terça-feira, 3 de novembro de 2009

PROGRAMA MAIS CENTRO



326 Milhões para aumentar a

competitividade empresarial



O Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro já aprovou mais de 700 candidaturas de micro e pequenas empresas. Os projectos aprovados correspondem a investimentos de 326 milhões de euros, dos quais 190 milhões correspondem a incentivos FEDER, aplicados na Região Centro, reveladores da aposta do Mais Centro no reforço da competitividade da Região.

Fazendo um balanço destes resultados, Alfredo Marques, Presidente da Comissão Directiva do Mais Centro, afirma que «numa economia globalizada e aberta ao exterior, é fundamental para a Região Centro reforçar a competitividade do seu tecido económico».

Destinados a promover a Competitividade, a Inovação e o Conhecimento, estes projectos, segundo o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Comissão Directiva do Mais Centro «vão contribuir para o aumento da produtividade, da flexibilidade e da presença activa das empresas nacionais no mercado global, pelo que têm também um impacto muito relevante ao nível da criação e manutenção de empregos».

Referindo-se ainda ao lugar ocupado hoje pela Região na distribuição dos fundos comunitários destinados às empresas, Alfredo Marques lembra que «a Região Centro ocupa o primeiro lugar a nível nacional no total de incentivos atribuídos no âmbito do QREN, assim como no investimento apoiado, englobando o Mais Centro, que apoia micro, pequenas e médias empresas, e o Compete que apoia as médias e grandes empresas. É fundamental sabermos aproveitar esta oportunidade»

NOTA:

O Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro
- é um instrumento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), assinado pela Comissão Europeia e pelo Governo português em Outubro de 2007, que tem como finalidade promover a coesão e a competitividade na Região Centro entre 2007 e 2013. O Mais Centro dispõe de uma dotação FEDER de 1,7 mil milhões de euros, a que se associa uma comparticipação nacional de cerca de 1,2 mil milhões de euros, perfazendo um total de 2,9 mil milhões de euros de investimento directo na Região Centro

Sem comentários: