quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

E o Vinho (é) Dão?!

QUINTA MENDES PEREIRA, a arte do vinho pelas mãos de uma mulher


Raquel Mendes Pereira, filha de pai português, mas nascida em S. Paulo, Brasil, trás no coração as raízes portuguesas, as mesmas que fizeram com que agarrasse o legado do seu pai: a Quinta Mendes Pereira e nela se tornasse uma Produtora por excelência do Vinho do Dão.

A Quinta Mendes Pereira, também conhecida como Quinta da Sobreira, situa-se junto a Oliveira do Conde, em plena região do Dão, a dois quilómetros do Rio Mondego e a seis quilómetros do Rio Dão... exactamente no coração da Lusitânia.

Toda a cultura de videiras está plantada em suaves encostas, com ligeira inclinação a sul (sol predominante), num solo profundo de 20 metros até 30 metros, em boa mistura de terra arenosa com argila, seco à superfície como mandam as regras da boa vinha, e riquíssimo em água na transição para o subsolo.

A quinta possui um lago com um hectare de extensão, que assegura continuamente a riqueza de água do solo de profundidade.

Após 1996, e ao longo de sete anos, as videiras foram parcialmente renovadas de forma a garantir a homogeneidade da produção e de acordo com as castas tintas seleccionadas TOURIGA NACIONAL, TINTA RORIZ e ALFROCHEIRO e a branca ENCRUZADO.

Em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008, a produção de Vinho Tinto seleccionada da Quinta Mendes Pereira dos respectivos anos anteriores foi distinguida com seis MEDALHAS DE PRATA no concurso “Os Melhores Vinhos Tintos no Produtor” organizado pela Comissão Vitivinícola da Região do Dão, tornando-se desde logo uma forte referência entre os vinhos de Quinta artesanais produzidos nesta região demarcada.

A Quinta Mendes Pereira orgulha-se em proporcionar aos verdadeiros apreciadores vinhos tinto que apresentam acentuados aromas a frutos vermelhos maduros e uma coloração rubi intensa.

Na boca apresentam uma estrutura corpórea de intensos taninos redondos e prolongados. Os brancos e os rosés são notavelmente frescos e frutados, demonstrando um exemplar equilíbrio da acidez.

A rolha apresenta a identificação da marca e é feita de finíssima cortiça para garantir um período sem degradação tão extenso quanto o consumidor do vinho desejar guardar e "envelhecer" esta colheita preciosa. (rolha de qualidade Superior, calibre 45x26).

Os vinhos Quinta Mendes Pereira Tinto apresentam-se numa garrafa tipo “Borgonha”, mantendo a tradição da região demarcada do Dão, com uma coloração verde escura acastanhada, de forma a manter todas a características do vinho existentes no momento do engarrafamento. O gargalo é alto, exagerando a elegância da forma da garrafa e facilitando o servir do vinho a partir da própria garrafa. (modelo Borgonha classe 75 Antique).


OS PRÉMIOS:

Quinta Mendes Pereira 2003 Tinto - Medalha de Prata (últimas caixas)
Quinta Mendes Pereira 2003 Tinto Garrafeira - Medalha de Prata

Alucci Alucci - 2003 Tinto Medalha de Prata - Apenas para o mercado Brasileiro (reservado)

Quinta Mendes Pereira 2004 Tinto - Selecção Especial

Quinta Mendes Pereira 2004 Tinto Garrafeira - Medalha de Prata

Quinta Mendes Pereira 2005 Tinto Reserva Touriga Nacional - Medalha de Prata

Quinta Mendes Pereira 2005 Branco - Selecção Especial

Quinta Mendes Pereira 2007 Branco - Selecção Especial

Quinta Mendes Pereira 2007 Rosé Touriga Nacional - Selecção Especial

Sem comentários: