quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

iniciativa Fundação INATEL

“Trenó” gigante vai desfilar na Praça das NaçõesConcerto de 10 filarmónicas vestidas de renas e Pais Natal
10 Bandas de música vão desfilar, em termos inéditos, na Praça das Nações (Alameda dos Oceanos) em Lisboa, na sexta feira, dia 20 de Dezembro, a partir das 16H00, interpretando temas de Natal, num espectáculo promovido pela Fundação INATEL e oferecido á população de Lisboa.
Os músicos desfilarão vestidos de renas e de Pais Natal, de modo que a coreografia do espectáculo ganhe a imagem de um trenó gigante, concretizando assim o imaginário infantil desta época festiva.
O desfile decorre por naipes dos instrumentos musicais de todas as bandas envolvidas., Assim, por exemplo, haverá um naipe de flautas com 30 músicos oriundos das dez bandas, seguindo-se um de clarinetes, com 89 músicos, outro de saxofones, com 33 músicos, e por aí adiante, com os naipes de oboé, trompetes, trompa, tubas, bombardinos e percussão.
No total serão 346 músicos a desfilar distribuídos por 16 naipes.
As filarmónicas são oriundas dos distritos de Lisboa, Santarém, Évora e Setúbal O trenó é “conduzido” pelo maestro Henrique Piloto, que seguirá, na frente, vestido de Pai Natal. Durante o desfile, ouvir-se-ão os sons da conhecida canção de Natal “We Wish You a Merry Christmas.
Após o desfile, os naipes ficam concentrados na Praça do Homem Só, sem se desfazer a coreografia, ou seja mantendo a imagem de um trenó gigante, e interpretarão as seguintes canções de Natal: Hark the Angels; Adeste Fideles , Christmas Medley Joy to the world e Angels from the realms of glory.
O espectáculo denomina-se “Sons de Natal” e insere-se no projecto “Novas formas de intervenção na área Musical” do Departamento de Cultura da Fundação Inatel.

Sem comentários: