sábado, 6 de dezembro de 2008

FESTA DA SOPA - VI FESTIVAL DO CALDO EDIÇÃO 2008

Sopinha para toda a gente

Foi no pavilhão do Inatel em Viseu que alguns milhares de pessoas puderam degustar as cerca de 60 sopas servidas por vários restaurantes do Distrito de Viseu, distribuídos ao longo do pavilhão por cerca de 40 "barraquinhas".

Este evento, que já vai na sua sexta edição, é o resultado de uma parceria entre a Delegação de Viseu da Fundação do INATEL e a Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” .

Foi feita uma edição alusiva ao evento com uma tiragem de 4.000 exemplares, contendo todas as

Cinco euros por pessoa foi o preço estabelecido para permitir o acesso dos visitantes ao pavilhão, que inclui o kit de presença: uma tigela, uma caneca e o livro alusivo ao evento, contendo todas as receitas das sopas presentes.

Heitor Teixeira e um elemento da Confraria

José Ernesto, Almoxarife da Confraria Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco" questionado sobre o evento adiantou que "este evento tem vindo, ano após ano, a ultrapassar as expectativas e, uma vez mais, não podíamos ficar impassíveis às inúmeras solicitações que nos têm chegado para a sua repetição. E assim aconteceu de novo! Orgulha-nos saber que o nosso povo demonstra interesse pelo nosso riquíssimo património gastronómico, e este certame, totalmente dedicado à sopa, é prova disso. A nossa Confraria continua a desenvolver um árduo trabalho na divulgação dos nossos Saberes e Sabores."

Aires Leal e José Ernesto

Foi vísivel que o número de visitantes em relação ao ano transacto diminui. Aires Leal, elemento da Confraria, lamenta o facto, atribuindo culpas à conjuntura económica "estamos a atravessar um mau período financeiro, e as famílias recentem-se. É , pois, natural que as pessoas façam alguns "cortes orçamentais", porque repare-se, neste caso, a entrada são cinco euros, logo uma família que seja composta por 4 elementos vai precisar de 20 euros para estar aqui. É um valor que nesta altura tem algum pesso económico familiar".


Mas, ainda assim, foram muitos os que se deslocaram ao pavilhão, sozinhos ou acompanhados, com o objectivo de provar as sopas, acompanhadas de maçã e pêra como sobremesa, e desfrutar de um momento de convívio.


O certame ainda contou com a actuação musical da Confraria



AS SOPAS

De entre as cerca de 60 sopas servidas no evento, elegemos uma, que pela sua excelente qualidade e sabor (e confeccionada com produtos 100% caseiros) nos mereceu destaque: A Sopa de Outono à Pinheirão, do Restaurante Pinheirão.
Aqui fica a sua receita, contudo não garantimos que fique tão boa como a que provamos, pois o segredo do sabor também está nas mãos e no coração de quem a faz!


Ingredientes:
Batatas, cebola, nabo, cenoura, feijão-frade, nabiça, sal e azeite q.b.
Preparação:
Cozer muito bem os legumes em água e sal e reduzir a puré com a varinha.
Adicionar as nabiças e deixar cozer em lume brando
Temperar com azeite e servir bem quente

Sem comentários: