terça-feira, 2 de dezembro de 2008

em cabanas de viriato

Associação Humanitária
dos Bombeiros Voluntários
promove o Dia Distrital
do Bombeiro




A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu confiou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato a gratificante tarefa de organizar o III Encontro do Dia Distrital do Bombeiro. Levado a efeito no dia 30 de Novembro, ao início da tarde, reuniu bombeiros de 25 das 33 corporações do distrito de Viseu, tendo as ausências das restantes corporações sido motivadas pelo forte nevão que assolou os distritos do Centro e Norte do país.
Uma formatura de bombeiros, lado a lado com a Banda Filarmónica de Cabanas de Viriato, fez a recepção às entidades oficiais.
Após esse cerimonial e a saudação musical da Banda, deu-se início à sessão solene, com lugar no salão de festas da Associação anfitriã. Na mesa de honra, presidida pelo governador civil de Viseu, Acácio Pinto, tomaram também assento Atílio Nunes, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, José Codeço, 2.º comandante operacional nacional, representante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Paulo Hortênsio, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rebelo Marinho, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, César Fonseca, comandante distrital de Operações de Socorro de Viseu, José Pereira Dias, presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, e Fernando Campos, comandante da corporação desta Associação.
Entre a assistência, que encheu o salão, encontravam-se dirigentes e comandantes das diversas corporações do distrito, além de outras individualidades, destacando-se a presença de Fernando Colaço, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão.
Coube a José Pereira Dias abrir os discursos de circunstância, no qual elogiou o trabalho da Direcção e do Comando da Associação de Cabanas de Viriato com vista à aprovação do projecto de construção do novo quartel e agradeceu o apoio dado pelo Governo Civil e pela Câmara Municipal. A esta, agradeceu também o compromisso de assumir a diferença não comparticipada pelo Estado na construção do quartel, assim como o custeamento da despesa que a Associação teve com a organização deste Encontro.
Antes do orador seguinte, Miguel Ângelo, 2.º comandante da corporação de Nelas, subiu à tribuna para apresentar, em representação do grupo SHARK, o modelo de capacete que este fabricante ali tinha para oferecer a cada corporação do distrito, para utilização em acções de formação.
Retomados os discursos por Rebelo Marinho, o presidente da Federação pediu um minuto de silêncio em memória de todos os bombeiros falecidos, fazendo referência especial ao recente falecimento do vice-presidente da Federação.
Congratulou-se com a causa ganha em tribunal pelos Bombeiros de Vouzela respeitante ao pagamento de horas extraordinárias exigido por uma ex-quarteleira, e também com o facto de Viseu ser o distrito com mais equipas de intervenção. Entre outras considerações, incluindo reconhecimento do estímulo e do apego aos Bombeiros por parte do Governador Civil, agradeceu à SHARK a oferta dos capacetes. Enalteceu as qualidades do comandante dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, Armando Lopes, que a Federação decidiu ali homenagear.
Seguidamente, João Soares, presidente da Mesa do Plenário da Federação de Bombeiros, fez saber que a Comissão Honorífica da Federação, sob proposta da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, decidiu atribuir o troféu Grau de Ouro ao comandante Armando Lopes, apontando os seus 34 anos ao serviço dos Bombeiros como um exemplo a seguir. Fez depois uma apologia do percurso deste comandante, enquanto era visualizado um documentário com imagens respeitantes à actividade do mesmo ao serviço da sua corporação. Convidado a fazê-lo, o Governador Civil procedeu, logo a seguir, à entrega do troféu, acompanhado pelas restantes individualidades da mesa de honra.
Prosseguindo os discursos, Paulo Hortênsio, em nome da Liga dos Bombeiros, prestou homenagem aos sócios anónimos, órgãos sociais, comandos e corpos de bombeiros pela entrega voluntária ao serviço da causa dos Bombeiros de Portugal, dando como exemplo os serviços prestados pelo comandante Armando Lopes.
Orador seguinte, José Codeço, após agradecer o convite em nome da Autoridade Nacional de Protecção Civil, considerou a cerimónia como o momento próprio para enaltecer o trabalho dos bombeiros ao serviço da comunidade, referenciando-os como a força determinante da protecção civil e de socorro das comunidades. "Portugal tem orgulho nos seus Bombeiros", afirmou, depois de realçar a eficácia dos serviços que prestam. Mencionando que o desafio para o futuro é grande, deixou o repto para que os Bombeiros continuem a ser a espinha dorsal do socorro e votos de que o futuro dos mesmos seja promissor ao serviço da comunidade e do país.
Chegada a vez do presidente da Câmara Municipal, Atílio Nunes agradeceu a realização deste Encontro no seu concelho e homenageou “aqueles que deixam a família para socorrer os outros e nada recebem em troca”. Confirmou que a Câmara assumiu 30% dos encargos da construção do novo quartel dos Bombeiros de Cabanas de Viriato e pediu ao Governador Civil para que lance o desafio ao Governo no sentido de cumprir com os 70% dos encargos que lhe competem. Foi com parabéns à “grande família dos bombeiros” que terminou o seu discurso.
Antes do Governador Civil encerrar os discursos, foi permitida uma quebra no protocolo para Filipe Lopes, filho de Armando Lopes, e sua namorada, Márcia Sofia, lerem duas mensagens. Uma, lida primeiro por esta jovem, em nome de Armando Lopes e sua família, foi de agradecimento pela homenagem. A outra, foi uma emocionante mensagem de Filipe Lopes dirigida a seu pai (presente em estado de saúde bastante debilitado), que fez com que lágrimas e soluços de comoção se desprendessem de muitos dos homens e mulheres presentes.
Aquilo que vale a pena nas sociedades globais é o exemplo desta distinção“, afirmou o Governador Civil, ao iniciar o seu discurso, acrescentando: "É prova de que esta nobre causa vale a pena, e mais que aquele materialismo que não nos leva longe está esta sensibilidade de entrega ao próximo, associada à nobre causa dos bombeiros, que é fazer bem sem olhar a quem". Exprimindo prazer e honra por estar em proximidade com os bombeiros para que possam exercer a sua missão com melhores condições que há uns anos atrás, salientou a ajuda do Governo aos bombeiros e o papel do Governo Civil na canalização de algumas verbas para ajuda aos mesmos, como no caso das Ceias de Natal e de “outras questões concretas”. Saudou na pessoa do presidente da Câmara de Carregal do Sal todos os autarcas do distrito, “por ter dado testemunho que vai financiar 30% da construção do novo quartel dos Bombeiros de Cabanas de Viriato, porque o QREN só dá 70%”. Observou então: “Nunca a Protecção Civil pôde candidatar-se ao QREN, mas agora pode fazê-lo para quartéis de raiz ou para reestruturação dos existentes“.
Fez saber que também há concurso para 95 viaturas, a título especial, para o país, e que 5 destinam-se ao distrito de Viseu, sendo uma para Cabanas de Viriato.Como reconhecimento de que a Protecção Civil muito deve aos bombeiros, Acácio Pinto fez oferta, por parte do Governo Civil, de um capacete em estanho ao presidente da Federação de Bombeiros do Distrito. “Esperamos todos que continue com a mesma dedicação à causa dos bombeiros portugueses“, sublinhou.
A cerimónia foi finalizada com a distribuição de lembranças a cada corporação do distrito, oferecidas pelo Governo Civil (rádio de banda alta), pela empresa SHARK (capacete) e pela Câmara Municipal (livros e desdobráveis respeitantes a património do concelho).
O programa do Encontro foi completado com um desfile apeado e motorizado, composto por cerca de duas centenas e meia de bombeiros apeados e mais de meia centena de viaturas, levando às ruas centrais da vila um aparato invulgar, tanto pelo número de viaturas e bombeiros envolvidos como pela visibilidade dos estandartes em grupo e pelo acompanhamento de duas fanfarras.
É um regozijo para qualquer comandante“, assim se pronunciou o comandante Fernando Campos ao «Farol da Nossa Terra», ao ser questionado acerca da organização do evento ter sido confiada aos Bombeiros de Cabanas de Viriato.














Texto e Fotografia: Lino Dias (http://www.faroldanossaterra.com/?p=1815)

Sem comentários: