avanço sobre os seus mais directos perseguidores. Rodando praticamente sem problemas de ordem mecânica, o maior susto surgiu apenas já no final da prova, quando o carro teve um princípio de incêndio num dos últimos reabastecimentos, rapidamente debelado pela assistência e sem grandes consequências técnicas.

Na segunda posição terminaram os vencedores de 2008, os franceses Nicolas Gibon, Thierry Charbonnier, Patrick Martin e Yves Fromont, num Bowler Wildcat, que voltaram a primar pela sua extrema regularidade de andamento, tendo ascendido a esta posição no final da quarta hora e praticamente não mais a cederam até final.

____________________________________

Lino Carapeta
4ª PARTICIPAÇÃO CONSECUTIVA SEM DESISTIR

Colecção de azares afasta equipa o Team Tanqueluz dos primeiros lugares

Lino Carapeta terminou pela 4ª vez consecutiva mais uma edição das 24 Horas de Fronteira. Habituado a coleccionar bons resultados, o líder do Team Tanqueluz ficou desta feita longe dos objectivos pretendidos e das classificações anteriormente alcançadas na prova de resistência alentejana. Uma verdadeira colecção de azares obrigaram a equipa a efectuar diversas paragens na sua assistência, perdendo mais de três horas para a concorrência directa.


“Começámos logo da pior forma, quando a caixa de velocidades do carro partiu durante a primeira volta. Estivemos parados cerca de hora e meia, recomeçando a corrida do último lugar, com cerca de dez voltas de atraso. Apesar disso, efectuámos uma excelente recuperação, chegando mesmo a estar perto do 20º lugar, altura em que a caixa de transferências se partiu, o que nos obrigou a perder de novo demasiado tempo, voltando a ter de recuperar bastantes posições durante a noite. Mas decididamente, estas não eram as nossas 24 horas, porque mais uma colecção de problemas ditou novas descidas e subidas na classificação. Conseguimos terminar a prova muito longe dos nossos objectivos, mas o espírito de Fronteira acaba por nos dar sempre motivos para continuar. Para o ano haverá muitos outros desafios para enfrentar”, afirmou Lino Carapeta.

Problemas no cubo da roda traseira direita, semi-eixo traseiro partido, foram mais alguns dos problemas que afectaram a equipa ao longo da prova e que obrigaram a constantes recuperações na classificação geral.

Filipe Correia e o francês Jerome Desgranges foram os pilotos que dividiram a condução do QT Wildcat com Lino Carapeta. O Team Tanqueluz/Paredecar, pode queixar-se da sorte na edição de 2009 das 24 Horas TT Vodafone – Vila de Fronteira, depois de já ter conquistado outras posições de muito maior destaque. Apesar do 29º lugar final, a equipa promete regressar nas próximas edições da prova, estando também neste momento a preparar a época de 2010, que poderá passar por diversas participações a nível nacional e internacional.


Texto e fotos: Luís Costa

Sem comentários: