segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Onda de assaltos assola o distrito

Ladrões não poupam nem os presentes
por: AMADEU ARAÚJO in "DN"


Mais de 12 mil euros em dinheiro e valores roubados, equipamentos sociais destruídos e vários furtos são o resultado de uma onda de assaltos que varreu o distrito de Viseu. Numa das associações visitadas pelos ladrões nem as prendas de Natal de idosos e crianças escaparam.
Os funcionários da Associação Social de Vila Chã de Sá, em Viseu, foram surpreendidos ontem de manhã na instituição,onde há um lar de idosos e uma creche. "Estava tudo virado do avesso e destruído. Da secretaria roubaram dinheiro e valores que estavam no cofre", contou ao DN José Ernesto, presidente da Junta de Vila Chã de Sá e da assembleia da associação. O autarca apontou prejuízos "que ultrapassam os sete mil euros, entre roubos e destruição. Nem as prendas de Natal escaparam".Um dia antes, na madrugada de domingo, os ladrões visitaram as instalações da Associação Cultural de Tondela (ACERT).
Fonte da GNR disse que "roubaram cerca de quatro mil euros do cofre, cheques e um cartão multibanco". O DN tentou ouvir a ACERT, mas Miguel Torres, um dos dirigentes, não quis falar, invocando a investigação em curso. Mas ao que o DN apurou, é "convicção dos investigadores que alguém da instituição terá ajudado os ladrões".
Já em Tabuaço desconhecidos introduziram-se num armazém agrícola de onde furtaram uma tonelada de azeitonas, que estava pronta para ir para o lagar e várias cubas em inox.
A GNR contabilizou ainda assaltos a três cafés, em Viseu e Mangualde, e a duas habitações. Fonte da GNR rejeita tratar-se de "uma onda de assaltos". "Aos fins-de-semana há menos pessoas nas localidades e os ladrões aproveitam. São situações pontuais e não fruto de uma actividade concentrada", concluiu fonte oficial da corporação.

Sem comentários: