segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

dinheiro falso

Dinheiro tem sido entregue pelas vítimas à polícia
por:AMADEU ARAÚJO in "DN"


Várias notas falsas de 5, 10 e 20 euros têm estado a ser detectadas na cidade de Viseu. O dinheiro tem sido entregue pelas vítimas na PSP, que registou as queixas e já terá comunicado à Polícia Judiciária. Na cidade já há vários comerciantes lesados.
Ao que apurou o DN junto de fonte policial, "o primeiro caso comunicado envolveu uma série de notas de 5 e 10 euros que foram usadas no início da semana para pagamento de várias contas num dos bares mais conhecidos da cidade". Posteriormente "foi detectada uma nota de 20 euros que tinha sido usada para fazer um pagamento na Rua Direita e mais recentemente um outro comerciante também nos entregou uma nota dessas que têm pequenas imperfeições, mas como são de baixo valor as pessoas aceitam-nas mais facilmente ou nem reparam que são falsas", precisou a fonte. As notas mais baixas - de 5, 10 e 20 euros - dispõem de uma banda dourada no verso da nota. Nesta banda estão os algarismos relativos ao valor e o símbolo €.
Porém "mesmo os bancos só numa segunda verificação, já depois de o dinheiro ter entrado em caixa, é que se apercebem da falsificação da nota", adiantou a fonte. Segundo este relato "por norma estas notas de baixo valor são vendidas a 25% do seu valor facial. Como há quem compre, há quem as venda embora a grande vantagem seja trocá-las por dinheiro verdadeiro ", concluiu.
O DN tentou, sem sucesso, ouvir Vítor Rodrigues, comandante da PSP de Viseu. No distrito e de forma pontual têm aparecido relatos de pagamentos com notas falsas. O caso mais grave aconteceu em 2006 quando a GNR apreendeu a um indivíduo quinze notas falsas de 20 euros. Este ano em Castro Daire surgiram queixas, também na GNR, contra dois homens que pagaram várias despesas em cafés com notas falsas de 20 e 10 euros. Queixas que se repetiram em Viseu e Vila Nova de Paiva.

Sem comentários: