segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Caçador morre após cair sobre a arma

por: TERESA CARDOSO in "JN"

Um homem, de 49 anos, integrado num grupo de 20 caçadores, escorregou ontem de um penedo, em Almofala, Castro Daire, e caiu sobre a própria arma que disparou e o atingiu no rosto e cabeça. Sofreu morte imediata.

O acidente ocorreu às primeiras horas da manhã, pouco tempo depois de o grupo de caçadores, proveniente de Cinfães e Resende, se ter embrenhado nas matas da Zona de Caça Municipal (ZCM) de Almofala, nos arredores de Castro Daire.

"Quando fui chamado ao local, contaram-me que o caçador estaria a tentar saltar de um penedo para outro, para melhor visionar os cães e as suas presas, com a arma pousada no chão. Sem se saber como, escorregou e caiu sobre ela", relata Joaquim de Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Almofala.

Pressionada na queda, a arma fez dois disparos que atingiram Manuel Vieira Cardoso Santos, de 49 anos, natural da freguesia e concelho de Cinfães, na cabeça. "Foi uma coisa horrível de ver. O pobre caçador nem terá sentido nada, pois morreu logo. Os chumbos dos cartuchos atingiram-no em cheio", relata o autarca.

O alerta acabou com a caçada e juntou as duas dezenas de caçadores Joaquim Carvalho recordou, ao Jornal de Notícias, que o grupo tinha levantado as licenças na Junta de Freguesia de Almofala por volta das 7.30 horas.

"É sempre assim. Quem anda nesta vida já sabe como isto funciona e telefona de véspera a perguntar a que horas pode levantar e pagar as licenças. Combinei para aquela hora, e cá estavam todos", informou o autarca.

Já no terreno, os caçadores distribuem-se pela zona, ficando quase sempre afastados uns dos outros, no mínimo 50 a 100 metros, embora contactáveis.

"Quando cheguei à estrada principal, perto do local do acidente, que ocorreu na fronteira entre a minha freguesia e a vizinha de Vila Cova à Coelheira, já no concelho de Vila Nova de Paiva, encontrei o irmão da vítima e um amigo. Estavam naturalmente desolados", descreve Joaquim Carvalho.

O corpo foi removido, cerca das 15 horas, para o Instituto de Medicina Legal de Viseu, após a chegada ao local das autoridades de Saúde e da Polícia Judiciária.

Sem comentários: