sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AIRV desenvolve Programa QI - PME

A AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu foi uma das entidades seleccionadas para desenvolver o Programa de formação-acção QI – PME Centro, lançado pelo CEC – Conselho Empresarial do Centro.

O Programa visa: - A melhoria dos processos das micro, pequenas e médias empresas e o reforço das competências dos seus quadros; - A promoção da formação orientada para o apoio ao desenvolvimento organizacional; - A promoção do desenvolvimento processos das micro, pequenas e médias empresas, através do desenvolvimento de acções que promovam a optimização das metodologias e processos de modernização e inovação ao nível da gestão.


A metodologia do QI – PME Centro combina momentos de intervenção-acção na empresa, com o desenvolvimento de um Diagnóstico Organizacional, obtido através de um instrumento de benchmarking e de um balanço de competências organizacional e da implementação de um Plano de Acção, com sessões de formação temáticas articuladas para os momentos de consultoria, dirigida a empresários, gestores ou quadros e, paralelamente, com acções de formação, inter e intra, para os colaboradores das empresas participantes.


O Programa compreende 170 horas de consultoria distribuídas da seguinte forma: - 70 horas para a elaboração do Diagnóstico Organizacional e Elaboração do Plano de Acção; - 80 horas para a implementação do Plano de Acção e execução dos Planos de Formação e Consultoria; - 20 horas para a avaliação e redefinição dos Planos de Acção.


Adicionalmente integra uma componente de formação que inclui: - 28 horas de seminários (imersão, diagnóstico e encerramento); - 48 horas de seminários temáticos (Gestão Estratégica, Gestão da Inovação, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos); - 50 horas de formação dirigida a colaboradores das empresas participantes. Estas acções de formação poderão conduzir a processos de reconhecimento e validação de competências junto dos Centros de Novas Oportunidades.


A participação no Programa QI – PME Centro é totalmente gratuita e decorrerá durante o ano de 2009, estando a AIRV a nesta altura a seleccionar 25 empresas.

Sem comentários: