domingo, 22 de novembro de 2009

Igor Martinho é o Chefe Cozinheiro de 2009



Igor Martinho
é o grande vencedor
do ‘Chefe Cozinheiro do Ano’
de 2009

Chef no restaurante Quinta dos Frades em Lisboa, Igor Martinho conquistou o primeiro lugar e o título honorífico de melhor cozinheiro de Portugal. O primeiro classificado irá realizar um estágio de um mês num dos mais conceituados restaurantes do mundo - o Noma em Copenhaga, detentor de três estrelas Michelin -, um curso de higiene e segurança alimentar da JohnsonDiversey, entre muitos outros prémios;

A ocupar a segunda e terceira posição encontram-se António Amorim, Cozinheiro de 1ª no Restaurante Feitoria, no Hotel Altis Belém e Patrick Lefeuvre, Chef no Hotel Ritz Four Seasons em Lisboa. Ambos deram provas da sua mestria e profissionalismo ao longo de todo o concurso e, na fase decisiva, subiram ao pódio para recolher o segundo e terceiro prémio. Patrick Lefeuvre foi ainda galardoado com o Prémio Inovação Helmut Ziebell pela sobremesa confeccionada na prova final.

Os oito finalistas tinham a dura missão de convencer cinco júris de prova, cinco júris de avaliação técnica e, pela primeira vez na história do concurso, um especialista em matéria de higiene e segurança alimentar - o engenheiro Juan Barros da JohnsonDiversey.


20 de Novembro de 2009.- A maior e mais importante competição para profissionais de cozinha, encerrou ontem as suas portas com uma cerimónia de entrega de prémios apresentado pela actriz Anabela Teixeira, no Penha Longa Hotel & SPa, no qual foi revelado o nome do grande vencedor do concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Apesar da dificuldade na escolha de um único candidato para o primeiro lugar, o júri rendeu-se ao talento do jovem Igor Martinho - Chef no Restaurante Quinta dos Frades em Lisboa -, concedendo-lhe o título de Chefe Cozinheiro do Ano de 2009. António Amorim, Cozinheiro de 1ª no Restaurante Feitoria, no Hotel Altis Belém conquistou o segundo lugar e a ocupar a terceira posição Patrick Lefeuvre, Chef no Hotel Ritz Four Seasons em Lisboa. Patrick Lefeuvre foi ainda galardoado com o Prémio Inovação Helmut Ziebell, com a sobremesa confeccionada na final nacional.

Com a dificuldade acrescida de conhecer os ingredientes para elaboração do menu apenas uma hora e meia antes do início da prova, Igor Martinho conseguiu conjugar harmoniosamente os diferentes produtos e preparar um verdadeiro "manjar dos deuses": a entrada vegetariana era um estaladiço de requeijão com mel, manjericão e pinhões, doce de diospiro perfumado com iogurte e cebolinho; o prato de peixe, robalo crocante com compota de pêra e tomate, sobre miga de batata e creme de alho francês; o prato de carne, perdiz em duas maneiras com puré de castanhas, estufado de cogumelos e molho de vinho tinto e, para finalizar, pudim abade de priscos com crocante de amêndoa, creme de citrinos e redução de Porto doce.

Na qualidade de vencedor e para além do reconhecimento de melhor cozinheiro do ano, Igor Martinho irá realizar um estágio de um mês num dos mais prestigiados restaurantes do mundo - o Noma, de René Redzepi em Copenhaga, detentor de três estrelas Michelin -, um curso de formação em higiene e segurança alimentar oferecido pela JohnsonDiversey, entre muitos outros prémios.
Igor Martinho comenta que "esta vitória vai seguramente influenciar a minha carreira profissional e tenho boas expectativas futuras. O estágio em Copenhaga será também uma etapa importante e que me vai permitir aprender imenso e trazer para Portugal novas tendências, novas ideias e com base na minha experiência anterior, criar e inovar a comida e cozinha portuguesas."

Igor Martinho, António Amorim e Patrick Lefeuvre conquistaram o colectivo de júris, tanto na apreciação técnica como na prova de degustação dos pratos, mas o júri fez questão de salientar que todos os finalistas revelaram ser excelentes profissionais e exímios mestres da arte culinária. Gissur Gudmundsson, Presidente da WACS - World Association of Cooks Societies e júri de prova do CCA, dirigiu o seu discurso com palavras de elogio para todos os finalistas, salientando que "fomos duros como júris e a nossa missão era fazer-vos pensar que não valem nada. Na verdade, o nosso objectivo é preparar-vos para as dificuldades que encontrarão fora da cozinha em que decorreu esta prova mas, efectivamente, todos prepararam pratos maravilhosos".

Na edição deste ano, os oito finalistas tinham de realizar a prova sob a avaliação atenta dos júris de prova Helmut Ziebell, Albano Lourenço, Chefe Executivo na Quinta das Lágrimas, Vincent Farges, Chefe Executivo do Hotel Fortaleza do Guincho, Henrique Mouro, Consultor Gastronómico, Fausto Airoldi, Chefe Executivo do Evolução Gastronómica e Presidente da ACPP, Gissur Gudmundsson, Presidente da WACS - World Association of Cooks Societies e cinco júris de avaliação técnica, Leonel Pereira, Chefe Executivo no Sheraton Lisboa Hotel & Towers, Orlando Esteves, José Cordeiro, Chefe Executivo, Director F&b do Hotel Altis Belém e Manuel Gabriel, Monitor da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa - e, pela primeira vez na história do concurso, um especialista em matéria de higiene e segurança alimentar - o engenheiro Juan Barros da JohnsonDiversey.

A final nacional decorreu no dia 18 de Novembro nas instalações da ACPP, em Lisboa, na qual os concorrentes dispunham de uma hora e meia para pensar no menú que iriam confeccionar (após revelados os ingredientes surpresa) e cinco horas para preparar quatro pratos: uma entrada vegetariana, um prato de peixe, um prato de carne e uma sobremesa.

Para além dos vencedores acima mencionados, merecem destaque os restantes cinco finalistas do Chefe Cozinheiro do Ano de 2009:
Bruno Neves (Hotel Ritz Four Seasons), Gonçalo Costa (Restaurante Eleven), Marlene Vieira (Sub-Chefe do restaurante Hotel Campo Real, Pedro Sequeira (Restaurante Panorama) e Rui Fernandes (Hotel Grande Real Villa Itália).

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano é organizado pelas Edições do Gosto e pela INTER Magazine e tem como patrocinador institucional o Turismo de Portugal. Os patrocinadores oficiais do evento deste ano foram a JohnsonDiversey, Makro e Unilever Food Solutions.

Sem comentários: