quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Chefe Cozinheiro do Ano

Final nacional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano decide-se amanhã

Na recta final do maior evento organizado para profissionais de cozinha no nosso país, os oito candidatos apurados “preparam armas” para a prova decisiva que terá lugar dia 18 de Novembro nas instalações da ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal), em Lisboa;

Uma vez mais, os concorrentes serão avaliados pela sua mestria na confecção dos pratos, criatividade e cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar. A avaliação estará a cargo do Júri Técnico de Cozinha que este ano conta com a colaboração especial de um perito da JonhsonDiversey em matéria de higiene.

O nome do vencedor será revelado no dia 19 durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá no Penha Longa Hotel&Spa a partir das 20:00h.

vez mais perto do fim, os oito concorrentes que se destacaram nas eliminatórias regionais do concurso Chefe Cozinheiro do Ano irão disputar a final nacional no dia 18 de Novembro. A prova decorrerá na ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal e terá início às 9:00h da manhã. Os concorrentes terão cinco horas para preparar os pratos.

As três etapas regionais permitiram revelar o talento e mestria dos profissionais de cozinha portugueses, cuja criatividade e perícia culinária rendeu o colectivo de júris perante uma exibição de menus requintados. Entre os participantes, sobressaíram Igor Martinho, Chefe de cozinha no restaurante Quinta dos Frades, Marlene Vieira, Sub-Chefe do restaurante Hotel Westin Campo Real e Patrick Lefeuvre, Chefe de Cozinha do Hotel Ritz Four Seasons, os quais arrecadaram o primeiro prémio nas etapas regionais Sul e Ilhas, Norte e Centro e Lisboa, respectivamente.

Para além destes três nomes, António Amorim (Altis Belém Hotel & Spa), Bruno Neves (Hotel Ritz Four Seasons), Gonçalo Costa (Restaurante Eleven), Pedro Sequeira (Restaurante Panorama), Rui Fernandes (Hotel Grande Real Villa Itália) e, como suplentes, Diego Sacilotto (Restaurante IV) e Nuno Barros, (Restaurante 2780 Taberna), são os restantes concorrentes que estarão presentes na final nacional. Os finalistas foram seleccionados segundo a pontuação dada pelo júri durante as provas. A escolha deste ano foi particularmente difícil, o que levou o colectivo de júris a alterar o número de finalistas de seis – número previsto inicialmente - para oito.

Na comemoração da vigésima edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), não faltaram inovações e surpresas, entre as quais se destaca a inclusão de um especialista em matéria de higiene e segurança alimentar da JohnsonDiversey. Juan barros foi a personalidade convidada para integrar o júri consultivo do evento e complementar a avaliação do júri no que respeita às questões de higiene.

Outra das novidades do CCA deste ano diz respeito ao grau de dificuldade da última prova. Os finalistas receberão o cesto surpresa com os produtos que poderão utilizar na confecção do menu apenas no dia da prova e terão uma hora e meia para pensar nas iguarias que poderão preparar com esses ingredientes. O menu deve ser composto por uma entrada vegetariana, prato de peixe, prato de carne e sobremesa.

Após a avaliação do júri, será eleito o Chefe Cozinheiro do Ano que poderá realizar um estágio de um mês num dos mais prestigiados restaurantes do mundo - o Noma, de René Redzepi, em Copenhaga.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano de 2009 é organizado pelas Edições do Gosto e pela INTER Magazine e tem como patrocinador institucional o Turismo de Portugal. Os patrocinadores oficiais do evento deste ano são a JohnsonDiversey, Makro e Unilever Food Solutions.


Sobre a JohnsonDiversey

Destaca-se como uma das principais empresas multinacionais no fabrico e comercialização de produtos químicos de limpeza para o mercado profissional, assim como na venda de serviços relacionados com o sector. A empresa está presente em diversos sectores de actuação como: Hotelaria, Restauração, Retalho, Instituições Públicas & Educação, Saúde, Empresas de limpeza e Indústria alimentar. Para estes, oferece soluções integradas que incluem produtos, utensílios, equipamentos de limpeza, acções de formação e serviços de consultoria desenhados para cada um dos sectores adequando-se às necessidades das áreas de trabalho de cada um dos seus clientes.

Na Península Ibérica, a empresa dispõe de duas fábricas situadas em Sintra e Valdemoro (Madrid), que produzem anualmente cerca de 70.000 toneladas de produtos de limpeza. A nível mundial, a companhia conta com 13.000 trabalhadores e o seu valor de facturação supera os 3.000 milhões de dólares.

2 comentários:

Tiago Lopes disse...

bem mas que pagina interesssantissima parabens...

Tiago Lopes disse...

bem mas que pagina interesssantissima parabens...