quinta-feira, 5 de março de 2009

SAÚDE - Internos de todo o país juntam-se em Coimbra




debate científico inovador



Centro Hospitalar de Coimbra convoca médicos de todas as especialidades para mostrarem e partilharem experiências clínicas e científicas


É o encontro do género mais antigo em Portugal e este ano lança novamente o repto a médicos internos e especialistas de todo o país: a 13ª Semana do Interno do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) quer levar a comunicação no seio da comunidade médica a um novo nível. O encontro, que decorre entre 23 e 28 de Março, desafia os profissionais a participarem em cursos e apresentações de trabalhos de áreas importantes no presente e no futuro da medicina portuguesa.


A iniciativa, que abrange todas as especialidades, é também uma oportunidade para internos de ramos da Medicina com menor visibilidade poderem expor os seus trabalhos. "Há especialidades que conseguem efectivamente muita projecção, quer ao nível da comunidade médica, quer na própria sociedade, mas há outras especialidades, menos conhecidas, que importa apresentar. E a Semana do Interno oferece essa possibilidade", explica a directora do Internato Médico do CHC, Maria João Neto.


Criada em 1993, a Semana do Interno do CHC surgiu com o objectivo de dar a palavra aos médicos internos de todas as especialidades e de todos os pontos do país, de promover a comunicação entre os profissionais e abrir novos horizontes na Medicina em Portugal.


"É difícil estimar o número de participantes esperados na Semana do Interno, mas esperamos centenas ao longo dos dias", refere o director científico da biblioteca do Hospital Geral do CHC, Luís Trindade.


A 13ª Semana do Interno do CHC integra ainda um leque de cursos destinados aos futuros especialistas. No dia 23 de Março (segunda-feira), terá lugar o I Curso Radiológico, ministrado pelo Serviço de Imagiologia do CHC. No dia seguinte, o Serviço de Cirurgia do mesmo Centro Hospitalar, com o apoio da Johnson & Johnson, oferece a possibilidade de os inscritos adquirirem formação teórico-prática sobre suturas. Na quarta-feira, dia 25, é a vez de Luísa Ribeiro, investigadora da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, ministrar um curso de iniciação à investigação clínica e, no dia 26, o Serviço de Cardiologia do CHC orienta a formação em electrocardiografia clínica. Sexta-feira e sábado, a terapêutica da dor dá o mote a um curso promovido pela Fundação Grünenthal.


A Semana do Interno "não é uma sucessão de palestras, mas sim uma oportunidade para frequentarmos acções de formação e fazermos novos contactos que poderão constituir uma mais-valia para o futuro", sublinha o médico interno Filipe Palavra, da comissão executiva da iniciativa.


A frequência dos cursos não requer qualquer pagamento extra, relativamente à inscrição na Semana do Interno.


Os resumos dos trabalhos a apresentar poderão ser entregues até ao dia 7 de Março (sábado). Para se inscreverem na iniciativa ou para obterem informações adicionais, os interessados poderão consultar o site da 13ª Semana do Interno do CHC, em http://www.semanadointerno.com/. O custo de participação é de 15 euros (até 23 de Março) ou 20 euros por pessoa (após 23 de Março).


Sem comentários: