terça-feira, 30 de dezembro de 2008

gripe


Centros de saúde de Coimbra, Leiria, Viseu e Aveiro
abertos no feriado e fim-de-semana

Os centros de saúde das cidades de Coimbra, Leiria, Viseu e Aveiro vão estar abertos no feriado da próxima quinta-feira, dia 1 de Janeiro, e no próximo fim-de-semana, para controlar a situação resultante do surto de gripe. O anúncio foi feito, em comunicado, pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC, IP).

Em comunicado, a ARSC, IP explicou que, no concelho de Coimbra, todos os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiar (USF) vão estar abertos na próxima quinta-feira, sábado e domingo das 09:00 às 15:00.

Nas mesmas datas, a USF Condeixa (em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra) terá atendimento complementar das 08:00 às 14:00.

Por seu turno, no mesmo período, os utentes em Leiria terão os centros de saúde Arnaldo Sampaio e Gorjão Henriques abertos entre as 09:00 e as 20:00, enquanto o centro de saúde de Pombal vai prolongar o seu horário de atendimento das 18:30 até às 20:00.

A ARSC, IP informa ainda que o centro de saúde Viseu 1 vai estar aberto nos dias 1 e 4 de Janeiro das 09:00 às 17:00, funcionando também as USF a ele adscritas.

De acordo com a mesma nota, na cidade de Aveiro, o centro de saúde encontra-se aberto todos os dias, das 08:00 às 20:00.

A abertura dos centros de saúde e USF no período mencionado resulta de uma deliberação do conselho directivo da ARSC para dar resposta à epidemia de gripe na região Centro.

Além destas alterações, mantêm-se os horários normais de funcionamento dos centros de saúde da região.

«Estas medidas tomadas pela ARSC, IP estão em consonância com os procedimentos já assumidos internamente pelas administrações dos hospitais da região Centro, no controle da situação resultante do aumento da procura dos serviços de urgência provocado pelo surto da gripe», adianta o documento.

Segundo dados provisórios relativos à região Centro, e embora ainda não seja possível isolar os casos relativos à gripe, entre os dias 22 e 28 de Dezembro registaram-se 24.993 episódios de procura em urgências hospitalares e 36.407 em centros de saúde.

Dezanove dos 22 centros de saúde do distrito de Coimbra realizaram, de 26 a 28 de Dezembro, 3.585 consultas, de acordo com dados da ARSC, IP.

O conselho directivo da ARSC já determinara a abertura dos centros de saúde da cidade de Coimbra na véspera de Natal e no fim-de-semana passado entre as 08:00 e as 14:00, para evitar a sobrecarga dos serviços de urgência hospitalares com o aumento da afluência devido à gripe.

No comunicado divulgado esta terça-feira, a ARSC, IP recomenda às pessoas que, caso precisem de orientação em matéria de saúde, a ligarem para a linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24.
Fonte: TSF

Sem comentários: