terça-feira, 10 de março de 2009

Centro de Artes e Espectáculos na avenida da Europa

A Câmara Municipal de Viseu aprovou por maioria, a entrega ao arquitecto portuense Filipe Oliveira Dias do projecto de concepção do Centro de Artes e Espectáculos.

Por: Teresa Cardoso in"JN"

Orçado em 12 milhões de euros - montante que não inclui o terreno que pertence ao município - o equipamento será implantado numa parcela de seis mil m2 entre o Tribunal Judicial e a Portugal Telecom, incluindo o espaço do antigo armazém da CP.

O projecto deverá ficar pronto até Setembro, altura prevista para o lançamento da obra no terreno. O CAE estará a funcionar dois anos depois. Durante a fase de elaboração, o documento será sujeito à apreciação de todos os agentes culturais do concelho.

"Primeiro será o esboço, a seguir o anteprojecto. Queremos que a obra final seja o resultado de um consenso alargado", avisa Fernando Ruas, presidente da CMV.

Nas próximas semanas, serão igualmente lançadas as bases para a constituição da equipa que irá trabalhar no futuro CAE. "Ao mesmo tempo que a obra avança, os elementos que nele irão trabalhar começarão a obter a formação adequada. Tudo para que quando concluído, o equipamento possa abrir imediatamente sem quaisquer problemas", explica Ruas.

O autarca não avança, para já, a fórmula de gestão do CAE: se assentará numa empresa municipal, na própria câmara ou numa entidades externa.

O CAE será concebido para receber grandes espectáculos, ficando o Viriato para outros de menor dimensão e o pavilhão multiusos para eventos desportivos e outros.

O novo equipamento terá condições para espectáculos de ar livre. Será igualmente dotado de estacionamentos de utilidade múltipla.

Sem comentários: